O Fundecitrus irá realizar um workshop gratuito sobre citricultura sustentável e controle de doenças e pragas em 31 de julho, às 9 horas, em sua sede, em Araraquara (SP). O evento contará com a presença de especialistas em sustentabilidade que irão abordar o tema dentro de seus três aspectos: ambiental, econômico e social. Também serão apresentados os dados do levantamento de doenças 2019. Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao.
O caminho para uma citricultura sustentável passa por melhorias na forma de manejar o pomar, para manter sua sanidade, sintonizadas com as novas tendências de produção, mais modernas, com economia de recursos naturais e menos impactantes ao meio ambiente, garantindo a manutenção do setor citrícola como um importante gerador de renda e emprego. O Brasil é responsável por 34% da laranja e 56% do suco produzido no mundo e tem 76% de participação no comércio mundial de suco de laranja, sendo o maior exportador da bebida no planeta. O parque citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro é a principal região produtora: a citricultura está presente em 350 municípios, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos e movimentando US$ 14 bilhões por ano.
Na última década, o Fundecitrus tem buscado em suas linhas de pesquisa formas sustentáveis de manejar os pomares. Como resultado, entregou aos produtores um pacote de premissas que inclui a redução do volume de calda (água e produto químico) nas aplicações, o desenvolvimento de inseticidas naturais e o uso de controle biológico.