A
Revista Rural testou o Discovery 3, um veículo luxuoso,
como todo Land Rover, e muito eficiente na terra. Agregando
de forma harmoniosa estas duas caracteristicas, aparentemente
antagônicas, o modelo é quase uma limusine para
andar no barro. Utilitário esportivo que é verdadeiramente
off road tem que ser espartano e não pode ter acabamento
sofisticado. Se você é um dos que pensam assim,
esqueça. Tá na hora de conhecer o Discovery
3, da Land Rover, que prova que não é preciso
sofrer para enfrentar os caminhos mais difíceis. O
modelo testado pela equipe da Revista Rural é o mais
simples da linha, e contava com motor Turbo 2.7 V6 diesel.
O veículo agrega três características:
o conforto de um sedan de luxo, a força de um SUV (utilitário
esportivo) e a capacidade interna de uma van.
|
|
E
de uma maneira geral o Discovery 3 atende aos três requisitos,
mas o luxo é surpreendente se comparado a outros esportivos.
A potência de 190 cavalos é mais que suficiente
para puxar as duas toneladas e meia - o mínimo de peso.
Chega a fazer 0 100 Km/h em 12,8 segundos. O que é
um bom desempenho para um câmbio automático.
Vale ressaltar o controle de tração que deixa
o motorista mais a vontade para exigir do veículo.
Por rodar em diversos tipos de solo, o Discovery 3 não
poderia ficar sem tração 4X4. Com um torque
de 44 Kgfm ele responde rapidamente quando necessário.
Além disso, possui o sistema Terrain Response que permite
adequar o veículo a cinco diferentes solos: areia,
terra, lama, asfalto e grama.
Entre tantos itens de conforto, um dos que mais chamaram a
atenção foi o ar condicionado, que possui regulagem
traseira independente da dianteira. Os bancos, a manopla de
câmbio e o volante são de couro, mas o diferencial
é o aquecimento de todos os assentos.
Outro ponto indispensável para um carro confortável
é o piloto automático. No Discovery 3, o motorista
pode acionar, cancelar ou aumentar a velocidade no próprio
volante. O PDC é o último item de conforto selecionado.
Ele controla as distâncias no momento de estacionar,
impedindo que raspe ou amasse.
O que poderia ser aprimorado é a posição
do extintor. Localizado no pé do carona, ele impede
que o passageiro estique as pernas confortavelmente.
A segurança para os passageiros é feita por
até dez air bags espalhados nas partes frontais e laterais
do veículo. São quatro na parte dianteira. Dois
nas laterais e dois na frente. O restante são cortinas
laterais. O que traria maior segurança seria aumentar
os espelhos retrovisores, já que há um ponto
cego razoável.
O tanque de 82,3 litros permite ao motorista rodar mais de
800 km sem reabastecimento. O consumo de diesel é baixo
por ser câmbio automático.
O Discovery 3 tem três modelos diferentes. Além
do motor testado, existem o 4.0 V6 a gasolina e o 4.4 V8 a
gasolina. Os preços variam entre R$ 159.900 e R$ 239.500.
|