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FESTA - 14º Top of Mind Rural
rev 161 - julho 2011

A festa de premiação do 14º Top of Mind Rural, realizada em 29 de junho, no Espaço Alves Guimarães, em São Paulo (SP), reuniu empresários, gerentes, diretores e profissionais de marketing de empresas e agências ligadas ao agronegócio. De acordo com Flávio Albim, diretor da Revista Rural, a principal novidade na edição deste ano foi a apresentação de um novo troféu, com um novo layout. "Quisemos fazer algo novo, mais moderno e bonito, porém, mantendo-se fiel ao conceito original. A idéia básica proposta no design que prevaleceu nas primeiras 13 edições da pesquisa foi respeitada. Assim, podemos dizer que este novo troféu é simplesmente uma evolução do anterior", afirma Albim.

Outra novidade da 14ª edição foi a inclusão de duas novas categorias, Hormônios para IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e Nematicidas, lideradas, respectivamente, pelas empresas Pfizer Saúde Animal e Syngenta. A Pfizer, por sinal, foi a grande vencedora da noite, recebendo, além do troféu relativo à nova categoria, outras três premiações conquistadas em Vacinas, Vacinas Reprodutiva (com Cattle Master), e Vermífugos (com a marca Dectomax). Para Elcio Inhe, Team Leader da Unidade de Negócios Bovinos da Pfizer, a manutenção da lembrança do nome Pfizer e de seus produtos na cabeça do produtor é motivo de muito orgulho. "Estamos contentes com essas vitórias. Sabemos que a marca não fica na cabeça dos pecuaristas para sempre, essa referência pode ser mudada, e é por isso que manter a liderança em Vermífugos, Vacinas e Vacinas Reprodutivas é muito importante para nós. Significa que nossas ações têm sido bem feitas e que nossas marcas continuam firmes na cabeça dos produtores, das revendas e dos distribuidores", comenta.

Quanto à premiação em Hormônios para IATF, com o CIRD, Inhe destaca que a atuação a campo tem sido fundamental para que a Pfizer apareça em primeiro lugar de mercado e vendas e no posto mais alto do Top of Mind Rural. "Introduzir IATF não é uma coisa fácil. Temos uma equipe de mais de 100 profissionais visitando fazendas. São sete mil propriedades a cada ciclo de visitação. Eles promovem, educam e ensinam o uso correto de todos nossos produtos, inclusive IATF. Eu diria que a Pfizer é a empresa número 1 nesse segmento, pois nosso objetivo desde o começo sempre foi estarmos nessa colocação. Nossa ideia é inovar constantemente o portfólio de produtos e serviços, oferecendo um arsenal para o pecuarista melhorar sua produtividade e lucratividade", explica o Team Leader.

Para a Syngenta, que foi a mais lembrada em Nematicidas com o produto Avicta Completo, o prêmio tem um significado todo especial, conforme esclarece Eduardo Guimarães, gerente de Produto Seedcare da empresa. "A Syngenta faz um trabalho de base muito bem feito, de gerar demanda e conscientizar o agricultor. Isso nos dá a certeza de que o Avicta Completo é mais um case de sucesso, mais um lançamento bem sucedido. É interessante lembrar que os trabalhos relacionados a esse produto foram iniciados há três anos. Desde então, nossas ações são feitas em todo o Brasil, mostrando ao agricultor que o problema dos nematoides é de fato muito maior do que ele imagina. Criamos um segmento de mercado e lançamos a primeira solução em tratamentos de sementes e uma das provas que temos é o grande sucesso já neste primeiro ano de vendas. O produto está superando nossas expectativas, por isso, sermos coroados também com o prêmio Top of Mind é algo fantástico", salienta Guimarães. Além da premiação por essa conquista, a Syngenta foi consagrada com o pentacampeonato em Tratamento de Sementes, com o Cruiser.

E se conquistar uma premiação Top of Mind uma única vez já não é uma tarefa fácil, mantê-la durante esses 14 anos de pesquisa é mérito que merece destaque. No hall das empresas invictas em suas respectivas categorias estão, entre outras, a CRV Lagoa (em Inseminação Artificial) e a Tortuga Cia. Agrária Zootécnica (líder em Sal Mineral). Para Ricardo Abreu, gerente Corte Zebu da central, neste ano, a vitória é ainda mais interessante, já que 2011 marca uma comemoração especial, os 40 anos de fundação da empresa. "Nessas quatro décadas, assumimos a responsabilidade de democratizar uma genética provada e comprovada para os criadores. Esse é um ponto de confiabilidade que tem sido reconhecido pelos entrevistados da pesquisa da Revista Rural. Além disso, procuramos levar informações sobre melhoramento genético, produtos e serviços da CRV Lagoa onde o criador está e temos uma enorme preocupação com a qualificação de mão de obra voltada à inseminação artificial (IA), oferecendo na sede da Central, em Sertãozinho (SP), um curso sobre esta técnica que já é referência no setor".

