Agricultura

Citricultura: a arte de multiplicar as laranjas

Produtor de Paraíso do Norte, no Paraná, obteve a média de 1.470 caixas de 40,8 quilos por hectare, o correspondente a cerca de 60 toneladas Com uma produção média de 1.470 caixas de laranja por hectare, o citricultor Walter Buzetti, do município de Paraíso do Norte, foi o vencedor do 5° Concurso Cocamar de Produtividade de Laranja, safra 2006/07.

A divulgação dos três primeiros colocados em três categorias estabelecidas por tamanho de pomar, ocorreu na última sexta-feira à noite durante evento realizado no entreposto da Cocamar em Paranavaí.

Cultivando 14 hectares, Buzetti, de 55 anos, venceu na categoria de zero a 15 hectares e foi o citricultor com maior produtividade dentre os 64 inscritos para a edição do concurso. Acompanhado da esposa Aparecida e da filha Lidiane, ele recebeu um computador. Sua média de 1.470 caixas de 40,8 quilos por hectare corresponde a uma produtividade de cerca de 60 toneladas de laranja a cada 10 mil metros quadrados de área ou 145 toneladas por alqueire.

O agricultor começou a investir na laranja em 1994, aproveitando a oportunidade oferecida pela Cocamar, que conta com uma indústria de suco concentrado e congelado naquele município. Segundo ele, a citricultura é uma alternativa interessante para pequenos proprietários, “mas não pode descuidar”, diz, ressaltando que problemas como o ácaro da leprose podem causar grandes danos ao pomar. O técnico da cooperativa que presta assistência ao pomar de Buzetti, Luiz Sérgio Amadeu Júnior, foi premiado com um aparelho palm-top.

Na categoria de zero a 15 hectares, o primeiro colocado foi Walter Buzetti (Paraíso do Norte), com Pedro Fernandes (Floraí) em segundo e Eduardo Rossi (Maringá) em terceiro.

De 15,1 a 40 hectares, o vencedor foi José Ciorlin (Nova Esperança), seguido de Álvaro Damião (Floraí) em segundo e Avelino Sfordi (Floraí) em terceiro.

Na categoria acima de 40 hectares, o primeiro foi Hélio Vendramin (Paranavaí), ficando João Luis Pasquali (Paranavaí) em segundo e Takeo Ninomiya (Nova Esperança) em terceiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *