A Associação Vale do Lírio e a Associação Gonçalo Soares responderão pelo abastecimento de mamão papaya certificada pelo programa de qualidade da rede de todo o Norte e Nordeste do País.
A parceria, inédita para o Carrefour no Brasil, viabilizou-se atreves da agroindústria Caliman, tradicional fornecedora do Garantia de Origem da mesma fruta para os hipermercados da rede localizados na região Sudeste. Dona de uma área de 600 hectares no Espírito Santo, a Caliman tem na exportação de mamão papaya para Estados Unidos, Canadá e Europa seu principal negócio.
O contrato foi assinado na sede da Caliman Nordeste, em Macaíba, com a presença de Arnaldo Eijsink, diretor de agronegócios do Carrefour, de Francisco Lemos, vice-presidente da Caliman, e de representantes de assentamentos. Em 2000, a agroindústria fez contato com o primeiro assentamento. “Tínhamos por meta elevar nossa oferta para mercados nobres”, recorda Lemos. “O assentamento estava localizado em uma região de alto potencial, com mão-de-obra capacitada e com acesso a recursos de baixo custo disponíveis pelo governo”.
Com apoio do Ministério da Agricultura e do Incra e firmou uma parceria na qual estabeleceu o fornecimento de know-how no cultivo de papaya e apoio tecnológico, além da garantia de compra de todo o produto com preço fixado em dólar. Resultado: o cultivo deu tão certo que a produtividade dos assentamentos, de 90 toneladas por hectare, é superior a da própria fazenda Caliman, de 70 toneladas por hectare. Formados por 42 famílias e 32 famílias, respectivamente, cada assentamento possui 1,5 hectares.
“Ao tomar conhecimento da parceria de sucesso, o Carrefour viu na compra das frutas dos assentamentos a oportunidade de oferecer aos seus clientes um produto de qualidade e de incentivar um importante trabalho social”, afirma o diretor de Agro-negócio do Carrefour, Arnaldo Eijsink. O mamão papaya destinados aos hipermercados é selecionado junto com a fruta negociada com o mercado internacional, que, assim como o Garantia de Origem, exige boas práticas agrícolas e de higiene, respeito ao meio ambiente, ótimo aspecto visual e sabor e total rastreabilidade.
Os alimentos certificados com o selo de Garantia de Origem são naturais, sem resíduos de agrotóxicos e tem o seu processo de produção totalmente acompanhado por agrônomos e veterinários, além de auditores que, periodicamente, visitam os campos de cultivo, pastos e granjas. Hoje, são 45 produtos que ostentam o selo de qualidade, entre os quais frutas, legumes, carne bovina, suína, de coelho, pato, galeto, frango caipira e galinha de angola, peixes, grão, ovo caipira e queijo gran formaggio. Os fornecedores são selecionados depois que os técnicos do Carrefour conhecem suas instalações e examinam as condições de produção.