O tão esperado dia chegou e os portões da Cidade do Leite se abriram para os visitantes do Agroleite 2022. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 16 de agosto, na Arena Agroleite. A Cooperativa Castrolanda, anfitriã, reuniu autoridades, representantes de empresas e produtores para brindar o leite.
Na solenidade o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, mencionou a grande alegria da cooperativa em promover este reencontro dos atores da cadeia produtiva do leite da América Latina, uma grande vitrine de tecnologia e oportunidades. “Produzimos um dos alimentos mais perfeitos do mundo, o leite, e a Capital Nacional do Leite sente-se honrada em receber toda a sua cadeia produtiva. Temos aqui uma semana de muitas oportunidades, novas tecnologias, serviços e produtos que serão apresentados junto com as empresas e assim atendemos a missão do Agroleite de gerar conhecimento e negócios”, destacou.
Representando os produtores de leite do Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Hans Groenwold, citou que o Agroleite é o ambiente ideal para que os criadores compartilhem suas experiências e mencionou a alegria de receber produtores de todo o Brasil em Castro. Rafael Pereira, gerente de Marketing da Select Syres, falou em nome dos patrocinadores desta edição. “Essa edição que marca o reencontro seja também uma edição histórica para nós patrocinadores e parceiros”, disse com entusiasmo.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Castro, Álvaro Telles, ressaltou a vocação do município de Castro para a agropecuária, o segundo do Paraná em valor bruto de produção, com faturamento de R$ 3,4 bilhões na safara de 2021. “Somos a Capital Nacional do Leite e temos muito orgulho dos nossos produtores, que geram riqueza para o nosso município e o país”, frisou Telles.
Do cooperativismo, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, enalteceu os números da produção de leite da Unium, marca que representa os projetos industriais em que a cooperativa Castrolanda atua junto com a Capal e a Frísia. “Porque o Agroleite é tão importante? A Unium é a maior cooperativa do Brasil em recepção de leite, um orgulho enorme para o Sistema OCB e todo o cooperativismo, e ainda a segunda maior empresa em recepção de leite, com mais de três milhões de litros por dia”, disse.
Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, fez a saudação pelo governo do Estado do Paraná e pelo vice governador, Darci Piana, também presente. Ortigara parabenizou a Castrolanda pela ação estratégica de promover esse movimento há duas décadas. “Quero saudar todos os parceiros, que são mais de 200, da retomada do Agroleite, todos os fornecedores de alguma solução importante para o avanço. Essa união do produtor rural, criador, com aqueles que fornecem soluções faz bem para o nosso negócio. Se faz bem para nosso negócio, fará com certeza bem para nossa renda, para a economia do Paraná e do Brasil”, refletiu.
Foto: Divulgação Aproveite / Claudia Geisler