Com
a ajuda de alguns acessórios (oferecidos pela maioria
das concessionárias no ato da venda mas que não
são originais de fábrica), como para-choque
de impulsão - ou quebra-mato, estribo e engate traseiro,
até que a sua aparência fica bem mais agressiva.
O
modelo testado pela Revista Rural tinha todos esses acessórios,
mais farol de milha e rack (original), e equipado com motor
1.0 Supercharger. O motor, aliás, que poderia ter sido
um limitador no teste, acabou sendo uma das maiores supresas.
Com a versão vitaminada do Supercharger utilizada no
Ecosport, o carro apresenta 95 cv de potência, apenas
três a menos que o motor 1.6 que equipa a versão
XL ou XLT com 98 cv. O que mais impressiona é que,
com o Supercharger 1.0, o veículo ficou mais ágil
em função da relação mais curta
do câmbio, é também mais econômica
que o 1.6, embora o consumo do modelo testado pela revista
não tenha sido o habitual de um motor 1.0 tradicional,
com seus 60 - 70 cv.
Gasta-se
um pouco mais, mas em compensação não
há frustração na hora em que se exige
mais motor, como subir uma ladeira mais inclinada, ou mesmo
trechos mais longos de serra, mesmo com o veículo carregado
com 5 pessoas mais bagagem. É reconfortante para os
habituados aos populares de 1.000 cc, não ter que dar
a tradicional reduzida em trechos mais longos de subida. Em
viagens, muitas vezes dava-se a impressão de estar
a bordo de um motor mais potente alguns 1.6 disponíveis
no mercado atualmente possuem menos que os 95 cv da versão
vitaminada do Supercharger 1.0. Talvez um tanque um pouco
maior do que o de 45 litros, garantido mais autonomia, melhorasse
a vocação para estrada, para jornadas mais longas,
já que funcionalidade o jipinho tem de sobra.
Em termos de estabilidade, o Ecosport também causa
boa impressão. Montado sobre a mesma plataforma do
Ford Fiesta, a maior elevação do utilitário
em relação ao solo não comprometeu a
suspensão. Firme nas curvas e sobre terrenos irregulares,
o Ecosport apresentou boa absorção de impactos
e baixo nível de ruído em seu interior. A largura
e diâmentro dos pneus (205/65 - aro 15) contribui significativamente
para garantir a boa estabilidade do conjunto, que deve ganhar
em breve a tração 4x4 nas versões mais
potentes do modelo.
A presença da direção hidráulica
de série e a boa posição do motorista,
auxiliada com regulagens de altura do volante e do banco do
motorista presente no modelo testado, conferem vantagens a
Ecosport no quesito dirigibilidade. Apesar de não ser
um carro muito grande comprimento cm, largura 432 cm, largura
173 cm, altura 162 cm e entre -eixos 249 cm a posição
de dirigir e a boa visão da área externa dão
ao condutor a impressão de estar a bordo de um carro
de maiores dimensões.
Em
busca de Espaço
Não
pense e levar muita coisa na parte interna do Ecosport. O
porta malas tem capacidade para apenas 295 litros. O acesso
fica facilitado em função da tampa do porta-malas
ter abertura horizontal. Isso, porém, acaba se tornando
um complicador na hora de abri-la em estacionamentos apertados,
como em shoppings e edifícios exigindo maior distância
das paredes ou de carros estacionados atrás. Há
também alguns porta-objetos pequenos nas paredes laterais
da tampa do porta-malas.
Mas espaço não chega a ser um problema no Ecosport.
o infindável número de porta-objetos, como o
localizado abaixo do bando do carona grande suficiente para
acomodar cargas maiores. Utilizando o rack, a equipe da Revista
Rural conseguiu, inclusive, transportar uma mesa 1,50 x 0,80
m sem dificuldades e com boa segurança. Mas a grande
vedete das frescuras do carro está na área superior
do painel, acima do porta-luvas: um compartimento refrigerado,
que aproveita o sistema do ar condicionado ligado para manter
bebidas geladas durante viagem, por exemplo. Um conforto,
entretanto, oneroso, considerando que o ar-condicionado tem
que ficar funcionando durante toda a viagem, o que ficar funcionando
durante toda a viagem, o que pode comprometer um pouco o consumo.
No teste de popularidade, o Ecosport superou todas as expectativas.
Em postos de gasolina, estacionamentos de shopping e nos semáforos,
foi difícil não aparecer alguém para
fazer comentário: Mas é bonitinho mesmo! A Ford
acertou a mão! É muito caro? É importado?!,
dizia a maioria. Embora o público alvo da Ford para
o Ecosport sejam os jovens na faixa dos 30 anos, grande foi
o número de senhores de mais de 50 que nos abordaram
interessados no carro.
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