A novidade foi apresentada pela Stihl durante a Expocafé 2012. De acordo com Romário Pereira Britto, vice-presidente de Marketing e Vendas da empresa, a ideia é fazer o lançamento desse produto juntamente com uma nova campanha que deverá impactar o mercado. “‘Compromisso Stihl – satisfação garantida ou seu dinheiro de volta’. Este é o novo slogan de nossa campanha que deve ser apresentada até o final de setembro deste ano”, diz Britto.
A partir da compra da Multifuncional KA 85 R com o implemento derriçador (ou apenas o implemento, caso o interessado já possua a ferramenta – motor), se não estiver satisfeito com o produto após usá-lo, o comprador tem até sete dias para devolver o item na loja e receber o dinheiro investido de volta. “Essa vai ser uma maneira para mostrarmos aos nossos clientes que a marca Stihl transmite uma confiança nos produtos que desenvolve e que são eficientes no trabalho que desempenham. Temos uma máxima de que nossos clientes não adquirem apenas produtos, mas sim, soluções”, destaca Britto.
A empresa anuncia ainda novidades de lançamentos de mais ferramentas e até 2013, um novo conceito de equipamento que deve dinamizar o mercado no qual a Stihl atua. Em 2011 a empresa teve um crescimento de 31%, para este ano a estimativa gira entre 15% a 16%. “Um dos pontos fortes que nos garantiu esses resultados foi o reposicionamento de preços”, afirma o presidente da Stihl, Cláudio Guenther. “Nesse sentido, tivemos de procurar cortar gastos em nosso próprio sistema de produção. Conseguimos o êxito de redução de 40%, destes 20% foram obtidos com redução nos custos de energia elétrica”.
Com produtos destinados aos mercados florestal, agropecuário, jardinagem e doméstico, a empresa oferece ao mercado brasileiro uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis, entre elas roçadeiras, pulverizadores, sopradores, motosserras e ferramentas multifuncionais, que podem ser encontradas em mais de 1.750 pontos de venda distribuídos pelo Brasil. A estratégia de expansão prevê a melhoria contínua e o desenvolvimento de produtos tecnologicamente avançados, tendo como foco principal as pessoas – a sua segurança e conforto – e o meio ambiente, com equipamentos de baixo consumo, baixa emissão de gases e menor nível de ruído.
A empresa também investe na parceria com a sua rede de distribuição através de treinamentos regulares que são realizados na fábrica, direcionados, entre outros profissionais, aos mecânicos prestadores de serviço. A fábrica, onde trabalham cerca de dois mil colaboradores, conta com a dupla certificação ISO 14001 e OHSAS 18001, além da ISO 9001. No ano passado, foi anunciado investimentos na ordem de R$ 518 milhões até 2014, o que proporcionará o aumento de cerca de 645 novos postos de trabalho.
A matriz da companhia fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Criada em 1926 em Stuttgart, por Andreas Stihl, a empresa conta hoje com cerca de 11 mil colaboradores em todo o mundo. No centro de desenvolvimento de produtos da empresa situado na Alemanha, mais de 400 engenheiros se dedicam à criação de novas soluções. Também está presente em mais de 160 países por meio de canais próprios de distribuição de revendas autorizadas. Para atender ao mercado global, conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça e China.
Foco sustentável
A Stihl participa de projetos de entidades e instituições relacionadas à sua área de atuação. Entre eles está a parceria com o Instituto Floresta Tropical (IFT), em Belém (PA), que envolve a realização de projetos de incentivo ao manejo sustentável; e a parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) para o Projeto Pró-Mata, que, entre outros trabalhos, desenvolve pesquisas de bioprospecção de espécies vegetais para a cura de doenças como a malária e a tuberculose. A companhia também signatária do Fórum Amazônia Sustentável, fundado também em Belém, em novembro de 2007, com a missão de mobilizar lideranças de diversos segmentos sociais para promover diálogo, cooperação e articulação visando uma Amazônia mais justa e sustentável. |