Negócios

CAPAL tem o maior resultado da história

Associados da CAPAL aprovaram por unanimidade o balanço da cooperativa, que concluiu 2018 com R$ 1.422 bilhão de faturamento, crescimento de 18% comparado ao ano anterior. A cooperativa garantiu uma sobra de R$ 53,4 milhões, o maior resultado da sua história. O anúncio foi oficializado na Assembleia Geral Ordinária (AGO), ocorrida na Associação dos Funcionários da CAPAL (Asfuca), em Arapoti (PR), sede da cooperativa.

 

Erik Bosch, diretor-presidente do Conselho de Administração, comemorou os números, apesar de todos os desafios que assolaram a cooperativa no ano passado. “Passamos por momentos difíceis em 2018, como a greve dos caminhoneiros, problemas no mercado de suínos, desafios na política do Brasil, mas, apesar de tudo isso, conseguimos esses números”.

 

A cooperativa tem quase 3 mil cooperados nos estados do Paraná e São Paulo, sendo Taquarituba (520), Wenceslau Brás (382), Carlópolis (359) e Arapoti (300) os municípios com maior número de associados. Ao todo, está presente em 80 municípios, com 15 unidades e cinco indústrias da Unium, em parceria com as cooperativas Frísia e Castrolanda.

 

Como produtos CAPAL, são vendidas as linhas de ração (para suínos, bovinos e aves), sementes (trigo e soja), suplementos (corte e leiteiro) e ração para cães (à base de carne e vegetais). Após o anúncio e aprovação dos resultados, os cooperados almoçaram na Asfuca. Durante o mês de fevereiro, foram realizadas as pré-assembleias, em municípios de atuação da cooperativa, descentralizando a apresentação dos números e alcançando os cooperados que não poderiam estar presentes na AGO.

 

Estiveram na assembleia a prefeita de Arapoti, Nerilda Aparecida Penna, o presidente da Câmara Municipal, Marineo Ferreira, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), Leonardo Boesche, e a gerente de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carmem Truite.

One Response

  1. meu pai Jarbas Prestes carneiro trabalhou no projeto da cooperativa na decada de 1980, gostaria de ter algum registro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *