“O período pré-parto e o momento do parto são muito extremamente delicados para as vacas de leite, uma vez que elas enfrentam diversas mudanças que exigem cuidados especiais. As consequências do manejo inadequado nesse período podem ser extremamente prejudiciais para as crias e também para a vida reprodutiva das fêmeas”, afirma Thales Vechiato, médico veterinário da Syntec do Brasil.
De acordo com o especialista, alguns pontos devem ter atenção redobrada nos dias que antecedem o parto e também no momento da parição. “É necessário ter um ambiente limpo e confortável nos últimos dias de gestação, além de dieta balanceada e piquete de maternidade em boas condições para o parto. Tomar esses cuidados não apenas preserva a saúde da vaca como garante bons resultados para a fazenda, uma vez que faz com que o produtor aproveite ao máximo o potencial zootécnico do animal”.
Vechiato esclarece que é importante que, durante duas a três semanas antes do parto, os produtores ministrem dieta equilibrada e rica em cálcio. “É preciso pensar corretamente na dieta das vacas no pré e no pós-parto, isso porque a alimentação interfere diretamente no bem-estar dos animais. Temos que manipular a Diferença Catiônica-Aniônica da Dieta (DCAD), a fim de reduzir a incidência de febre do leite.”
Segundo o veterinário, além de garantir bom parto, esses cuidados também auxiliam no resultado financeiro da fazenda. “Garantindo que a vaca tenha parto tranquilo, o produtor também ganha em saúde e boas lactações futuras, o que eleva o nível de produção e entrega, mantendo positiva a saúde econômica da propriedade.”
Foto: Divulgação / Texto Assessoria / Shutterstock