Opinião

Como fazer da inovação uma meta no seu dia a dia?

Por Delair Bolis* –  Quando você ouve a palavra inovação, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? A princípio todos nós tendemos a imaginar produtos e coisas futuristas, não é? Naves espaciais, carros voadores e robôs falantes fazem parte do imaginário coletivo do que é inovar. Já no dicionário, inovação significa “introduzir novidades em; renovar; inventar”. Vendo por esse viés, as atividades atribuídas à inovação estão na rotina de quase todo mundo que busca crescer profissionalmente e o desenvolvimento do seu negócio, não é? Pois é sobre essa relação que a inovação tem com os negócios que falarei nos próximos parágrafos.

Eu acredito que a inovação começa primeiro pela mudança de mindset. Precisamos estar preparados para usá-la ao nosso favor em vários cenários: seja para nos prepararmos melhor – por meio do fomento dos questionamentos mais atuais e as respostas mais assertivas -, para sermos mais empoderados, e, principalmente, para fazer com que nosso trabalho seja um viabilizador de nossos sonhos.

Estamos vivendo um tempo incrível no que diz respeito à inovação. Convivemos diariamente com recursos e tecnologias que até 50 anos constituíam obras de ficção científica. Quem poderia imaginar que hoje nossos filhos teriam um calendário de vacinação com cerca de 13 vacinas ainda na infância? Ou ainda que o tratamento do câncer estaria tão evoluído como o que temos hoje disponível? Imagina como tal evolução da medicina contribui para a longevidade e qualidade de vida da população?

Todos esses avanços partiram de uma necessidade e de alguém que acreditasse ser possível resolver um problema ou antecipar uma necessidade. O Brasil, por exemplo, é um país que transforma oportunidades em negócios. Um levantamento feito pela Americas Market Intelligence divulgado em 2019 mostra que o Brasil é o mercado que lidera a inovação na América Latina. Oito das 20 principais empresas identificadas como inovadoras estão aqui. No meu dia a dia vejo que a inquietude, a vontade de fazer a diferença e de se reinventar são atributos presentes nas grandes lideranças do nosso mercado, e isso com certeza faz a diferença.

Como líder, acredito que quanto menos complacente formos conosco, com nossa organização e com a sociedade, mais inovadores seremos. Também precisamos ter a humildade e a coragem de nos reinventarmos constantemente, pois desta maneira aceleraremos a inovação e, consequentemente, nossa evolução.

Um líder que maximiza as oportunidades, valoriza a sua equipe, trabalha com seus pontos fortes e segue em prol de um propósito conduz seu time a buscar sempre o melhor e sair a frente do mercado. É das pequenas ações do cotidiano que um negócio consegue de fato inovar. É da valorização de uma ideia, da busca pela excelência, do diálogo sincero com um time. Da crença em uma causa genuína – esta, inclusive, deve transcender os números do negócio. São desses detalhes que saem produtos e serviços que movimentam não só uma empresa, mas todo um mercado.

Durante uma conversa com o Pedro Englert, CEO da StartSe, ele mencionou que “para inovar é preciso a combinação de três elementos: conhecimento, rebeldia e capital”. A pergunta já não deve ser sobre o quanto investimos em conhecimento, capital humano, tecnológico e financeiro, mas também deve permear o quanto estamos sendo rebeldes com o processo, produtos e conosco mesmo. Também devemos avaliar a frequência com que estamos falando o famoso “por que não” ao invés do “por que”?

No setor de saúde animal, por exemplo, temos observado o fenômeno da individualização dos animais de produção e da humanização em pets. No primeiro, temos o avanço expressivo do uso da tecnologia de precisão, que reúne dados do animal individualmente e usa os mesmos para gerar informações e conhecimento para melhorar a produtividade e maximizar o bem-estar dos animais. E quem imaginaria que hoje o cão e o gato integrariam a nossa família? Quem pensou lá atrás em investir em recursos que nos aproximassem dos nossos pets com certeza está à frente no mercado.

Por isso que eu digo que a observação, a troca de ideias e a humildade para compreender realidades diferentes das nossas são a base para a identificação de oportunidades. É isso que impulsiona o desenvolvimento de qualquer negócio. Precisamos pensar o presente de forma integrada, e refletir sobre o impacto das nossas ações no futuro.

Quando você pensar em implementar uma inovação na sua empresa, sempre virá à sua cabeça a pergunta “por onde devo começar”? Pelo que for tecnicamente e financeiramente possível ou pelo desejável? Acredito que focar em começar pelo desejável vai lhe ajudar a encontrar o melhor equilíbrio entre ser executável com o melhor ROI. Comece com um convite à inovação aos representantes de todas as áreas da empresa e tenha a certeza que processos inovadores estejam inseridos na sua cultura organizacional.

Em suma, acredito que a inovação é uma porta para o futuro mas que exige uma constante caminhada no presente. Seja autêntico, curioso, rebelde, conquiste a confiança da sua equipe por meio da atitude e reforce cotidianamente sua causa e pilares culturais. Aprecie novas ideias e faça do seu dia a dia uma ponte para chegar a resultados inovadores. Nada cai do céu, e por isso é preciso acreditar naquilo que se faz. Dessa forma você com certeza verá a inovação se fazer presente no seu negócio.

Há poucos dias ouvi de um executivo amigo que inovação sem nota fiscal vira custo. Essa conversa gerou muitos frutos, mas falaremos deles em um artigo futuro.

(*) Delair Bolis é presidente da MSD Saúde Animal e um grande entusiasta do papel da inovação na melhoria da vida das pessoas.

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