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Show Rural Coopavel – Novos recordes

Feira de Cascavel/PR abriu a temporada 2015 com movimento acima dos R$ 2 bilhões e 230 mil visitantes, novo recorde de público.

Pela 27ª vez a cidade de Cascavel, no Paraná foi a sede da primeira grande feira agrícola do ano. Trata-se da Show Rural Coopavel 2015. Realizada entre os dias 02 e 06 de fevereiro, o evento contou com 480 expositores, gerou mais de R$ 2 bilhões em negócios e teve um público recorde de mais de 230 mil visitantes. “Crescemos. Lembro que na primeira edição, tivemos 110 visitantes, e ano passado tivemos mais de 210 mil”, comemora

Dilvo Grolli, presidente da Coopavel. Segundo ele, a feira segue com uma de suas principais características que é apresentar inovações e tecnologias para o produtor rural, seja pecuarista ou agricultor. “E nesse ano estamos sentindo um número muito grande de inovações, que superam o ano de 2014”. Grolli diz que apesar de ser um ano de crise para economia brasileira, o momento é de crescimento para o agronegócio. “Isso ocorre porque há consciência de que para continuar crescendo, deve-se aumentar a produção. E aumentar a produção, tem que aumentar a produtividade, e para aumentar a produtividade tem que inserir na propriedade novas tecnologias e inovações em todos os setores”. Com isso, os eventos específicos de tecnologias são responsáveis direto pelo crescimento do agronegócio brasileiro. “Mas o evento tem que ser focado, sem show gastronômico, sem show artístico”, declara.

Para o presidente, a grande intenção do Show Rural é mostrar para os visitantes que apesar da situação eco-nômica não ser das melhores, a feira apresenta grandes oportunidades de negócios. “O desafio é grande, mas não podemos parar”. Pensando no futuro, Grolli fiz que a cadeia tem que ter uma visão de como será 2030. Até lá, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo mundo será preciso aumentar um palmo de terra na agricultura e meio palmo de terra na pecuária. Isso porque o histórico dos últimos 25 anos mostra um crescimento de 3 a 4% em produtividade. “Se nós projetarmos esse mesmo crescimento em 15 anos, iremos aumentar entre 50 e 60% a produção de carne e de grãos”. Para ele, esta porcentagem vai atender toda demanda futura da população, com o incremento de novas tecno-logias que vão agregar valores ao setor. “Se trouxermos essa visão estratégica para nossa realidade, nos daremos bem, senão no futuro pode acontecer de alguns produtores ficarem de fora do agronegócio brasileiro”, diz.

Feira das tecnologias

Se a feira foi um sucesso e contou com recorde de público, muito se deve ao trabalho apresentado pelas principais empresas do agronegócio nacional. Marcas de todos os setores estiveram durante a semana toda à disposição dos visitantes para tirar dúvidas, conversar e apresentar as novidades do mundo rural.

Um dos dois principais focos do Show Rural, o setor de maquinários apresentou o que de melhor há no mercado brasileiro. Douglas Vicensi, gerente de marketing de produtos da Valtra, diz que a empresa esteve se preparando nos últimos quatro anos para realizar o lançamento da nova Classe 7. “Queríamos entregar ao cliente o que ele nos solicitou a anos atrás. E esperamos chegar num momento oportuno, sabendo que ele vai usar esta tecnologia para a melhorar a colheita”. A Valtra apresentou todo portfólio disponível e Vicensi comenta que o número de visitas foi surpreendente. “Creio que tenha sido a melhor participação da empresa no evento, no que se diz respeito ao relacionamento interpessoal”, declara. Além disso, a companhia também apresentou a colheitadeira 7800, um lançamento nacional. “Também destaco a BC 8800 da classe 8 da Valtra, máquina com grande poder de produção e baixo consumo de combustível”.

Eder Pinheiro, coordenador de marketing produto tratores da Massey Ferguson, diz que a Coopavel é muito esperada, porque é de onde se tira o parâmetro para o resto do ano. “Com a boa produção de soja, principalmente no Sul do Brasil, e a boa safra americana, estamos ansiosos para ver o que vai acontecer no restante da temporada”. Segundo ele, o número de clientes nessa edição da Coopavel supera o número de curiosos ou aqueles que vem só visitar. “Isso é bom, porque os visitantes vêm focados para fazer negócios”, diz.

Pinheiro conta que para a edição 2015 da feira, a Massey apresentou sua novidade na área de tratores. Trata-se do Dyna 4, que foi apresentado como trator conceito na Agrishow 2014 e é um trator que tem uma transmissão totalmente diferente do que se tem no Brasil atualmente. “São quatro marchas, onde consegue-se realizar a troca delas sem o uso da embreagem. Isso acarreta maior desenvolvimento operacional e menos fadiga para o operador”. Segundo ele, essa máquina foi feita pensando-se no operador, e não no dono da lavoura.

