A estação experimental conta com uma área de dois mil m², que foram distribuídos de forma que atendesse ás necessidades de informações de seus visitantes. Ao longo de todo circuito, foram apresentadas mais de 75 palestras sobre 22 culturas agrícolas. Culturas estas que foram divididas em cinco grupos: Cucurbitáceas: melancia, melão, abobrinha e pepino; Grandes vegetais: ervilha e milho doce; Tubérculos: batata, cebola, cenoura, alho e beterraba; Brássicas: alface, repolho, brócolis e couve-flor; e Solanáceas: pimentão e tomate.
Devido ao grande número de palestras sobre os diversos elos da cadeia produtiva, foi elaborada uma maneira da qual os visitantes que frequentassem o circuito, escolhiam os temas sobre os quais queriam assistir a palestra. Assim que chegavam á estação experimental, os visitantes recebiam um tablet fornecido pela Syngenta e partiam para escolher sobre quais culturas queriam assistir a apresentação detalhada, seguindo em direção as estações de campo. Diante de cada estação, uma placa com um QR Code (leitor de código) estava esperando pelo público. Em cada placa, havia uma palestra sobre aquela determinada cultura, e assim que o visitante passava o leitor de código do tablet sobre a placa, começava a assistir através do aparelho á palestra. Este tipo de dinâmica de apresentação foi baseado no famoso Museu do Louvre, na França e obteve grande sucesso entre os visitantes da jornada.
Entre as palestras que estavam á disposição do público, algumas como mercado de melancia – desafios e tendências; pragas das cucurbitáceas; tecnologia para acesso ao programa qualidade desde a origem; o Seed Care Institute; aspectos importantes na comercialização de FLV; base forte da alface; novos registros em frutas, legumes e verduras; sistemas de irrigação e pimentão em cultivo foram grandes sucessos de público e obtiveram comentários positivos.
Para o melhor conforto daqueles que estiveram participando da jornada, a organização do evento dispôs os cinco grupos que representavam as culturas, em seis cores diferentes (foi adicionada uma cor a mais para as frutas: morango, uva, mamão e manga). Com isso, o produtor que chegava a estação experimental pegava seu tablet, seu folder com o mapa das cores representativas das culturas e partia em direção ao circuito de campo.
Para uma das responsáveis pela jornada e coordenadora de marketing da Syngenta, Lydia Damian, a jornada foi feita para levar tecnologia para o produtor aumentar a sua produção, num cenário que vive de desafios e que cada vez mais vem crescendo no mundo, que é o cenário hortifruti. “Fizemos novamente a jornada FLV, pois percebemos a necessidade de informação dos produtores. Víamos o produtor fazendo de maneira errada certas coisas. A partir daí surgiu a ideia de realizar o evento novamente”, declarou Damian. Ela também cita outro ponto que a organização do evento se mostrou preocupada, que foi em atingir todos os tipos de produtores, do menor ao maior, da mesma maneira.
“Preocupamo-nos em atingir todos os tipos de produtores, pois todos são importantes para a empresa. Houve todo um planejamento para que nada de errado em relação a tratamento diferenciado acontecesse”, explicou Damian.
A primeira edição da Jornada Produtiva FLV aconteceu em 2010, também na estação experimental de Holambra, e teve um grande reconhecimento por parte do público. Lydia revelou que para 2014, o evento já está praticamente definido e será no mesmo local destas duas últimas edições. “Faremos novamente aqui neste espaço que é da Syngenta, e, ele será realizado simultaneamente á Hortitec, assim como foi feito neste ano”, revelou.
A estratégia adotada pela empresa é válida, já que a jornada neste ano, assim como citou Damian, foi feita de maneira interligada á 19ª edição da Hortitec – Expoisção Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – considerada a principal feira do setor. Numa distância de 5 km entre os dois eventos, a Syngenta ofereceu transporte gratuito para aqueles que queriam visitar a estação experimental, aumentando assim o público tanto da jornada, quanto o da feira.
Hortitec supera expectativas e confirma nova edição para 2013.
A Hortitec foi realizada entre os dias 20 e 22 de junho, no Pavilhão da Expoflora e foi sucesso de público com a presença de 23,5 mil pessoas nos três dias de feira. Além disso, contou com 370 empresas que estiveram expondo suas novidades para produtores de diferentes setores do agronegócio como flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas. Entre os expositores que por lá estiveram, empresas das áreas de sementes, mudas, climatização, embalagens, tecnologia agrícola, ferramentas, estufas, vasos, telas, defensivos, fertilizantes, irrigação, bulbos, substratos, biotecnologia e assessoria técnica tinha seus estandes a disposição dos visitantes do evento.
Para o Representante técnico de vendas da Basf, Carlos Nagata, a 19ª edição da feira foi muito importante por ser um ponto de encontro entre as empresas e seus clientes. “Aqui é o ponto de partida na hora de negociações. Podemos num evento como este encontrar nossos amigos e nossos clientes, mostrando á todos que passam por aqui tecnologias que ajudem cada vez mais os produtores”, declarou Nagata. Para ele cada vez mais a feira esta técnica e o produtor tem se mostrado utilizando a mão de obra racional, com o uso de novas tecnologias, mesmo que essas não sejam atingidas por todos aqueles que a necessitam.
“As novas tecnologias vão ajudar cada vez mais os produtores, disso não tenho dúvidas. Para mim, hoje o acesso deveria ser fácil á todos aqueles que precisam de tais tecnologias. Mas, aos poucos acredito que isso será possível e teremos cada vez mais significativas melhoras no setor de hortifruti”, completou Nagata.
A 20ª edição da Hortitec já está confirmada e foi anunciada á todos que estiveram na edição deste ano. O evento se realizará novamente no Pavilhão da Expoflora, em Holambra entre os dias 19 e 21 de junho de 2013. |