Também sobre o prestígio do prêmio, Juliano Sabella Acedo, gerente de Marketing da Tortuga, reforça a satisfação em recebê-lo. "Ganhar o Top of Mind Rural é muito importante, pois mostra que o nosso relacionamento com os produtores vai muito além da esfera comercial. Nossas ações visam sempre fortalecer o resultado do pecuarista e isso gera essa relação tão próxima e, consequentemente, o fortalecimento da marca, fazendo com que ela seja lembrada por eles. A equipe comercial e técnica da Tortuga conta com mais de mil profissionais espalhados pelo Brasil inteiro, presentes nos mais variados eventos agropecuários e no dia a dia no campo, escutando o que os criadores precisam para direcionar nossas soluções da melhor forma para atender essas necessidades".

E pela 13ª vez, a Coimma apareceu entre as vencedoras, prestigiada nas categorias Troncos e Balança. José Otacílio da Silveira, diretor comercial da empresa, considera as indicações como um reconhecimento do cliente e do esforço da Coimma em produzir equipamentos de qualidade, com os quais pode colaborar com o desenvolvimento da pecuária de forma ampla. "São produtos que certamente contribuem para a melhoria do rebanho nacional. Uma das coisas que acreditamos muito é nas ações feitas junto à mídia, no marketing, em mostrar e levar para todos os cantos do País a nossa marca. Essa estratégia de divulgação, somada à constante produção de itens que garantem eficiência, qualidade e bem estar animal, é a receita que tem dado certo. Tanto que essa é a 13ª vez que estamos sendo agraciados com essa homenagem".

Outro campeão invencível em sua categoria é o fungicida Ópera, da Basf, eleito pelo 8ª ano. Segundo Alexandre Frateschi, gerente de Marketing da Área de Fungicidas para a América Latina, a manutenção da liderança foi, mais uma vez, motivo de muita alegria. "O foco principal da companhia é trazer alternativas inovadoras. O Ópera é uma marca forte que representa a credibilidade do uso contínuo de um produto que alia confiança e performance. Trata-se de um nome que é um diferencial entre os fungicidas que estão no mercado. Atrás dele, obviamente, além da qualidade, prezamos toda uma oferta de soluções para o produtor que passa pelo serviço, assistência técnica e por um grande comprometimento de manter viva essa confiança. Tudo isso explica porque o Ópera tem conquistado, por esses oito anos consecutivos, esse reconhecimento também no Top of Mind Rural".

As premiações nas categorias Plantadeira e Colheitadeira, conferidas à John Deere, foram dadas ao representante da empresa, Paulo Kowalski, gerente Regional de Vendas da montadora. Para ele, o histórico da marca ficou enraizado na memória do produtor rural desde a época da marca SLC e, agora, reforça mais ainda essa representação através de uma gama de opções ao agricultor. "Para nós", avalia Kowalski, "não é surpresa sermos premiados na categoria Colheitadeiras, porque somos a empresa que disponibiliza o maior portfólio de colheitadeiras no País. Temos quatro modelos pelo sistema STS, que é o sistema de rotor que o mercado já conhece, e outras três pelo sistema convencional - então são ao todo sete modelos que a John Deere disponibiliza no mercado. Isso se reflete num reconhecimento por parte dos produtores rurais o qual nos põe como a montadora que oferece mais opções tanto ao pequeno como ao grande".

Uma das líderes no setor de armazenagem de grãos do País esteve representada na festa de premiação do Top of Mind Rural 2011. Olivier Colas, o vice-presidente do grupo Kepler Weber esteve presente e recebeu o troféu pela categoria Armazenagem - a marca obteve a lembrança de 30,45% dos entrevistados. De acordo com Colas, o tradicionalismo que marca possui é um dos fatores que promoveram a liderança do grupo no segmento. "Nossa estratégia se baseia em dois pontos. O primeiro está relacionado por uma representatividade efetiva em todo o País - estamos em todas as regiões no Brasil, com uma forte presença comercial. E a segunda, é em função dos nossos produtos. Temos uma gama extremamente ampla que atende desde o pequeno produtor até as grandes tradings, então isso nos dá uma grande cobertura do mercado", completa.

A Case IH, referência em colhedora de cana, foi agraciada mais uma vez pelo público leitor da Revista Rural e garantiu a premiação como a mais lembrada na categoria Colhedora de Cana. "Temos um trabalho muito forte", assegura Alexandre Meconi Souza, gerente de marketing da Case IH, "na área canavieira junto aos nossos parceiros, e não só clientes, pois desenvolvemos as máquinas junto com eles. Ser lembrado num mercado como o da cana-de-açúcar, que cresce a cada dia e ganha maior importância, para nós, é muito gratificante e só temos de agradecer a esse cliente por essa lembrança". Um exemplo dessa relação entre a montadora e seus parceiros resultaram no lançamento da menor colhedora de cana da Case IH, a 4000. A máquina foi pensada para atender não só o pequeno, mas também o grande produtor, com o princípio do espaçamento reduzido, que é muito praticado no Nordeste.