Trazendo dois lançamentos e algumas novidades, a Case IH se mostrou presente e com grande volume de visitas durante os cinco dias do evento. “Tivemos uma busca dos clientes pela marca. A Coopavel é o termômetro do ano. A partir dela é que vemos como será o restante do ano”, declara Felipe Dantas gerente de marketing da marca. Segundo ele, o Show Rural aponta se o que estava sendo analisado nos planejamentos da marca vai se concretizar ou não.

“Entre os dois lançamentos desse ano, está a caixa central de semente Sol TT Fast Fill, desenvolvida em parceria com a Semeato. Também estamos trazendo a carregadeira frontal, para atender o que vimos nas necessidades do mercado”. Em relação as novidades, Dantas diz que o Farmall A, nas versões de 110, 120 e 130 cavalos tanto na versão cabinada, quanto na versão plataformada, vem para dar melhores opções para o agricultor. “Por último, temos Patriot 250 Extreme, que é um pulverizador, do qual está tendo grandes resultados no quesito custo operacional, ponto relevante na produção agrícola nacional”. Já Rodrigo Junqueira, diretor de vendas da John Deere Brasil, comenta que a empresa esteve muito motivada durante a semana toda, devido às melhores condições climáticas que o Paraná tem apresentado no início de 2015. “Além disso, tivemos um volume de pessoas maior que ano passado. É sempre bom contar com os clientes e divulgar o setor, seja em maquinários ou insumos”, diz.

Junqueira também concorda que a Coopavel é um importante termômetro pra região do Paraná. Segundo ele dá uma noção de tendência do que virá pela frente, mas, diz que não se pode extrapolar em 100% o que acontece lá para outras regiões, como o Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul, por exemplo. “O que aqui vimos, pode-se usar pro próprio Paraná, Santa Catarina, um pouco do Rio Grande do Sul”.

O diretor diz que o foco principal da companhia é trabalhar próximo ao cliente. “Ao longo do ano, em todas as feiras, trabalhamos para ver quais são as necessidades deles”. Ele diz que é a partir daí que a em-presa vê no que precisa melhorar e quais são as novas situações que o produtor está enfrentando para poder ajudar. “Com isso, nos eventos conseguimos apresentar soluções integradas. Queremos que ele extraia o máximo possível do investimento feito”, declara Junqueira. A Nogueira esteve presente no Show Rural trazendo o lançamento da New Cat 1200 que é uma colhedora de forragem de área total. André Latarini, do setor de marketing da marca, diz que está máquina já vinha no portfólio da empresa, mas atendendo a pedidos, foi preciso reformular a máquina. “É um dos grandes eventos que temos no nosso calendário. E apesar de ser um ano não muito otimista no agro, a feira se mostrou firme e com boas expectativas para a temporada”. Mesmo assim, Latarini diz que a Nogueira não se baseia nela para o ano todo. “ Aqui conseguimos tirar alguns indícios do que irá acontecer no mercado, pelo menos para o primeiro semestre”, diz.

Com presença firmada ano após ano na Coopavel, a New Holland celebra mais um evento de sucesso, com grande volume de negócios fechados e presença de público no estande da companhia. “Conversando com os nossos concessionários, principalmente em colheitadei-ras e pulverização, a procura foi grande”, declara Eduardo Nicz, gerente de marketing Brasil da New Holland. Ele comenta que a empresa já sabe que a feira junto muitos curiosos que vem pelo passeio, para tirar fotos, entre outros. Mas o nível de interesse foi bem maior que o ano passado. “Isso se deve ao momento do Esta-do, a situação do produtor é vir aproveitar da melhor maneira possível e fazer negócios”.

Nicz diz que para a Coopavel 2015 a marca trouxe algumas novidades. A primeira é o trator TL, que tem 505 cavalos, com um novo implemento, a pá carregadeira. “Ela traz o que o produtor precisa. Tem um alcance alto, um tempo de acoplamento e desacoplamento rápido”. Outro lançamento é o T6, que pela primeira vez foi exposto em uma feira. “Ele é um trator robusto que vai de 110 a 130 cavalos. Estávamos devendo máquina para o mercado”. Seguindo com as novidades, o pulverizador 2500 Premium traz um sistema que permite que ele opere em qualquer tipo de nível de terreno. “Todos estes destaques nos mostram que a New Holland está no caminho certo para atender as expectativas dos clientes”, declara.

Defensivos não ficam atrás

Se para as grandes marcas a Coopavel é uma grande vitrine e serve de referência para o resto do ano, as empresas de defensivos agrícolas não deixam por menos. As grandes companhias que os produtores rurais já conhecem bem, também apresentam suas novidades e mostram para os visitantes que cada vez mais as lavouras tem aliados na luta contra pragas e doenças.

