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AMAROK - AUTOMÁTICA
rev 170 -abril 2012

Inovações apresentadas pela Volkswagen na sua picape, deixaram a Amarok, além de “forte”, mais “inteligente” e fácil de dirigir.

Dois vídeos foram apresentados à imprensa na noite de 27 de março em São Paulo, capital. No primeiro, tudo indicava se tratar de uma disputa de guerra de braço. Muitos acompanhavam a competição e, ao final, o ganhador apresenta-se: “xeque-mate” – era na realidade uma partida de xadrez que estava sendo jogada. Já no segundo, o ambiente estava em clima de final de jogos olímpicos.

Um narrador, em grego, descrevia um possível embate de halterofilismo. O atleta entra em quadra, prepara-se para pegar o peso. Concentra-se e pronto – em poucos segundos ele resolveu uma espécie de equação algébrica (bem a nível olímpico mesmo, pelo tamanho da conta) que estava escrita a giz no chão.

Os vídeos serão basicamente as campanhas publicitárias do lançamento da nova Amarok versão Highline, da Volkswagen, e querem mostrar como a força pode estar aliada à inteligência, ou vice-versa. No caso do veículo, isso pode se expressar em recursos que garantem melhor dirigibilidade, segurança, conforto e maior automação sem perder de vista a dinâmica, a potência e o desempenho em terrenos que apresentam condições adversas. “Trate-se, portanto de um veículo que une os atributos da inteligência e da força num produto que antes só havia força. A Amarok é uma exclusividade do mercado brasileiro”, afirma Carlos Leite, gerente de Marketing de Produto de Comerciais Leves da empresa.

Agora, a oferta de picapes médias passa a ser de nove versões da Amarok – a de entrada, equipada com motor diesel com uma turbina e 122 cv, passa a ser chamada de Amarok S, sendo oferecida com cabine simples ou dupla, com tração 4x2 e 4x4 selecionável com reduzida. O preço base do veículo é de R$ 135.990,00. Com maior leque de opções a Volkswagen entra na disputa de 75% do mercado existente atualmente – antes, a montadora detinha opções para apenas 50% desse mercado. A perspectiva é, ainda neste ano, aumentar o número de vendas em mais de 20 mil unidades.

Câmbio automático

Dentre as tantas reformulações que a picape recebeu, o destaque vai para o câmbio automático com oito marchas – exclusividade da versão Highline, topo de linha. Isso faz com que a Amarok seja a primeira da classe dela a contar com esse número de posições no câmbio, feito que foi possível a partir da ampliação da distância entre as relações da primeira e da oitava velocidades em relação às transmissões automáticas convencionais. Graças a esta maior amplitude, o motor TDI trabalha de forma ainda mais eficiente, sempre dentro do regime de rotações ideal, e é mais econômico e ágil.

Especificamente, a oitava marcha foi configurada como “overdrive”, para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível. Já a primeira, é voltada para esforços acima do normal, como em uso off-road (fora de estrada), para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque. Da mesma forma que a versão manual, a nova Amarok com transmissão automática de oito marchas e tração 4MOTION proporciona alto desempenho na utilização todo-terreno, mas suas características dispensam a necessidade de engrenagens de redução. Além do modo convencional de troca automática de marchas em “Drive” (D), a transmissão também pode trabalhar em modo esportivo (S), no qual as trocas são feitas em rotações mais altas, resultando em aceleração mais rápida.

O novo sistema também permite a troca manual, em modo sequencial. Isso proporciona maior prazer ao dirigir para aqueles que querem ter o controle total do veículo em estradas sinuosas ou em situações off-road. A caixa de transmissão foi desenvolvida levando em consideração a eficiência, bem como conforto e velocidade de engate. As mudanças de marchas são praticamente imperceptíveis, feitas sem interrupção da tração.

Inteligência

Num trecho de subida muito íngreme, a assistência está em facilitar tanto na hora de subir como na descida, nesta última, por exemplo, o motorista nem precisa se preocupar com o freio – o próprio veículo está apto em automatizar o controle da velocidade de descida da forma mais segura possível. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com esse sistema Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). O Bloqueio Eletrônico do Diferencial (ELD), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha. “O próprio volante também possui recursos de regulagem de altura e profundidade. Esses são exemplos de conforto e segurança operados pela inteligência da máquina”, diz Leite.

Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais e freios ABS. A Amarok dispõe também, como equipamento standard, da exclusiva função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem.

A versão SE, anteriormente com venda restrita a frotistas, agora é disponibilizada também para compradores individuais. A Amarok SE, que tem tração 4x4 selecionável com reduzida, também recebe o novo motor com 180 cv e agora conta com para-choque dianteiro na cor da carroceria como item de série. Módulo elétrico e alarme keyless são opcionais.

Força

A chegada da nova transmissão automática coincide com a estreia do novo motor de dois litros biturbo TDI, com 180 cv (132 kW). Com torque máximo de 42,8 kgfm (420 Nm), ele garante excelente desempenho e rodagem suave ao veículo, mesmo quando usada para rebocar um trailer ou com carga pesada. Com a automação do câmbio e tração 4MOTION, a Amarok chega a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 179 km/h, alcançada em sétima marcha. A retomada de velocidade de 80 km/h a 120 km/h é feita em apenas 8,5 segundos.

O aumento de potência do motor TDI biturbo se deve à atualização do software de controle e a alterações efetuadas nos turbocompressores. Nas versões com transmissão manual equipadas com o motor TDI biturbo, a potência também foi elevada de 163 cv para 180 cv. O torque permanece em 40,8 kgfm.

Com o novo motor e o câmbio automático, a capacidade de reboque da Amarok aumentou para 2.860 kg (em subidas até 12%) – um alto valor em sua categoria. A motorização de 163 cv deixa de ser oferecida em razão da introdução da nova motorização de 180 cv.

Na Amarok com cabine dupla, o comprimento da caçamba é de 1.555 mm, o melhor do segmento, assim como sua largura (1.620 mm). A superfície de carga é de 2,52 m². A picape consegue transportar na caçamba um palete padrão Euro (1.200 mm x 800 mm) na transversal. Esta vantagem se deve à ampla distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas, obtida pelo posicionamento da suspensão traseira.

Já na cabine simples, a área útil da caçamba é de 3,57 m² e a configuração (2.205 mm x 1.620 mm), com a mesma distância entre as caixas de rodas da cabine dupla (1.222 mm), permite transportar dois paletes padrão europeu.


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