Na categoria Pneus Agrícolas, a marca Firestone da Bridgestone do Brasil foi a grande eleita e também esteve representada durante o evento de premiação da Revista Rural. Para Rafael Ferrari, coordenador de Marketing da Divisão de Carga da empresa, o título de mais lembrado na categoria revela o próprio peso do nome Firestone, bem como o resultado do trabalho junto ao produtor rural, que estima por confiabilidade sobre os produtos que lhe são oferecidos. "Trata-se de uma das marcas mais conhecidas no mercado mundial de pneus", afirma Ferrari, "e nós temos feito um trabalho como a capacitação o nosso revendedor para atender melhor o consumidor final, para que possamos atendê-lo da melhor forma possível e assim, garantir a satisfação desse cliente. Isso já está se refletindo e por isso a gente celebra a premiação Top of Mind, pelo 9º ano consecutivo, que nada mais é do que o fruto de um trabalho de equipe".

Para levantar o troféu nas categorias Carrapaticidas e Vacinas para Aftosa esteve presente o gerente de Produtos da Coopers Saúde Animal, Evandro Stecca. Destacaram-se, respectivamente, as marcas Butox com 14,45% e Oleovac com 11,45%. "No caso da lembrança em relação à Oleovac, o que explica essa liderança nas pesquisas é todo o aparato de um nome forte, que vem da Coopers. A empresa tem grande tradição e possui muito reconhecimento no mercado. Além disso, trata-se de um produto de extrema qualidade, o qual o pecuarista já tem uma grande confiança e tranquilidade no uso e administração em seus animais".

Justamente no dia da celebração de mais um Top of Mind Rural, a empresa MSD Saúde Animal também celebra mundialmente o dia 1 de existência - ela leva a premiação na categoria Estimuladores de Cio, com o produto Ciosin. A marca veio oficialmente substituir o nome Intervet/Shering Plough e, ao que tudo indica, de acordo com o gerente Nacional de Vendas da MSD Saúde Animal, Rui Nobrega, o trabalho de fazer com que o público se acostume com essa nova marca deverá ser fácil. "Fixar uma marca forte no mundo inteiro, a MSD Saúde Animal, é uma tarefa fácil porque é um nome reconhecidamente tradicional em pesquisa e ciência. Por isso que o Ciosin é um produto de tecnologia reconhecida pelos pecuaristas brasileiros. Temos orgulho de receber essa premiação Top of Mind, quando se celebra o dia 1 da marca".

Já em Defensivos para Pastagem, quem recebeu o troféu foi Gustavo Nunes da Silva, gerente de novos negócios da Dow Agrosciences. A Dow foi a mais lembrada entre os entrevistados com 26,22%. Segundo Silva, de fato, o status de ser uma marca que permeia na cabeça do pecuarista por tanto tempo não é uma tarefa simples - colabora com isso todo um conjunto de fatores de vão desde o oferecimento de bons produtos e também um apoio como a prestação de serviços. "Somos uma empresa inserida no setor pecuário, na área de tecnologia. Completamos 50 anos, no ano passado, e o grande mérito desse reconhecimento é pelo fato de sermos uma companhia que procura sempre estar inovando e desenvolvendo novos produtos e novas tecnologias visando melhorar a produtividade do pecuarista", atesta Silva.

Quanto o assunto é Banco Privado, nenhum outro teria tamanha lembrança quanto o Banco Bradesco. Na noite de gala dos mais lembrados do agronegócio, Osmar Roncolato Pinho, diretor da instituição financeira, subiu ao palco para receber o troféu. "Já é pelo terceiro ano consecutivo que recebemos esse prêmio", lembra Pinho, "e para nós é uma grata surpresa. No entanto, isso resgata um pouco a própria origem do banco, pois o Bradesco nasceu na fronteira agrícola, no interior do Estado de São Paulo, e daí foi expandindo as agências significativamente no norte do Paraná. Isso quer dizer um braço muito forte no agronegócio brasileiro, e isso refletiu na pesquisa, a qual nos consagra como a instituição financeira privada mais lembrada pelo produtor rural".

Chegando este ano a 50 anos de história no País, a marca Massey Ferguson mostrou mais uma vez que possui a liderança no segmento de tratores de rodas. Luis Guilherme Bergamin, supervisor de Marketing e Comunicações da AGCO, recebeu a premiação na categoria Tratores. "A Massey está completando cinco décadas de história no Brasil, uma marca muito profissional e que tem uma proximidade e um relacionamento grandioso com o agricultor. Ela é líder no setor de tratores, especialmente da linha média e leve, e, justamente, em função desse bom relacionamento com o agricultor que temos a honra de recebermos essa premiação. De fato, trabalhar com uma marca como essa se torna cada vez mais difícil, pois somos os líderes, e este é sempre o mais visado por todos. Então temos de estar sempre à frente com novos produtos e novas tecnologias", salienta Bergamin.


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