Adriano Alves da Silva, supervisor comercial de Intacta, da Monsanto, diz que durante o evento, os produtores abordaram bastante o tema do refúgio, e a empresa buscou conscientiza-los melhor. “Percebemos que nos bate-papos houve muita frequência de clientes querendo buscar novidades para a lavoura”.

A companhia trouxe como destaque para o evento o Intacta de soja, onde o principal ponto abordado foi mostrar seus benefícios e como utilizá-lo. “Também trabalhamos com o Roundup Ready Plus, que é uma ferramenta de manejo de plantas daninhas, e, o VT Pro3 que é uma nova tecnologia para o milho”, declara.

A Bayer CropScience se fez presente no Show Rural, e Everton Luiz Queiroz, gerente regional de vendas da marca diz que foi visto bastante público vindo de outros países, ultrapassando os limites nacionais. “Tivemos pessoas do Uruguai, Paraguai, entre outros, vindo para nosso estande levar novidades para suas produções. Todo ano visamos vir preparados para entregar as tecnologias para nossos clientes”.

Queiroz comenta que com isso, a empresa busca traduzir as tecnologias em serviços. “Temos que acompanhar a evolução da cadeia”. Neste ano, a Bayer passou em seu estande duas mensagens de monitoramento para o público. Trata-se do “de primeira sem dúvida” e o “Bayer contra as lagartas”. “Dessa forma mostramos que é no detalhe que a produção dele vai render”, declara.

Com presença garantida, ano após ano no evento, a Basf faz investimentos para trazer inovações a um público que é considerado importante, que são os produtores de todo Brasil. Eduardo Gobbo, gerente negócios cereais centro Sul para a unidade de proteção de cultivos da empresa, diz que durante a semana do evento, o estande recebeu todo tipo de produtor rural, do pequeno ao grande. “Para nós isso é que vale, porque conseguimos divulgar nossa marca para todo o setor”.

Para 2015, a maior novidade da marca foi a introdução de um novo produto a um sistema, uma proposta de manejo já conhecido pelo agricultor brasileiro. “Nós a cinco anos desenvolvemos isto especificamente para manejo de doenças na cultura da soja e já introduzimos esta proposta em mais de cinco milhões de hectares no ano passado”, diz Gobbo. Com isso, o desenvolvimento desta proposta vem com a introdução do Orkestra, que tem a função de tornar o manejo mais efetivo. Assim sendo, com a evolução das doenças e dos fungos, será maior a demanda de novos princípios ativos que ajudarão o produtor.

Daniela Pontes, coordenadora de promoção e propaganda da Syngenta diz que cerca de sete mil pes-soas passaram no espaço da empresa no Show Rural. Aproveitando o grande fluxo durante a semana toda, a companhia veio com a apresentação do Fungicida Elatus, que utiliza uma tecnologia revolucionária para o combate da ferrugem asiática da soja. “Além disso, destacamos o portfólio de sementes, produtos e as soluções integradas para a cultura da soja e do milho, que tem como objetivo ressaltar os principais pontos de atenção que o agricultor deve ter em cada fase da sua lavoura”.

Nas áreas demonstrativas, a empresa mostrou aos produtores suas principais variedades, como para a soja, as Intactas SYN 1359s, SYN 13671, SYN 13561IPRO e VTOP, além dos fungicidas Score Flexi e Priori Xtra e dos inseticidas Engeo Pleno, Cruiser 350 FS e Curyom. “A grande notícia foi a volta de Avicta completo para o tratamento de sementes industriais de alta tecnologia”, diz Daniela.

Já para o milho, o foco foram os híbridos de alto desempenho, com o lançamento do ano Supremo Viptera, além dos híbridos Formula TL, CeleronTL e Status VIP3, e a biotecnologia para controle de lagartas do milho Agrisure Viptera 3. “Não podemos deixar de citar que os produtores de trigo também contaram com espaço dedicado para tratar das necessidades dessa cultura”.

Camilo Vidal Semedo, gerente de vendas de agroquímicos da Dow Agroscience comenta que para a companhia o movimento da feira foi bom, e percebeu que as pessoas que frequentam o evento estão cada vez mais interessadas em saber e adquirir tecnologias para a lavoura. “Vi-mos pessoas buscando informações básicas, e outras que já tem alguma instrução buscando mais conheci-mento, para aplicar nas propriedades”. Semedo conta que a empresa levou diversos destaques, tanto para sementes, quanto para agroquímicos. “Todos trazem novidades e tecnologias para o campo”, diz. Uma das novidades é o Tricea, herbicida novo para a cultura do trigo. “Ele traz uma performance diferenciada e vai satisfazer o produtor”. Além deste, também foram apresentados novos híbridos de milho. Trata-se do 2A401, o 2B210, o 2B633 e o 2B810. “Destes, o 401 e o 210 são focados no merca-do de verão e de safrinha”, finaliza.

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