Nesta
edição, aproximadamente cerca de 100 convidados estiveram presentes
no evento. Entre eles, renomados diretores e gerentes de marketing de empresas,
como: Matsuda, Gerdau, Purina, Jacto, Monsanto, Massey Ferguson, Coimma, Pfizer,
Firestone, entre outras, que representam marcas de sementes, arames, ração,
pulverizadores, biotecnologia, tratores, instalações e vacinas.
A edição 2008 do Top of Mind foi a primeira a acontecer
após um prolongado período de crise no setor, que se refletiu nas
estratégias de marketing das empresas. De acordo com o promotor do evento,
Flávio Albim, a pesquisa é um termômetro para o setor, ele
não indica quem é o melhor, quem é o pior, ele simplesmente
dá uma indicação de como o mercado está recebendo
o trabalho que todas as empresas vêm fazendo. São 11 anos de
muita ansiedade, mas também de muito orgulho de ver o resultado que conseguimos
com o Top of Mind. A pesquisa surgiu para servir de referência ao projeto
da Revista Rural e para conhecermos o mercado do marketing. E agora, 11 anos depois,
a pesquisa é uma referência para as empresas que atuam no segmento,
comenta Albim também o diretor da Revista Rural.
Para ele, a pesquisa
tem um diferencial importante: marca o resultado de um bom marketing. Caso verídico
foi o da Pfizer. Favorecida por uma linha forte de produtos, para diversas aplicações,
e campanhas de marketing bem focadas, a empresa chegou em 2007, segundo dados
do SINDAN, na liderança no mercado nacional de produtos veterinários.
Com isto, a empresa abocanhou também o Top Of Mind em três categorias,
vacinas reprodutivas, vacinas e vermífugos. Com uma ascensão impressionante
e contínua, o Dectomax, produto da Pfizer, foi melhorando a sua participação
no mercado, e ultrapassando finalmente em 2008, o Ivomec na categoria vermífugos.
Este é um reconhecimento de um trabalho desenvolvimento ao longo
de vários anos. Em especial, nesta edição 2008, alcançarmos
o primeiro lugar na categoria, vermífugos. E a briga pela posição
faz bem em todos os sentidos, pois faz com que todos se empenhem em realizar um
trabalho cada vez melhor. Um importante agora é mantermos a posição
desejada, explica Elcio Ihde, gerente de Unidade de Negócios Bovinos
da Pfizer.
Outra empresa que saiu consagrada do evento foi a Monsanto.
A empresa levou o prêmio em três categorias: Biotecnologia, Sementes
e Herbicidas, com as marcas Monsanto, Agroceres e Roundup. É gratificante
para a empresa, que aposta em novidades, tecnologia e sempre visando os benefícios
para o produtor rural, receber o prêmio Top Of Mind. Agora vemos que estamos
na mente dos consumidores e em três categorias na qual apostamos muito,
diz José Ricardo Bastos, empresa Monsanto.
O Top of Mind Rural
2008 mostrou que as empresas estão apostando mais na inovação
quando o assunto é a divulgação de seus produtos, para não
perder a posição de Top. Um exemplo é a Novartis, que na
categoria antibiótico faturou o Top Of Mind com a marca Agrovet. Constatamos
que é uma marca forte. E a nossa intenção é continuar
investindo em campanhas e realizando um bom trabalho. Sabemos que um bom marketing
é o resultado de Top Of Mind, argumenta Jorge Erhardt, empresa Novartis.
Estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso
de uma empresa. E o caso da Lagoa da Serra, vencedora na categoria inseminação.
Acreditamos que seja um trabalho de inovação no mercado agregando
o uso da tecnologia. Um bom produto com marketing diferenciado que atinja o nosso
público é o nosso objetivo. São 11 anos que a marca é
lembrada (...). Em 2008, atingimos o índice de 38% e bem à frente
da concorrência, com a responsabilidade de que estamos fazendo o melhor,
conta Ricardo Abreu, empresa Lagoa da Serra.
Para realizar a premiação,
a Revista Rural (promotora do evento) realizou uma pesquisa com mais de 1.300
pessoas, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com
mais de 10 anos, o Top of Mind Rural é visto como uma pesquisa de muita
credibilidade pelas empresas do segmento rural. |