A
Revista Rural avaliou a Hilux SR 4X4 Cabine Dupla, da Toyota, com câmbio
manual, caçamba que agüenta mais de uma tonelada e motor 3.0 a diesel,
mas que possui ar condicionado, direção hidráulica e diversos
itens de conforto. Essa versão da Hilux é destinada ao produtor
rural que durante a semana precisa de uma caminhonete para trabalhar no campo,
andar na terra e até usar o 4X4, mas que no final de semana joga uma água
e sai com a família para passear, explica Júlio Vitti, gerente
de produtos da Toyota. | |
A
SR é um modelo acima do STANDARD, só que é muito mais parecido
com o SRV, o top de linha. Os pára-choques são cromados e o motor
de 3.0 a diesel 16 válvulas é o mesmo do SRV. Falando na potência
da pick-up, o motor D-4D trabalha em quatro tempos e possui a injeção
direta/eletrônica e o sistema Common Rail, que procura aliar alto desempenho
e baixo consumo de combustível. Além disso, o turbo de geometria
variável TGV adiciona potência extra para o motorista. A caminhonete
chega ao seu máximo com 163 cv a 3400 rpm.
Com toda essa promessa
de potência do motor, o câmbio manual contribui muito para uma arrancada
podendo obter todo o retorno que uma transmissão automática não
traria. Acostumados a testar modelos automáticos, percebemos nesta SR um
motor rápido e de grande força, mostrando que o cambio manual é
uma ótima opção. Dê só uma olhada no tamanho
da manopla.
Na verdade, colocamos a manopla do câmbio mais
alta para ficar mais próxima do motorista pela questão de conforto.
No próximo modelo que vamos lançar, em novembro, continuará
nesta altura, mas vai dar a impressão de ser menor porque terá um
revestimento na base que esconderá parte do câmbio,
explica Vitti, adiantando, em primeira mão, as inovações
da Hilux para o final do ano.
Com capacidade de carga de 1.020 kg a picape
necessita não só de um bom motor, mas de um sistema 4X4 funcional.
A Hilux possui as transmissões 4X4 normal e reduzida com o sistema diferencial
traseiro antiderrapante que podem ser acionadas pela alavanca central. Nos concorrentes,
Ranger e Frontier, por exemplo, o acionamento da tração é
realizado por botões.
O que chamou a atenção foi
o pneu 205 que aparentemente é muito estreito para a categoria. Essa
espessura tem as suas qualidades. Como ele é mais fino, tem mais peso sobre
um único ponto e assim diminui o risco de aquaplanagem, por exemplo. Mas
esse é outro detalhe que vamos modificar na nova Hilux SR. Vamos colocar
um 255 para atender o desejo dos consumidores., diz Vitti, adiantando, exclusivamente,
as novidades mais uma vez. Conforto
e segurança Por
não ser nem o modelo mais simples nem o mais luxuoso, a SR possui som com
MP3 Player, ar condicionado, air bag duplo, travas e vidros elétricos e
bancos com regulagem de altura, assim como o volante. A montadora japonesa tentou
aumentar o espaço na parte traseira para conforto dos passageiros, e teve
êxito. Além da redução do piso da parte traseira, o
encosto possui uma leve inclinação dando um pouco mais de conforto.
Tudo isto está à venda a partir de R$ 103.300,00. Teste
do usuário Além
de colocar a pick up a prova usando os métodos tradicionais da Rural (lembram
o que fizemos com a Frontier?)[IAA2], pedimos auxílio a quem utiliza este
tipo de veículo no dia-a-dia. Maurício Nabuco é gerente-geral
da Central Bela Vista Genética Bovina e trabalha em Pardinho, no interior
de São Paulo. Por andar diariamente em estradas de terra e usar uma picape
parecida, ele foi o escolhido para avaliar a Hilux SR da Toyota.
Depois
de nos mostrar toda a fazenda da Central Bela Vista, o gerente encostou a caminhonete
e fez o seu decreto. Por fora ela é bonita, tem um visual agressivo,
tem cara de que é para trabalho realmente. Andei para cima e para baixo
por aqui e gostei muito, achei ágil, rápida. Ela manobra bem também.
Agrada muito, me surpreendeu, finaliza, Nabuco.
Sobre os itens
de conforto da caminhonete o gerente da Central considerou ideal. O que
tem é o que precisa. Mais do que isso é luxo, no campo você
não precisa de mais nada. É bem confortável, parece que você
está em um carro pequeno, afirma Maurício Nabuco. |