O
destaque foi na categoria de caminhões semileves, a qual obteve um índice
aumento de 158,24%, no comparativo de janeiro (2007/2008). Os semipesados também
tiveram uma alta significativa de 88% nesse mesmo período. 33
anos de história Este
ano a F-4000, da Ford, completa 33 anos, e já contabiliza 160 mil unidades
vendidas desde o lançamento do veículo, em 1975, no País.
Na categoria dos semileves, esse caminhão é um utilitário
capaz de suprir as necessidades, tanto para o caminhoneiro autônomo como
para o pecuarista, o hortifrutigranjeiro, entre outros profissionais do campo.
(Confira na tabela os modelos de destaque para cada aplicação no
meio rural e as respectivas características).
Atualmente o veículo
conta com o motor Cummins B3.9 120 P5-0 Turbodiesel Aftercooler, quatro cilindros
em linha, com 120 calavos (cv) de potência e 45 mkgf de torque. Atende ao
nível de emissões do Conama Fase V (euro III), sem a necessidade
de dispositivos eletrônicos, o que facilita a manutenção dele
e diminui os custos operacionais.
Já para o setor canavieiro e
madeireiro, a Ford traz o caminhão C-5032e veículo com tração
6x4, com vocação off-road (fora-de-estrada), com uma
Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 50 toneladas e a distância
entre eixos de 5.940mm, já saindo de fábrica com a preparação
para montagem de engate para reboque. A
constelação da Volks Líder
na produção de caminhões em 2007 com 39.328 veículos
uma faixa de quase 29% do mercado (Anfavea), a Volkswagen oferece itens
diversificados às categorias leve, médio, semipesado, pesado e extrapesado.
Para a recém-criada ETH Bioenergia (julho/2007), os caminhões da
Volks tem ajudado muito no desenvolvimento dos trabalhos da empresa até
então. Voltada para a produção de açúcar, etanol
e energia elétrica, a companhia, que faz parte da Organização
Odebrecht, destaca o histórico com a montadora para a aquisição
dos veículos.
A experiência da Construtora Odebrecht
com a utilização de caminhões Volksvagem em várias
obras da empresa teve um grande peso no momento da decisão, explica
Eduardo P. Carvalho, diretor de relações institucionais da ETH Bioenergia.
Outro fator importante foi em função da montadora apresentar
os melhores prazos de entrega, comparados aos principais concorrentes, conclui.
Ao todo, a empresa adquiriu 51 unidades, com um investimento superior a R$ 8 milhões.
Os caminhões estão sendo utilizados nos pólos de produção
de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Entre os modelos utilizados
pela ETH, está o extrapesado da família Constellation 31.320 com
tração 6x4. O veículo possui motor Cummins ISC / Turbo e
Intercooler, 8.270 cilindradas, potência máxima de 320 cavalos e
torque máximo de 131 kgfm.
Ano passado, a constelação
da Volks cresceu mais com o lançamento da linha 370 (Constellation), de
agosto a dezembro, com os modelos 19.370, 25.370 e 31.370. De acordo com a assessoria
de imprensa da montadora, foram 441 unidades vendidas em 2007. Só em janeiro
deste ano foram, 187.
Esses caminhões, do segmento extrapesado,
atende o transporte tanto de grãos e de gado (modelos 19 e 25) como o de
cana-de-açúcar e madeira (modelo 31). Peso
pesado Na
categoria de caminhões pesados, a Mercedes-Benz atingiu a maior produção
do segmento no mês de janeiro deste ano, com 1.107 veículos
cerca de 35% do total produzido nessa faixa, segundo os dados da Anfavea. Nessa
categoria, os modelos Axor 1933 4x2 e Axor 2533 6x2 mostram boa aplicabilidade
no transporte de animais e de grãos, além de servir no transporte
de produtos que necessitam de refrigeração, com a opção
de furgão frigorificado. O cavalo-mecânico Axor 1933 é indicado
para o transporte rodoviário de curtas e médias distâncias,
em especial, a operadores logísticos e transportadores em geral que possuem
nas transferências de cargas volumosas e baixo peso sua principal atividade.
Entre
os diversos implementos possíveis, o veículo é indicado para
tracionar semi-reboques do tipo sider, baú, porta-container e cegonheiros.
Com uma CMT de 47 toneladas, o caminhão permite a utilização
de semi-reboques de grande volume, com comprimento de até 15,4. Já
o modelo 2533 é melhor aplicado no transporte de cargas de grande volume
ou operações rodoviárias que necessitem de elevada velocidade
média operacional, como, por exemplo, combustíveis, produtos químicos
e frigorificados. O caminhão possui uma CMT, de 47 toneladas e permite
a montagem de carroçarias de até 9,5 metros de comprimento. Números
positivos Presente
no mercado de produção e comercialização de caminhões
e ônibus desde 1997, a Iveco registrou um significativo desempenho na produção
em 2007, com 5.029 caminhões (Anfavea). Esse número representou
cerca de 81% a mais da produção registrada em 2006. Entre os veículos
para o auxílio ao trabalho rural é válido destacar o Daily
45S14, lançado em janeiro desse ano. O caminhão da categoria leve
possui o entre eixos com 3.450 mm, o qual assegura ao motorista melhor manobrabilidade,
menor necessidade de troca de marchas, garantia de retomadas mais ágeis
e mais força para superar aclives.
Entre os pesados, o destaque
vai para o Iveco Stralis, versão 6x2, com duas motorizações
(380 cv e 420 cv). Os modelos possuem um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de
48.500 toneladas, com semi-reboque de três eixos convencionais, 53.000 toneladas
com semi-reboque de três eixos distanciados e 57.000 para bitrem. Esses
veículos podem ser aplicados no transporte de grãos, madeira, cana-de-açúcar,
além de produtos frigorificados. |