Agricultura

Safra: produção de grãos chega a 130,5 milhões de toneladas

A safra brasileira de grãos 2006/07 será de 130,5 milhões de toneladas, 6,5% superior ao registrado no ciclo anterior, de 122,5 milhões/t. O número faz parte da décima pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e segue como o maior da história.

O anúncio foi feito hoje pelo diretor de Logística e Gestão Empresarial, Sílvio Porto, e pelo presidente da estatal, Wagner Rossi. “Este levantamento permite consolidar os números dos principais produtos da safra de verão (soja, milho primeira safra, arroz) totalizando 90% da safra colhida e fazer futuramente pequenos ajustes na produção do algodão e milho safrinha (segunda safra)”, garante o diretor da Conab. O milho safrinha pode sofrer baixas em função do clima adverso, como estiagem e baixas temperaturas nas regiões produtoras. A colheita do algodão está em fase inicial nos principais estados produtores (MT, GO e BA).

De acordo com Porto, apesar da retração na área cultivada de 3,9% (1,86 milhão de hectares), a produção foi impulsionada pelas boas condições climáticas durante o ciclo das culturas e pela incorporação de tecnologias agrícolas.

O estudo do mês passado apontava produção de 130,7 milhões/t. Em relação a este levantamento, portanto, houve redução de 0,1% (163,8 mil/t). Segundo os técnicos responsáveis, esse pequeno ajuste não altera o quadro positivo da colheita. Em relação à safra 2005/06, o crescimento mais significativo continua com o milho total, com aumento de 18,9% (de 42,5 para 50,6 milhões/t), 5,5% para a soja (55,0 para 58,0 milhões/t) e 36% para o algodão-caroço (de 1,7 para 2,3 milhões/t).

Por outro lado, há redução no arroz de 3,5% (de 11,7 para 11,3 milhões/t) e no feijão total de 3,5% (de 3,5 para 3,4 milhões/t), conseqüência do baixo preço do produto no mercado e da falta de chuvas nos meses de março e abril na região Centro-Oeste.

A colheita da maioria dos grãos está praticamente no fim. A soja está totalmente concluída e ainda faltam ser colhidos 10% de milho, 19% de feijão e 55% do algodão. Nesta pesquisa foram também avaliados os primeiros números da produção de trigo para o ciclo 2007/08. Essa cultura registra crescimento de 71,8% em relação à safra atual, saindo de 2,2 para 3,8 milhões/t. O aumento é reflexo da retomada de área e da recuperação da produtividade.

Silvio Porto assegura que não haverá problemas de abastecimento de grãos uma vez que a produção é suficiente para a demanda interna, com sobras para a exportação, principalmente, no caso da soja e do milho. Segundo estimativa da Conab, o Brasil deverá exportar nesta safra 7,5 milhões de toneladas de milho. Os Estados Unidos estão utilizando o milho para a produção do etanol e a intenção é misturar até 10% do biocombustível na gasolina até 2012, abrindo mercado para o milho brasileiro.

Plantio – Levando em conta as lavouras do período passado, a área cultivada encolheu 3,9% (de 47,9 para 46,0 milhões hectares). A cultura mais atingida é a soja, com área 9,3% menor (de 22,7 para 20,6 milhões de hectares). Em contrapartida, o milho safrinha teve a área ampliada em 32,7% (de 3,3 para 4,4 milhões de hectares). Para atualizar os números, técnicos da estatal mantiveram contato com representantes de cooperativas, órgãos públicos e privados, agentes financeiros e produtores de todo o país, no período de 18 a 22 de junho. (Inez De Podestà)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *