Com
recorde de público e um saldo positivo de 10 milhões em negócios
gerados, a Feicorte 2008 refletiu o atual bom momento em que vive a pecuária
brasileira.
A alta constante nos preços da arroba do boi foi uma
das motivações para que expositores e visitantes comparecessem à
Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que aconteceu entre
os dias 17 a 21 de junho, em São Paulo. Além disso, a 14ª Feicorte
trouxe como atrativo uma intensa programação: 17 palestras com especialistas
de diferentes nichos de mercado, congressos, leilões e julgamentos. Com
isto, a feira atraiu à capital paulista 350 expositores de todo elo da
cadeia produtiva e contabilizou a presença de 20 mil visitantes entre pecuaristas,
empresários e especialistas do setor, vindos de várias partes do
Brasil e também do exterior, além de três mil animais de 20
raças - como zebuínas, européias e sintéticas - e
mais 400 ovinos e caprinos. | |
Segundo
os organizadores, o saldo desta edição foi positivo: R$ 10 milhões
em negócios gerados considerando somente os leilões. De acordo
com o diretor do Agrocentro (responsável pela Feicorte), Décio Ribeiro
dos Santos, a feira acompanha a evolução da pecuária de corte
brasileira, atividade que colocou o Brasil na liderança do mercado internacional.
Ao longo de 14 anos, a Feicorte passou por todas as crises do mercado e
sobreviveu. Atualmente, a cadeia produtiva da carne passa por um momento muito
bom. Isto refletiu nesta edição, pois alcançamos todos os
recordes de negócios e público. A fase é tão boa que
já estamos planejando a 15ª edição do evento, no qual
pretendemos ampliar a feira em 40%, a sua área comercial, com expectativa
de abrir novas oportunidades para que mais empresas possam participar, conta
o diretor do Agrocentro.
Foi com essa expectativa de um incremento no
volume de negócios que a Feicorte também atraiu instituições
financeiras. Na edição de 2007, apenas o Banco do Brasil e a Bolsa
de Mercadorias & Futuros (BM&F), agora BM&F/Bovespa, participaram
da feira. Este ano, além das duas anteriores, a Nossa Caixa, Votorantim
Corretora e Banco do Nordeste marcaram presença. Essas instituições
têm grande interesse no agronegócio. Eles estão de olho no
potencial do setor, argumenta Décio Ribeiro.
Outro elo da
cadeia que teve forte presença foi os frigoríficos. A feira contou
com a presença de grande representatividade no segmento, como Marfrig,
Bertim e Independência. Assim também como o restaurante renomado,
Rubaiyat, de São Paulo. Para nós pecuaristas, podemos dizer
que saímos do período de trevas. Com a alta da arroba, o produtor
é mais bem remunerado e acaba investindo mais na genética, como
nos cruzamentos industriais, e nos confinamentos, com o intuito de produzir carne
com melhor qualidade. Esta é a primeira grande mudança, que sentimos
neste bom momento da pecuária. Isto reflete em toda cadeia produtiva,
diz Belarmino Iglesias Filho, sócio do restaurante Rubaiyat.
O
número de leilões, para os interessados em investir na genética
do plantel com exemplares de elite das raças bovinas, como Nelore, Brahman,
Guzerá, Canchim, Angus, Santa Gertrudis, Simental, Simbrasil e Senepol,
realizados durante a feira também aumentou significamente. Em 2007, foram
14 leilões, sendo 19 nesta edição. O número
de animais nos leilões aumentou, por causa do bom momento do mercado. Os
pecuaristas estão mais otimistas e até reservaram datas para o próximo
ano, argumenta Adriana Carvalho de Moura, zootecnista e coordenadora técnica
da Feicorte. Segundo ela, a expansão dos bons negócios foi sentida
também em outros segmentos. Neste ano, criadores de Quarto de Milha, Paint
Horse e Appaloosa promoveram pela primeira vez o julgamento destas raças.
Como maior evento indoor da cadeia produtiva da carne na América
Latina, a Feicorte cumpriu o papel de centro de fomento do setor. Graças
à farta programação de informações e negócios,
a feira viabilizou o acesso dos presentes a informações de alto
nível e diversas oportunidades de negócios. Além disso, a
intensa visitação aponta para o novo panorama que a pecuária
brasileira viverá nos próximos anos, ressalta Décio
Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro/ Feicorte. Destaques
Feicorte 2008 Nesta
edição, mais de 70 animais de diversas raças estiveram expostos
no Shopping Multiraças (uma parceria entre o Agrocentro, a 360 Eventos
e a Nova Leilões). O evento, que permite que os animais fiquem em baias
colocadas no corredor principal da feira destinado às vendas, superaram
em 40% o total negociado em comparação ao ano passado, quando o
Shopping foi realizado pela primeira vez.
Outro destaque da 14ª Feicorte
foi a raça Wagyu. Em comemoração ao centenário da
Imigração Japonesa, a raça conhecida como Kobe Beef (em referência
à cidade japonesa de Kobe - localizada na região de Hyogo - berço
da raça), foi uma das estrelas da alta gastronomia, protagonizando pratos
no restaurante Rubaiyat, presente na feira. Os visitantes da Feicorte tiveram
a oportunidade de conhecer o sabor e a suculência da carne do Wagyu durante
o evento, graças à parceria entre a Associação Brasileira
dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu e o Grupo Rubaiyat. |