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TOP
OF MIND - ONZE ANOS DE SUCESSO E CONFIANÇA rev
123 - maio 2008 |
Além
disso, a edição 2008 da pesquisa foi a primeira a acontecer após
um prolongado período de crise no setor, que se refletiu nas estratégias
de marketing das empresas. Novas marcas e nomes conceituados na corrida de gigantes
do Top of Mind Rural. Nesta 11ª edição, a pesquisa agregou
45 categorias - entre produtos e serviços pesquisados - e trouxe novidades,
destaque para: Biotecnologia e Defensivos para Pastagem. A diversidade de produtos
e marcas fez com que nesta edição também houvesse um desmembramento
de categorias, como, por exemplo: Vacinas Reprodutivas, Vacinas para Aftosa, Colheitadeiras
de Cana, Caminhões Leves e Caminhões Pesados e Moto Bomba. Assim,
também houve o retorno de outras categorias, a exemplo das Roçadeiras.
Os avanços tecnológicos e o campo cada vez mais altamente
produtivo trouxeram à mente das pessoas e no campo, a Biotecnologia. Nesta
edição, a Monsanto aparece como estreante nesta nova categoria do
gênero. E por falar em produtividade, outra espécie lembrada na pesquisa
foi a de Defensivos para Pastagem. Nesta classificação, a Dow, conquistou
o primeiro lugar. A edição do Top of Mind Rural 2007, houve
desmembramentos importantes para o setor. Foi o que aconteceu no caso das Vacinas,
Colheitadeira, Moto Bomba, Caminhões. Na categoria, por exemplo, estreante
das Vacinas Reprodutivas, o produto Cattle Master, da Pfizer, apareceu pela primeira
vez na pesquisa. O mesmo aconteceu para a categoria Vacinas para Aftosa, com a
Coopers, liderando o primeiro lugar. Nesta edição também,
o boom do setor canavieiro fez com que surgisse a categoria específica
de Colheitadeira de Cana, e a Case, surgiu primeiramente lembrada pelos entrevistados.
Outro que aparece estreando na pesquisa é a categoria Moto Bomba. Destaque
para a Honda, que venceu pela primeira vez. Com o agronegócio andando
de vento e polpa, outro desmembramento foi a de Caminhões, para Leve e
Pesados. Destaque para F-400 e Volkswagen. De quebra, a categoria
Roçadeiras, retornou este ano, depois de quatro anos de ausência.
E a Honda deu a arrancada pelo primeiro lugar. |
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Reflexo
do trabalho Neste
ano, o prêmio Top of Mind Rural refletiu o trabalho do departamento de marketing
das grandes empresas em um período de quase dois anos de crise do agronegócio.
Aquelas companhias que mantiveram o investimento nesta área colheram os
resultados neste momento.De fato, esta é a primeira pesquisa depois
de uma turbulência negativa do mercado do agronegócio. Na verdade,
o resultado das entrevistas serve para avaliar como as empresas se mantiveram
e trabalharam suas marcas e seus produtos. Isto nós dá muita segurança,
pois analisamos diversos exemplos de empresas que caíram na pesquisa e
que mais para frente caíram em porcentagem de vendas. Ou seja, os números
oficiais têm comprovado o resultado da pesquisa, ressalta o diretor.
Nesta 11ª edição, para descobrir quais são as marcas
mais lembradas do País, a Revista Rural entrevistou 1.322 pessoas, das
regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, sendo este último
com maior abrangência na pesquisa. Há mais de dez anos, o
Top of Mind Rural é visto com credibilidade pelas empresas do segmento
rural. Foram ouvidas pessoas de ambos os sexos, de todas as classes sociais (A,
B, C e D). Cada entrevistado foi convidado a citar a primeira marca de que lembrava
ao pensar em uma empresa, produto, serviço ou personalidade. O levantamento
foi realizado entre os dias 24 de março a 08 de abril de 2008 e com uma
margem de erro de 2%. De acordo com o diretor do Top of Mind Rural, Flavio
Albim, a pesquisa concede a Revista muita credibilidade, mas também contabiliza
desafetos. Tem muita empresa que nos culpa quando não vai tão
bem na pesquisa. No entanto, o Top of Mind Rural serve para que estas companhias
observem o que fazem para promover a marca ou o seu produto. E isso não
é o quanto ela gasta, mas de que maneira ela gasta. O Top é só
um sintoma, o Top é um termômetro, ele não indica quem é
o melhor, quem é o pior, mas simplesmente dá a indicação
de como o mercado está recebendo o trabalho que todas as empresas vêm
fazendo, afirma o diretor. |
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