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destaque foi na categoria de caminhões semileves, a qual obteve um índice 
aumento de 158,24%, no comparativo de janeiro (2007/2008). Os semipesados também 
tiveram uma alta significativa de 88% nesse mesmo período. 33 
anos de história Este 
ano a F-4000, da Ford, completa 33 anos, e já contabiliza 160 mil unidades 
vendidas desde o lançamento do veículo, em 1975, no País. 
Na categoria dos semileves, esse caminhão é um utilitário 
capaz de suprir as necessidades, tanto para o caminhoneiro autônomo como 
para o pecuarista, o hortifrutigranjeiro, entre outros profissionais do campo. 
(Confira na tabela os modelos de destaque para cada aplicação no 
meio rural e as respectivas características).
   Atualmente o veículo 
conta com o motor Cummins B3.9 120 P5-0 Turbodiesel Aftercooler, quatro cilindros 
em linha, com 120 calavos (cv) de potência e 45 mkgf de torque. Atende ao 
nível de emissões do Conama Fase V (euro III), sem a necessidade 
de dispositivos eletrônicos, o que facilita a manutenção dele 
e diminui os custos operacionais.
   Já para o setor canavieiro e 
madeireiro, a Ford traz o caminhão C-5032e  veículo com tração 
6x4, com vocação off-road (fora-de-estrada), com uma 
Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 50 toneladas e a distância 
entre eixos de 5.940mm, já saindo de fábrica com a preparação 
para montagem de engate para reboque. A 
constelação da Volks Líder 
na produção de caminhões em 2007 com 39.328 veículos 
 uma faixa de quase 29% do mercado (Anfavea), a Volkswagen oferece itens 
diversificados às categorias leve, médio, semipesado, pesado e extrapesado.
   
Para a recém-criada ETH Bioenergia (julho/2007), os caminhões da 
Volks tem ajudado muito no desenvolvimento dos trabalhos da empresa até 
então. Voltada para a produção de açúcar, etanol 
e energia elétrica, a companhia, que faz parte da Organização 
Odebrecht, destaca o histórico com a montadora para a aquisição 
dos veículos.
   A experiência da Construtora Odebrecht 
com a utilização de caminhões Volksvagem em várias 
obras da empresa teve um grande peso no momento da decisão, explica 
Eduardo P. Carvalho, diretor de relações institucionais da ETH Bioenergia. 
Outro fator importante foi em função da montadora apresentar 
os melhores prazos de entrega, comparados aos principais concorrentes, conclui.
   
Ao todo, a empresa adquiriu 51 unidades, com um investimento superior a R$ 8 milhões. 
Os caminhões estão sendo utilizados nos pólos de produção 
de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Entre os modelos utilizados 
pela ETH, está o extrapesado da família Constellation 31.320 com 
tração 6x4. O veículo possui motor Cummins ISC / Turbo e 
Intercooler, 8.270 cilindradas, potência máxima de 320 cavalos e 
torque máximo de 131 kgfm.
   Ano passado, a constelação 
da Volks cresceu mais com o lançamento da linha 370 (Constellation), de 
agosto a dezembro, com os modelos 19.370, 25.370 e 31.370. De acordo com a assessoria 
de imprensa da montadora, foram 441 unidades vendidas em 2007. Só em janeiro 
deste ano foram, 187.
   Esses caminhões, do segmento extrapesado, 
atende o transporte tanto de grãos e de gado (modelos 19 e 25) como o de 
cana-de-açúcar e madeira (modelo 31). Peso 
pesado Na 
categoria de caminhões pesados, a Mercedes-Benz atingiu a maior produção 
do segmento no mês de janeiro deste ano, com 1.107 veículos  
cerca de 35% do total produzido nessa faixa, segundo os dados da Anfavea. Nessa 
categoria, os modelos Axor 1933 4x2 e Axor 2533 6x2 mostram boa aplicabilidade 
no transporte de animais e de grãos, além de servir no transporte 
de produtos que necessitam de refrigeração, com a opção 
de furgão frigorificado. O cavalo-mecânico Axor 1933 é indicado 
para o transporte rodoviário de curtas e médias distâncias, 
em especial, a operadores logísticos e transportadores em geral que possuem 
nas transferências de cargas volumosas e baixo peso sua principal atividade.
  Entre 
os diversos implementos possíveis, o veículo é indicado para 
tracionar semi-reboques do tipo sider, baú, porta-container e cegonheiros. 
Com uma CMT de 47 toneladas, o caminhão permite a utilização 
de semi-reboques de grande volume, com comprimento de até 15,4. Já 
o modelo 2533 é melhor aplicado no transporte de cargas de grande volume 
ou operações rodoviárias que necessitem de elevada velocidade 
média operacional, como, por exemplo, combustíveis, produtos químicos 
e frigorificados. O caminhão possui uma CMT, de 47 toneladas e permite 
a montagem de carroçarias de até 9,5 metros de comprimento. Números 
positivos Presente 
no mercado de produção e comercialização de caminhões 
e ônibus desde 1997, a Iveco registrou um significativo desempenho na produção 
em 2007, com 5.029 caminhões (Anfavea). Esse número representou 
cerca de 81% a mais da produção registrada em 2006. Entre os veículos 
para o auxílio ao trabalho rural é válido destacar o Daily 
45S14, lançado em janeiro desse ano. O caminhão da categoria leve 
possui o entre eixos com 3.450 mm, o qual assegura ao motorista melhor manobrabilidade, 
menor necessidade de troca de marchas, garantia de retomadas mais ágeis 
e mais força para superar aclives.
   Entre os pesados, o destaque 
vai para o Iveco Stralis, versão 6x2, com duas motorizações 
(380 cv e 420 cv). Os modelos possuem um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 
48.500 toneladas, com semi-reboque de três eixos convencionais, 53.000 toneladas 
com semi-reboque de três eixos distanciados e 57.000 para bitrem. Esses 
veículos podem ser aplicados no transporte de grãos, madeira, cana-de-açúcar, 
além de produtos frigorificados.  |