Programa de cruzamento de machos da raça guzerá com fêmeas nelore ou aneloradas, desenvolvidos pela Ramenzoni, de Pirajuí, SP, vem confirmando as vantagens da heterose na busca de naimais mais precoes. Os bezerros “guzonel”, frutos desse cruzamento, vem se mostrando, em média, 20% mais pesados que as crias zebuínas.
O pecuarista Dante Ramenzoni (Guzerá Ramenzoni, Pirajuí, SP) ficou satisfeito com o peso ao desmame de um lote de 100 bezerros, resultado do cruzamento de machos guzerá com fêmeas nelore. Os bezerros guzonel desmamaram com média de 230 kg (machos) e 210 kg (fêmeas).
“Os produtos guzonel apresentam heterose semelhante à obtida nos cruzamentos de raças de origem européia e zebuína. Os bezerros são desmamados em média 20% mais pesados em relação aos bezerros zebuínos, devido à associação de qualidades produtivas e complementares do guzerá e do nelore”, explica Dante Ramenzoni.
Com apenas três anos de investimentos em pecuária, o projeto Guzerá Ramenzoni deverá ofertar cerca de 80 tourinhos guzerá em 2004. “Estamos produzindo machos pesados, que transmitem musculosidade, e altamente adaptados às variadas condições climáticas do País. Eles são rústicos e produtivos, ideais para aproveitar a base de fêmeas aneloradas do rebanho nacional”, ressalta Dante.
A base genética do Guzerá Ramenzoni é representada por um lote de 90 fêmeas doadoras, selecionadas em uma base de 160 matrizes adquiridas desde 2001. “Fizemos o investimento necessário, adquirimos matrizes de alta qualidade genética e extremamente férteis, para produzir filhos que atendam às necessidades da pecuária moderna, com precocidade, rusticidade e ganho de peso”, assinala o criador, ressaltando que a seleção gerou o touro Apollo TE do DER, de apenas 34 meses de idade, que pesa 1.050 kg e já ganhou nove campeonatos em exposições agropecuárias importantes de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
O plantel atual do Guzerá Ramenzoni é composto por 550 cabeças guzerá, com destaque ao lote de 90 doadoras. O projeto conta com 250 receptoras prenhas, das quais 60 levam no ventre crias do reprodutor Apollo, que também lidera o ranking nacional da raça guzerá dos touros jovens.