Os agricultores brasileiros vão poder recuperar cerca de US$ 40 bilhões em adubo depositado ao longo de décadas e não absorvido pelas plantas. A Embrapa lançou em setembro o BiomaPhos. Colocado no mercado em parceria com a iniciativa privada, é resultado de 17 anos de pesquisa. O produto possui a capacidade de liberar essa poupança de fósforo considerada perdida. A tecnologia gera economia aos produtores e incrementar a produtividade das lavouras.
O BiomaPhos é formulado a partir de duas bactérias: uma delas possui excelente performance na liberação de fósforo do solo e a outra permite à planta absorvê-lo.
Testes realizados em mais de 300 áreas agrícolas em todo o Brasil, mostraram que o BiomoPhos pode aumentar em mais de 10 % a produtividade de culturas como a do milho e da soja, mas também várias outras.
O inoculante permite redução significativa no índice de emissão de CO2 na atmosfera, a recuperação biológica natural da qualidade do solo e ainda reduz a contaminação da água. O uso do fósforo estocado no solo será feito todos os anos em que o produto for aplicado.
O Brasil importa cerca de 5,5 milhões de toneladas de fósforo por ano, metade dos fertilizantes fosfatados usados no Brasil.