SAVEIRO

Feita para a aventura e trabalho


Nova Saveiro 2014 apresenta novo design e itens de segurança que devem conquistar o público tanto do campo como o urbano.

A picape compacta da Volkswagen está de cara nova. A apresentação da Nova Saveiro, modelo 2014, foi de tirar o fôlego na Praia do Forte, na Bahia, em abril deste ano. Lasers e projetores transformaram um cenário histórico, um antigo casarão a beira mar, na tela onde se traçaria as marcas desse mais novo lançamento da montadora alemã, instalada no Brasil.

Até um helicóptero participou da cena, trazendo a picape presa a cabos de aço. Mais adiante, a imprensa especializada pôde conferir os detalhes do veículo e fazer um teste de direção por paisagens fora de estrada, urbana e finalizando numa bela praia.

Os destaques do veículo vão para o novo design, que passa a estar alinhado com a linguagem global de estilo da marca, a nova oferta de opcionais que deve facilitar escolha do comprador, e a arquitetura eletrônica mais moderna, que garantirá a viabilidade de sistemas de segurança e tecnologias inéditas na categoria. “Para o trabalho, na verdade, o carro continua com a mesma capacidade de carga, que gira em torno de 700 quilos”, diz Carlos Leite, gerente de Produto e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, “além de continuar também com a mesma robustez em termos de suspenção. O que estamos fazendo é uma mudança visual que, para o trabalho do produtor rural acaba não impactando nada. No entanto, dependendo do pacote escolhido, ele vai dispor agora de um carro mais confortável, com certeza, porque desde série se tem o vidro de acionamento elétrico e travas elétricas. Outro atrativo é que se pode colocar uma direção hidráulica ou mesmo direção hidráulica com air bag – isso ajuda a melhora o trabalho e garante mais segurança. Muitas pessoas que usam o carro para o trabalho compram o pacote da direção hidráulica, por isso que pusemos a direção hidráulica sozinha, como opcional, para ficar mais barata de ser mais acessível”.


Por fora e dentro da picape

Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para o veículo, com uma “musculatura” adicional nas extremidades, reforçando a imagem de robustez. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos, detalhes exclusivos do utilitário.

Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.

O carro é oferecido nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida. Tanto na versão de cabine simples como na estendida, a carroceria foi desenvolvida para proporcionar ao motorista e ao passageiro excelente nível de conforto. Além da grande disponibilidade de espaço, boa posição ao dirigir e ergonomia, a facilidade de acesso através de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Também são pontos altos da picape o isolamento térmico e acústico.

O carro compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o reconhecido motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cavalos vapor (cv) quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas. A combinação de motor e transmissão é capaz de atender amplamente a todos os requisitos de uso do utilitário, tanto como veículo de transporte pessoal quanto como carro de trabalho.

Como ocorreu no design externo, internamente a versão de entrada da Nova Saveiro vem com diversas novidades, começando pelo novo instrumento combinado incluindo conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado têm aros prateados foscos, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e o aro inferior da manopla do câmbio.

No caso da Saveiro Trooper, ela já vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS. O motorista também conta com as informações fornecidas pelo novo I-System, recurso de série nessa versão. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia).

Além disso, o I-System da Nova Saveiro 2014 permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort, que emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

A partir dessa nova arquitetura eletrônica, foi possível incluir funções de segurança, como o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes do carro. A picape também conta com o Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás.


Com foco no homem do campo

Para Marcelo Olival, gerente-executivo de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, a companhia tem valorizado muito a presença do homem do campo como um potencial cliente nesse tipo de segmento de veículos. “Nos últimos meses, eu diria até no último ano, através de programas de incentivo do governo, o produtor rural tem se tornado um cliente especial para a Volkswagen. Ele é quem está alavancando realmente o segmento de comerciais leves como um todo”.

Para Olival essa relação deve continuar mais forte ainda com todas as facilidades de compra, com a manutenção das políticas já praticadas pela empresa. Até mesmo no fechamento dos preços das picapes foram pensados para garantir maior atratividade. A Nova Saveiro Cabine Simples 1.6 fica a partir de R$ 33.490. A Cabine Estendida 1.6, R$ 36.610. Já a Trooper 1.6 foi precificada em R$ 43.390 e a top de linha, Cross 1.6, custa a partir de R$ 48.990.



VOLTAR