Pecuária

Ipameri – super-precoce, sem frescura, a base de genética e manejo

A Ipameri Agropecuária que detêm as fazendas Kênia de Barra do Garças, MT, e Santa Helena de Jussara, GO, está desenvolvendo há pouco mais de um ano, um programa onde o Canchim é a base dos cruzamentos realizados com Nelore ou raças européias com o objetivo de produzir animais precoces e super-precoces. Segundo o proprietário, João Paulo Canto Porto, as vantagens da utilização do Canchim na fórmula de produção do super-precoce é que os touros cobrem a campo em qualquer região do país e produzem uma alta heterose.

A facilidade no ganho de peso dos animais, característica herdada do gado Charolês, é outro ponto que merece destaque, explica Porto. Hoje é muito comum desmamar bezerros com 7 – 8 mês pesando em média 230 quilos. Se o pecuarista quiser potencializar ainda mais esses resultados é só entrar com o creep feeding após o segundo mês de vida. “Assim é possível entrar com os animais no confinamento com um peso médio de até 250 Kg.”. Esse índice foi registrado em animais da fazenda Kênia, de Barra do Garças, MT, abatidos no final do ano passado”, conta o pecuarista.

Para o criador, a rusticidade que pode ser observada, tanto nos machos como nas fêmeas da raça é um ponto que também merece destaque. Como exemplo, o criador cita a produção de novilhas 1/2 sangue precoces para serem utilizadas como matrizes de reprodução, receptoras ou abate. Os ingredientes são basicamente o touro Canchim com vaca Nelore. O produto deste cruzamento se for macho, após a desmama, segue para o programa de produção de novilhos e as fêmeas ficam para serem cobertas. “As fêmeas F1 Canchim X Nelore são extremamente rústicas e, portanto, são indicadas para cruzamento industrial em todas as regiões do país”, observa.

O esquema de produção da Ipameri ainda apresenta um segundo modelo de cruzamento utilizando as fêmeas F1 com touros Canchim para produção de novilhos precoces a campo. O resultado deste cruzamento no caso de macho tem um destino igual ao primeiro. Já no caso das fêmeas 3/4 Canchim X 1/4 Nelore e/ou F2, sua utilização se aplica em condições bem mais específicas de criação. No entanto, esse fato não a descredencia para ser incorporada ao plantel de matrizes da propriedade, ficando a cargo do seu desempenho nas avaliações que, se for satisfatório, torna o animal apto para ser utilizado. ” A fêmea F2 é ótima para ser utilizada no cruzamento com o touro Nelore e isso devido a sua excelente habilidade materna”.

Em dezembro de 2003, a Ipameri Agropecuária levou cerca de 137 novilhos para abate no frigorífico Friboi, de Barra do Garças, MT, oriundos desse trabalho de produção de novilhos precoces e super-precoces com animais da raça Canchim. Os resultados obtidos surpreenderam até mesmo o professor da faculdade de engenharia de alimentos da USP, de Pirassununga, SP, Albino Luchiari Filho, que destacou logo em primeira analise, a uniformidade dos animais quando ao acabamento das carcaças e cobertura de gordura.

Os números registrados nas 27 carcaças separadas para uma avaliação mais apurada, após 24 horas de resfriamento, exigência esta dos mercados externos, puderam ilustrar bem esse entusiasmo por do técnico. A média de rendimento de carcaça dos animais foi de 56,6%, sendo classificadas como excepcional pelo professor. Outros números apontados foram área de olho de lombo de 81cm e espessura de gordura externa de 4,1 mm, na média.

Segundo Eduardo Alves de Moura, proprietário do confinamento Marca, de Barra do Garças, MT, os animais da Ipameri chegaram pesando em média 252,56 Kg. e após 140 dias de arraçoamento com dieta desenvolvida exclusivamente para o programa, os animais saíram pesando em média 457,10 quilos de peso vivo, pv,. ” O consumo de matéria seca (MS/dia) por animal foi de 8,5 Kg. par um ganho de peso diário de 1,5Kg. Uma conversão alimentar de 5,5 Kg./MS/dia por quilo de pv adquirido. Isso na opinião do responsável pelo confinamento é um resultado bastante satisfatório, haja vista que o consumo médio em qualquer sistema de confinamento é de 8 a 10 Kg./MS/dia para 1Kg./pv de ganho dia.

Atualmente, o programa de produção de novilhos precoces e super-precoces da Ipameri Agropecuária conta com um plantel de 2500 animais divididos entre as fazendas Kênia e Santa Helena. Os animais devem entrar em confinamento em meados do mês de maio permanecendo durante os próximos 5 meses. Os resultados este ano prometem ser ainda mais expressivos, ressalta o pecuarista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *