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edição, aproximadamente cerca de 100 convidados estiveram presentes 
no evento. Entre eles, renomados diretores e gerentes de marketing de empresas, 
como: Matsuda, Gerdau, Purina, Jacto, Monsanto, Massey Ferguson, Coimma, Pfizer, 
Firestone, entre outras, que representam marcas de sementes, arames, ração, 
pulverizadores, biotecnologia, tratores, instalações e vacinas. 
  A edição 2008 do Top of Mind foi a primeira a acontecer 
após um prolongado período de crise no setor, que se refletiu nas 
estratégias de marketing das empresas. De acordo com o promotor do evento, 
Flávio Albim, a pesquisa é um termômetro para o setor, ele 
não indica quem é o melhor, quem é o pior, ele simplesmente 
dá uma indicação de como o mercado está recebendo 
o trabalho que todas as empresas vêm fazendo. São 11 anos de 
muita ansiedade, mas também de muito orgulho de ver o resultado que conseguimos 
com o Top of Mind. A pesquisa surgiu para servir de referência ao projeto 
da Revista Rural e para conhecermos o mercado do marketing. E agora, 11 anos depois, 
a pesquisa é uma referência para as empresas que atuam no segmento, 
comenta Albim também o diretor da Revista Rural. 
  Para ele, a pesquisa 
tem um diferencial importante: marca o resultado de um bom marketing. Caso verídico 
foi o da Pfizer. Favorecida por uma linha forte de produtos, para diversas aplicações, 
e campanhas de marketing bem focadas, a empresa chegou em 2007, segundo dados 
do SINDAN, na liderança no mercado nacional de produtos veterinários. 
Com isto, a empresa abocanhou também o Top Of Mind em três categorias, 
vacinas reprodutivas, vacinas e vermífugos. Com uma ascensão impressionante 
e contínua, o Dectomax, produto da Pfizer, foi melhorando a sua participação 
no mercado, e ultrapassando finalmente em 2008, o Ivomec na categoria vermífugos. 
Este é um reconhecimento de um trabalho desenvolvimento ao longo 
de vários anos. Em especial, nesta edição 2008, alcançarmos 
o primeiro lugar na categoria, vermífugos. E a briga pela posição 
faz bem em todos os sentidos, pois faz com que todos se empenhem em realizar um 
trabalho cada vez melhor. Um importante agora é mantermos a posição 
desejada, explica Elcio Ihde, gerente de Unidade de Negócios Bovinos 
da Pfizer. 
  Outra empresa que saiu consagrada do evento foi a Monsanto. 
A empresa levou o prêmio em três categorias: Biotecnologia, Sementes 
e Herbicidas, com as marcas Monsanto, Agroceres e Roundup. É gratificante 
para a empresa, que aposta em novidades, tecnologia e sempre visando os benefícios 
para o produtor rural, receber o prêmio Top Of Mind. Agora vemos que estamos 
na mente dos consumidores e em três categorias na qual apostamos muito, 
diz José Ricardo Bastos, empresa Monsanto. 
  O Top of Mind Rural 
2008 mostrou que as empresas estão apostando mais na inovação 
quando o assunto é a divulgação de seus produtos, para não 
perder a posição de Top. Um exemplo é a Novartis, que na 
categoria antibiótico faturou o Top Of Mind com a marca Agrovet. Constatamos 
que é uma marca forte. E a nossa intenção é continuar 
investindo em campanhas e realizando um bom trabalho. Sabemos que um bom marketing 
é o resultado de Top Of Mind, argumenta Jorge Erhardt, empresa Novartis. 
  Estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso 
de uma empresa. E o caso da Lagoa da Serra, vencedora na categoria inseminação. 
Acreditamos que seja um trabalho de inovação no mercado agregando 
o uso da tecnologia. Um bom produto com marketing diferenciado que atinja o nosso 
público é o nosso objetivo. São 11 anos que a marca é 
lembrada (...). Em 2008, atingimos o índice de 38% e bem à frente 
da concorrência, com a responsabilidade de que estamos fazendo o melhor, 
conta Ricardo Abreu, empresa Lagoa da Serra. 
  Para realizar a premiação, 
a Revista Rural (promotora do evento) realizou uma pesquisa com mais de 1.300 
pessoas, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com 
mais de 10 anos, o Top of Mind Rural é visto como uma pesquisa de muita 
credibilidade pelas empresas do segmento rural.   |