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                    Estávamos acostumados com um mercado mais histérico, 
                    que reagia de forma intempestiva ao menor sinal de crise. 
                    Desta vez, ele está dando sinais de amadurecimento. 
                    Até agora, mais de dois meses após o estouro 
                    da crise, nenhum projeto já em andamento foi suspenso 
                    e os negócios continuam acontecendo normalmente, com 
                    prospecções e volume de vendas normal para esta 
                    época do ano, avalia Albim. 
                    Ele reconhece, porém, que o novo cenário poderá 
                    impor algumas medidas restritivas num prazo mais curto, diminuindo 
                    as ações de marketing e investimentos das empresas 
                    ligadas ao agronegócio. De qualquer forma, com 
                    essa reação lenta do mercado, estamos tendo 
                    tempo para nos adequarmos a nova realidade e nos prepararmos 
                    para possíveis dificuldades futuras. 
                    A resposta dos leitores, como sempre, atendeu de forma positiva 
                    as expectativas. Assim como em 2006, este ano a revista 
                    não ofereceu nenhum prêmio ou brinde para os 
                    participantes da pesquisa. Mesmo assim, conseguimos manter 
                    o mesmo índice de adesões, de 85%. Isso facilitou 
                    significativamente nosso trabalho, permitiu que obtivéssemos 
                    a amostragem desejada e reduziu significativamente o tempo 
                    de realização do trabalho, afirma o diretor 
                    da revista, lembrando que, mais uma vez, o Top List foi deixado 
                    sob os cuidados da RW Teleserviços, empresa que também 
                    auxilia a revista na elaboração do Top of Mind, 
                    no meio do ano. 
                    Foram realizadas abordagens em todas as regiões do 
                    país, sendo 39% no Sudeste (incluindo São Paulo, 
                    Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), 28% 
                    no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás 
                    e Tocantins), 14% no Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco, 
                    Piauí e Rio Grande do Norte), 15% no Sul (Paraná, 
                    Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e 4% no Norte (Pará, 
                    Amazonas, Rondônia e Acre) do país, respeitando 
                    os mesmos percentuais de circulação da revista 
                    impressa.
                   Resultados 
                   
                    Um dos pontos mais significativos a se destacar na pesquisa 
                    deste ano, de acordo com Albim, é que quase todas as 
                    marcas que venceram na edição passada apresentaram 
                    crescimento este ano, comparadas com a performance de 2007. 
                    Poucas foram as empresas que mantiveram a ponta com desempenho 
                    inferior. Os principais destaques ficaram por conta da Matsuda, 
                    Gerdau, Purina, Tortuga, CRV Lagoa, Ciosin e Banco do Brasil. 
                    Todos eles obtiveram percentuais acima dos 50%, ou seja, mais 
                    da metade dos produtores confirmaram sua preferência 
                    por estas marcas. Já a Agroceres, Bayer e Manah, embora 
                    não tenam atingido marca superior aos 50%, chegaram 
                    bem perto disso, e apresentaram domínio super expressivo 
                    em suas categorias. Em nenhuma delas, o segundo colocado alcançou 
                    marca superior aos 10%. 
                    Com a estréia de algumas categorias e a saída 
                    de outras, o Top List deste ano manteve o mesmo número 
                    de itens para responder. Poucas foram, na edição 
                    2008, as empresas que conseguiram vencer em mais de uma categoria. 
                    A honraria ficou restrita a Coimma (vencedora em Troncos e 
                    Balanças), a Honda (roçadeiras e motobombas), 
                    Merial (carrapaticida e anti mosca dos chifres, com o produto 
                    TopLine), DeLaval (ordenhadeiras e tanque de resfriamento) 
                    e a Pfizer, a única a ganhar em três categorias 
                    (vermífugo - com o produto Dectomax -, vacinas reprodutivas 
                     com produto Cattle Master -, e vacinas). Embora, tecnicamente, 
                    não tenham vencido em duas categorias, a Monsanto (com 
                    Agroceres em sementes e Roundup em herbicidas) e Intervet 
                    Schering (com Ciosin em estimulador de cio e Coopers em vacinas 
                    para aftosa) também merecem igual deferência. 
                    A categoria estreante vacinas para aftosa trouxe 
                    um resultado interessante. Depois de já ter indicado 
                    esta tendência no Top of Mind deste ano, a categoria 
                    trouxe também a Coopers como vencedora, marca que havia 
                    sido retirada do mercado há poucos anos e que acaba 
                    de ter sua volta anunciada pela Intervet-Schering, pela força 
                    e confiança conquistada junto aos pecuaristas. A partir 
                    de agora, a empresa volta a utilizar a marca no mercado e 
                    a trabalhar de forma bastante agressiva na divulgação 
                    da Oleovac, a vacina da Coopers para a febre aftosa. 
                    Outras duas categorias estreantes trouxeram resultados similares 
                    aos obtidos no Top of Mind deste ano. Em colhedora de cana, 
                    a Case reinou absoluta, com números, inclusive, superiores 
                    aos da pesquisa do meio do ano, atingindo 21%. Já em 
                    vacinas reprodutivas, a Cattle Master foi a grande vencedora, 
                    com 13%. Vale ressaltar que, além dela, outro produto 
                    da Pfizer apareceu entre os cinco primeiros nesta categoria: 
                    Fortress. 
                  Top 
                    List x Top of Mind 
                   
                    Embora em muitas categorias, o Top List aponte vencedores 
                    e apresente números bem semelhantes aos do Top of Mind, 
                    é sempre importante lembrar as diferenças entre 
                    as duas pesquisas realizadas pela Revista Rural. Co-existindo 
                    há sete anos, a pesquisa Top of Mind Rural e o Top 
                    List, divulgadas com um intervalo de seis meses entre elas, 
                    ainda causam certa confusão em boa parte dos profissionais 
                    de marketing. Por essa razão, Flávio Albim faz 
                    questão de ressaltar suas significativas diferenças: 
                    "Ao contrário do Top of Mind, onde o que vale 
                    é a força dos nomes de marcas e produtos junto 
                    ao público, o Top List Rural é uma espécie 
                    de eleição, onde o leitor da revista escolhe 
                    seus produtos e marcas preferidos. No Top of Mind a resposta 
                    é imediata, pois vale o que vier primeiro a cabeça 
                    do entrevistado. No Top List, a resposta é por escrito, 
                    por formulário preenchido na revista ou no site.  
                    O leitor pode pensar antes de responder ou pesquisar e confirmar 
                    nomes junto a seus funcionários ou fornecedores para 
                    dizer exatamente os produtos que utiliza e aprova. Deste modo, 
                    não há na pesquisa do Top List entrevistas por 
                    telefone ou por abordagem direta em eventos. No Top of Mind 
                    quem responde é o entrevistado, já no Top List 
                    ele é tratado como eleitor, não como entrevistado, 
                    e participa espontaneamente". 
                  
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