O
velho ditado Tamanho não é documento
parece ter sido feito sob encomenda para a Courier 1.6 XL.
A picape derivada, tanto em capacidade de carga como em desempenho.
Assim como a maioria das mini picapes, derivadas de outros
carros de passeio, a Courier 1.6 XL pode, erroneamente, dar
a impressão de ser um veículo adaptado a um
uso que não é seu original. O visual moderno
e o número de assessórios e equipamentos reforçam
ainda mais a imagem que esses veículos tem de serem
voltados para um uso mais esportivo ou de passeio. Mas, é
só exigir um pouco mais da Courier 1.6 XL, num terreno
acidentado, em condições mais agressivas, para
perceber que o potencial da picape Ford vai bem mais além.
Dotada do já consagrado motor Zetec rocan 1.6L-8 válvulas,
a Courier tem desempenho de sobra, tanto vazia, como carregada,
levando sem dificuldades até 700 quilos. As características
do motor deixam a picape com excelente relação
desempenho/consumo, com 95cv de potência a 5.500 rpm,
e toque de 138,8 Nm/14,2 kgfm a 2.250 rpm. Respostas rápidas
tanto nas saídas e retomadas de velocidade, como nos
imprevistos do trânsito deixam a Courier bem esperta.
Ao sair com ela vazia (sem carga), as primeiras aceleradas
chegam a assustar os menos avisados, tamanha é a reposta
do motor Zetec RoCam 1.6.
Uma novidade no modelo 2001 da Courier é o eixo traseiro,
rígido, com molas parabólicas tipo lâmina
única (uma para cada lado), com batente auxiliar. Na
frente, ela apresenta suspensão independente, tipo
MacPherson, com braços inferiores triangulares e barra
estabilizadora. Essa suspensão, aliada ao sistema de
freios hidráulico, com duplo circuito com servo assistência
e válvula proporcionadora sensível a carga,
garante grande estabilidade com muito ou pouco peso atrás.
São itens de série no modelo XL: direção
hidráulica, ar-condicionado, sistema PATS imobilizador
anti- furto, vidros e travas elétricas, relógio
digital, brake light, tacômetro, faróis de neblina,
rodas de liga leve, iluminação da caçamba,
rede porta - objetos atrás dos bancos, janela traseira
deslizante, grade protetora no vidro traseiro e grade protetora
e grade para choques pintados na cor do veículo.
|