Com recorde de público e um saldo positivo de 10 milhões em negócios gerados, a Feicorte 2008 refletiu o atual bom momento em que vive a pecuária brasileira.
A alta constante nos preços da arroba do boi foi uma das motivações para que expositores e visitantes comparecessem à Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que aconteceu entre os dias 17 a 21 de junho, em São Paulo. Além disso, a 14ª Feicorte trouxe como atrativo uma intensa programação: 17 palestras com especialistas de diferentes nichos de mercado, congressos, leilões e julgamentos. Com isto, a feira atraiu à capital paulista 350 expositores de todo elo da cadeia produtiva e contabilizou a presença de 20 mil visitantes entre pecuaristas, empresários e especialistas do setor, vindos de várias partes do Brasil e também do exterior, além de três mil animais de 20 raças – como zebuínas, européias e sintéticas – e mais 400 ovinos e caprinos.
Segundo os organizadores, o saldo desta edição foi positivo: R$ 10 milhões em negócios gerados – considerando somente os leilões. De acordo com o diretor do Agrocentro (responsável pela Feicorte), Décio Ribeiro dos Santos, a feira acompanha a evolução da pecuária de corte brasileira, atividade que colocou o Brasil na liderança do mercado internacional. “Ao longo de 14 anos, a Feicorte passou por todas as crises do mercado e sobreviveu. Atualmente, a cadeia produtiva da carne passa por um momento muito bom. Isto refletiu nesta edição, pois alcançamos todos os recordes de negócios e público. A fase é tão boa que já estamos planejando a 15ª edição do evento, no qual pretendemos ampliar a feira em 40%, a sua área comercial, com expectativa de abrir novas oportunidades para que mais empresas possam participar”, conta o diretor do Agrocentro.
Foi com essa expectativa de um incremento no volume de negócios que a Feicorte também atraiu instituições financeiras. Na edição de 2007, apenas o Banco do Brasil e a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), agora BM&F/Bovespa, participaram da feira. Este ano, além das duas anteriores, a Nossa Caixa, Votorantim Corretora e Banco do Nordeste marcaram presença. “Essas instituições têm grande interesse no agronegócio. Eles estão de olho no potencial do setor”, argumenta Décio Ribeiro.
Outro elo da cadeia que teve forte presença foi os frigoríficos. A feira contou com a presença de grande representatividade no segmento, como Marfrig, Bertim e Independência. Assim também como o restaurante renomado, Rubaiyat, de São Paulo. “Para nós pecuaristas, podemos dizer que saímos do período de trevas. Com a alta da arroba, o produtor é mais bem remunerado e acaba investindo mais na genética, como nos cruzamentos industriais, e nos confinamentos, com o intuito de produzir carne com melhor qualidade. Esta é a primeira grande mudança, que sentimos neste bom momento da pecuária. Isto reflete em toda cadeia produtiva”, diz Belarmino Iglesias Filho, sócio do restaurante Rubaiyat.
O número de leilões, para os interessados em investir na genética do plantel com exemplares de elite das raças bovinas, como Nelore, Brahman, Guzerá, Canchim, Angus, Santa Gertrudis, Simental, Simbrasil e Senepol, realizados durante a feira também aumentou significamente. Em 2007, foram 14 leilões, sendo 19 nesta edição. “O número de animais nos leilões aumentou, por causa do bom momento do mercado. Os pecuaristas estão mais otimistas e até reservaram datas para o próximo ano”, argumenta Adriana Carvalho de Moura, zootecnista e coordenadora técnica da Feicorte. Segundo ela, a expansão dos bons negócios foi sentida também em outros segmentos. Neste ano, criadores de Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa promoveram pela primeira vez o julgamento destas raças.
“Como maior evento indoor da cadeia produtiva da carne na América Latina, a Feicorte cumpriu o papel de centro de fomento do setor. Graças à farta programação de informações e negócios, a feira viabilizou o acesso dos presentes a informações de alto nível e diversas oportunidades de negócios. Além disso, a intensa visitação aponta para o novo panorama que a pecuária brasileira viverá nos próximos anos”, ressalta Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro/ Feicorte.
Destaques Feicorte 2008
Nesta edição, mais de 70 animais de diversas raças estiveram expostos no Shopping Multiraças (uma parceria entre o Agrocentro, a 360 Eventos e a Nova Leilões). O evento, que permite que os animais fiquem em baias colocadas no corredor principal da feira destinado às vendas, superaram em 40% o total negociado em comparação ao ano passado, quando o Shopping foi realizado pela primeira vez.
Outro destaque da 14ª Feicorte foi a raça Wagyu. Em comemoração ao centenário da Imigração Japonesa, a raça conhecida como Kobe Beef (em referência à cidade japonesa de Kobe – localizada na região de Hyogo – berço da raça), foi uma das estrelas da alta gastronomia, protagonizando pratos no restaurante Rubaiyat, presente na feira. Os visitantes da Feicorte tiveram a oportunidade de conhecer o sabor e a suculência da carne do Wagyu durante o evento, graças à parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu e o Grupo Rubaiyat.