As principais empresas do setor avaliam positivamente o cenário do mercado brasileiro de fertilizantes em 2023, uma vez que os principais entraves de abastecimento do ano passado foram mitigados, possibilitando a retomada do consumo e a melhora da relação de troca em comparação com o último ano.
“A perspectiva para 2023 é de retomada do consumo de fertilizantes, até considerando a necessidade da retomada de adubação aos níveis ideais para o plantio, visto que no último ano os produtores de várias regiões reduziram a dose de aplicação. Na Yara, estamos trabalhando para oferecer as melhores soluções completas para os nossos clientes e ao Rio Grande do Sul, que abriga o nosso Complexo Industrial de Rio Grande e tem um papel estratégico para fazer com que essas soluções cheguem a todo o país e apoiem o aumento da rentabilidade dos produtores rurais”, comenta João Luiz Benetti, Diretor Comercial da Yara Brasil.
O Complexo de Rio Grande é o maior e mais moderno polo de produção, mistura e expedição de fertilizantes da América Latina e, este ano, deve alcançar o marco de 100% de sua capacidade produtiva. Neste patamar, o volume de granulação de fertilizantes será de 1,2 milhão de toneladas por ano e a capacidade da parte de distribuição, mistura e ensaque será de 2,2 milhões de toneladas/ano.
O complexo, que recebeu investimentos de R$ 2 bilhões da companhia de 2016 a 2021, atenderá, pelos próximos 25 anos, a demanda por soluções nutricionais de diversos polos agrícolas, tanto na região Sul como no Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul e Goiás) e no Nordeste (Maranhão). A facilidade logística, com a utilização dos modais rodoviário e hidroviário, permite que o Complexo possa atender a um leque ainda maior de localidades.
Um exemplo da pluralidade de modal de transporte como um dos diferenciais do Complexo é o uso da cabotagem. Em 2022, a empresa enviou em sua primeira operação 15 mil toneladas de fertilizantes, de Rio Grande para sua Unidade Misturadora de São Luís (MA), atendendo assim aos agricultores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que tiveram acesso, de forma pioneira, ao produto. Desde então, outras duas operações similares já levaram soluções nutricionais para a região e este modal seguirá sendo uma opção viável para a companhia em 2023.
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