O mercado de distribuição de insumos agropecuários alcançou um faturamento de R$ 112,6 bilhões em 2021. Desse montante, a área de insumos representou R$ 77,5 bilhões, enquanto a comercialização de grãos foi de R$ 35,1 bilhões. O valor refere-se aos associados da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que representam 70% do mercado total da distribuição de insumos agropecuários no Brasil. A informação faz parte da 7ª Pesquisa Nacional da Distribuição, uma iniciativa da Andav e organização da Markestrat, apresentados parcialmente durante o Congresso Andav 2022.
“A pesquisa é o principal material de trabalho para desenharmos a estratégia de atendimento de nossos associados e fazer a relação com os respectivos fornecedores e produtores rurais”, disse o presidente executivo da Andav, Paulo Tibúrcio. Essa edição teve maior índice de participação (91,2%), o que representa mais de 2200 pontos de venda.
Na área de insumos, os estados com maior participação foram Mato Grosso (16,8%), Paraná (15,7%) e Minas Gerais (13%). Em termos de cultura, a liderança fica com a soja (51,9%), seguido por milho safrinha (18,4%).
Na área de comercialização de grãos, 35% dos distribuidores atuaram nesse segmento e o destaque ficou por conta os 3,2 bilhões de sacas de soja e 1,1 bilhões de sacas de milho vendidas. Os estados com maior participação foram Mato Grosso (46,7%) e Paraná (16,8%).
Em se tratando de pontos de venda, o setor espera abrir nos próximos três anos 1038 novas lojas, um crescimento de 32,9% em relação à expectativa da pesquisa de 2021. Os estados que devem receber mais pontos são Paraná (14,2%), Minas Gerais (14,1%) e Rio Grande do Sul (13,8%). Segundo Tiburcio, esse número pode ser atingindo, uma vez que somente em 2021 foram abertas 292 lojas.
Sobre o perfil dos associados da Andav, 52,2% possuem uma gestão corporativa contra 47,8% de gestão familiar. Da pesquisa anterior, a alteração foi de 1 ponto percentual para a corporativa. Em mais de 80% dos associados, o fundador atua na empresa. Sobre fusão e aquisição, uma média de 15% passou por esse processo.
No caso da área de marketing, em 2021, 95 mil produtores participaram de eventos de capacitação promovidos pelos distribuidores e o setor utiliza como ferramentas para atendimento e redes sociais: Whatsapp (88,4%), Instagram (79,1%) e Facebook (52,2%).
Foto: Divulgação / FDfotografia.com.br