A escolha deste local tinha um significado especial: foi nesta mesma feira, há nove anos, que aconteceu o lançamento do projeto Revista Rural. “Estávamos festejando a circulação da edição número 100 da revista.
Nada mais justo do que fazer isso no mesmo lugar onde ela nasceu. Queríamos dividir essa nossa alegria com todos os parceiros que estiveram ao nosso lado nessa jornada, cheia de momentos de euforia e de apreensão, mas também recheada de sucesso e de passos decisivos que ajudaram a sedimentar a história da publicação”, afirma o diretor de redação Flávio Albim.
Segundo ele, este ano a festa foi bem mais simples, reflexo da crise instalada tanto na agricultura como na pecuária, porém, com alegria redobrada pelas conquistas obtidas num período tão difícil vivido pelo agronegócio brasileiro.
“Considerando o momento em que o setor atravessa, estar aqui já é motivo de muita comemoração”, disse Albim na abertura do evento, ressaltando seu otimismo numa breve virada de mesa, “onde empresas que encaram a crise de frente, com coragem, criatividade, empenho, novas idéias e muito suor vão se dar bem, e é com essas empresas que queremos pegar nossa carona”, afirmou.
Albim enumerou ainda os principais “gols de placa” marcados pela equipe da revista, entre eles, a criação do próprio Top of Mind, do Top List, do programa de TV, da reformulação do site e da produção de uma infinidade de cadernos temáticos, voltados para as principais culturas do país e atividades ligadas a pecuária. “Tudo ajudou a construir a boa imagem que a nossa revista tem, não só junto aos parceiros, mas, sobretudo, junto aos milhares de leitores espalhados por todo o país”.
Igualmente satisfeita com a repercussão do evento, a diretora comercial da Revista Rural, Ana Carolina Domingues Albim, confessou apreensão antes da realização da festa: “A própria crise que se arrastou ao longo do último ano, transformou a realização do Top of Mind em um grande desafio. Muitas empresas, sobretudo ligadas a agricultura, vem enfrentando muitas dificuldades, reduzindo drasticamente suas vendas e realizando significativos cortes internos. Era nossa prova de fogo, e acredito que a gente se saiu muito bem”, avalia a diretora.
Vinte empresas foram premiadas com o troféu, além de outras sete homenageadas pela sua importância dentro da história do projeto Revista Rural. “É um agradecimento simbólico da importância que todas estas empresas tem na existência da publicação. Gostaríamos de homenagear todas elas. Quem sabe no ano que vêm, quando completaremos 10 anos de vida?”, indagou Flávio Albim.
Ao final da premiação, a Gerdau, uma das empresas premiadas da noite, e um dos principais parceiros históricos da revista, ofereceu a todos os presentes um champanhe para brindar ao sucesso de todos. Ao convidar todos para o brinde, o diretor da Gerdau, Paulo Ricardo Tomazelli, fez uma analogia entre o desafio das empresas e a Copa do Mundo, que estava sendo realizada: “Precisamos enfrentar a adversidade com empenho, coragem, e sem salto alto. Só assim venceremos a crise”.