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 |   TOP 
OF MIND - ONZE ANOS DE SUCESSO E CONFIANÇA  rev 
123 - maio 2008  |     
 |     Além 
disso, a edição 2008 da pesquisa foi a primeira a acontecer após 
um prolongado período de crise no setor, que se refletiu nas estratégias 
de marketing das empresas. Novas marcas e nomes conceituados na corrida de gigantes 
do Top of Mind Rural. Nesta 11ª edição, a pesquisa agregou 
45 categorias - entre produtos e serviços pesquisados - e trouxe novidades, 
destaque para: Biotecnologia e Defensivos para Pastagem. A diversidade de produtos 
e marcas fez com que nesta edição também houvesse um desmembramento 
de categorias, como, por exemplo: Vacinas Reprodutivas, Vacinas para Aftosa, Colheitadeiras 
de Cana, Caminhões Leves e Caminhões Pesados e Moto Bomba. Assim, 
também houve o retorno de outras categorias, a exemplo das Roçadeiras. 
    Os avanços tecnológicos e o campo cada vez mais altamente 
produtivo trouxeram à mente das pessoas e no campo, a Biotecnologia. Nesta 
edição, a Monsanto aparece como estreante nesta nova categoria do 
gênero. E por falar em produtividade, outra espécie lembrada na pesquisa 
foi a de Defensivos para Pastagem. Nesta classificação, a Dow, conquistou 
o primeiro lugar.   A edição do Top of Mind Rural 2007, houve 
desmembramentos importantes para o setor. Foi o que aconteceu no caso das Vacinas, 
Colheitadeira, Moto Bomba, Caminhões. Na categoria, por exemplo, estreante 
das Vacinas Reprodutivas, o produto Cattle Master, da Pfizer, apareceu pela primeira 
vez na pesquisa. O mesmo aconteceu para a categoria Vacinas para Aftosa, com a 
Coopers, liderando o primeiro lugar. Nesta edição também, 
o boom do setor canavieiro fez com que surgisse a categoria específica 
de Colheitadeira de Cana, e a Case, surgiu primeiramente lembrada pelos entrevistados. 
Outro que aparece estreando na pesquisa é a categoria Moto Bomba. Destaque 
para a Honda, que venceu pela primeira vez. Com o agronegócio andando 
de vento e polpa, outro desmembramento foi a de Caminhões, para Leve e 
Pesados. Destaque para F-400 e Volkswagen. De quebra, a categoria 
Roçadeiras, retornou este ano, depois de quatro anos de ausência. 
E a Honda deu a arrancada pelo primeiro lugar.   |  
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 |     Reflexo 
do trabalho Neste 
ano, o prêmio Top of Mind Rural refletiu o trabalho do departamento de marketing 
das grandes empresas em um período de quase dois anos de crise do agronegócio. 
Aquelas companhias que mantiveram o investimento nesta área colheram os 
resultados neste momento.De fato, esta é a primeira pesquisa depois 
de uma turbulência negativa do mercado do agronegócio. Na verdade, 
o resultado das entrevistas serve para avaliar como as empresas se mantiveram 
e trabalharam suas marcas e seus produtos. Isto nós dá muita segurança, 
pois analisamos diversos exemplos de empresas que caíram na pesquisa e 
que mais para frente caíram em porcentagem de vendas. Ou seja, os números 
oficiais têm comprovado o resultado da pesquisa, ressalta o diretor.  
 Nesta 11ª edição, para descobrir quais são as marcas 
mais lembradas do País, a Revista Rural entrevistou 1.322 pessoas, das 
regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, sendo este último 
com maior abrangência na pesquisa.   Há mais de dez anos, o 
Top of Mind Rural é visto com credibilidade pelas empresas do segmento 
rural. Foram ouvidas pessoas de ambos os sexos, de todas as classes sociais (A, 
B, C e D). Cada entrevistado foi convidado a citar a primeira marca de que lembrava 
ao pensar em uma empresa, produto, serviço ou personalidade. O levantamento 
foi realizado entre os dias 24 de março a 08 de abril de 2008 e com uma 
margem de erro de 2%.    De acordo com o diretor do Top of Mind Rural, Flavio 
Albim, a pesquisa concede a Revista muita credibilidade, mas também contabiliza 
desafetos. Tem muita empresa que nos culpa quando não vai tão 
bem na pesquisa. No entanto, o Top of Mind Rural serve para que estas companhias 
observem o que fazem para promover a marca ou o seu produto. E isso não 
é o quanto ela gasta, mas de que maneira ela gasta. O Top é só 
um sintoma, o Top é um termômetro, ele não indica quem é 
o melhor, quem é o pior, mas simplesmente dá a indicação 
de como o mercado está recebendo o trabalho que todas as empresas vêm 
fazendo, afirma o diretor.  |       
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 |   PROIBIDA 
A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO 
DOS EDITORES  |     |     |