Ao longo de 40 anos o cerrado brasiliense saiu da condição de um importador de comida para um significativo produtor de grãos, café, pecuária de leite e de corte e produtor de aves e suínos. Parte deste processo aconteceu após a implantação do Programa de Assentamento do Distrito Federal, o PAD-DF. Composto por famílias gaúchas, na sua maioria agricultores, as terras foram lavradas e pouco a pouco dominadas, transformando a região. Hoje a realidade é que o DF deve produzir cerca de 850 mil toneladas de grãos, entre milho, soja, feijão, sorgo e trigo. O DF tem na CoopaDF uma base forte para o apoio aos produtores, na produção agropecuária do cerrado.
“Isto torna a região um importante mercado para os produtos da LS Tractor e, por esta razão, temos participado da AgroBrasília desde que chegamos ao Brasil, há seis anos”, afirma Ronaldo Pereira, gerente nacional de vendas. Para a edição deste ano a fabricante destacou, além da sua linha de produtos, já conhecida pelo mercado, os modelos da Série H, o de 125 cv e o de 145 cv, lançados na safra 2018/19. Além deles, o sistema que compõe o Unit Control e o novíssimo app de gestão. “Hoje, onde tem agricultura, tem necessidade de implantação de tecnologias, tanto as que vêm no conjunto do trator, quando as que se pode incorporar. E os produtores do DF e entorno, demonstram que estão demandando tê-las em seus tratores”, ressalta Ronaldo.
Os modelos H 125 e 145, foram projetados para o território brasileiro. Conforme o gerente de vendas eles possuem motorização Perkins de 4.4 lt, Turbo Intercooler, transmissão *Synchro Shuttle de 12 x 12 ou *Power Shuttle de 24 x 24 fabricado pela LS Tractor. Tomada de força de três velocidades e eixo dianteiro Carraro. Ronaldo assinala que a combinação do motor Perkins mais a transmissão vão permitir uma economia de combustível de até 15%, “o que é bem significativo, ao final de um dia de trabalho”, afirma. “Vamos mostrar ao mercado do cerrado um trator com motor mais potente, de alto torque, aliado à economia de combustível. Maior conforto para o operador, através da nossa cabine que já sai de fábrica, robustez e tecnologia em equipamentos para agricultura”, assinala.