O 6º CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio e o 3º YAMI – Youth Agribusiness Movement International encerraram as suas edições na última quarta-feira (27/10) reunindo mais de três mil pessoas de todo o Brasil e exterior. Os eventos, que foram realizados entre os dias 25 e 27 de outubro, em Digital Experience, elevaram os debates sobre o futuro do setor e o papel da mulher e do jovem no crescimento do agro brasileiro.
Durante o 6º CNMA, 2.500 congressistas acompanharam debates que destacaram a contribuição e a importância do papel das mulheres no crescimento do setor. Foram cinco mesas-redondas, cinco painéis, além do anúncio das vencedoras do 4º Prêmio Mulheres do Agro Bayer/ABAG, do lançamento do documentário “Quando ouvi a voz da terra” e a homenagem à embaixadora da edição, a agropecuarista Sônia Bonato.
O evento destacou em seus debates a agenda de ações das empresas ligadas ao campo voltadas ao ESG (Ambiental, Social e Governança, em português). Foram apresentados projetos em andamento e o que está em desenvolvimento visando agregação de valor ao produtor, agricultura regenerativa, tecnologia e inovação no campo, com foco na contribuição da mulher para o amadurecimento do setor.
“O agro já promove, em sua essência, ações que visam sustentabilidade ambiental, social e econômica, mas segue buscando aperfeiçoar sua forma de produção e gestão para promover cada vez mais a sustentabilidade nos negócios ligados ao campo. Pudemos confirmar isso ao longo do CNMA, com os exemplos de projetos que já estão em andamento e o importante papel da mulher nesse cenário”, destaca a show manager do evento, Carolina Gama.
O Congresso também foi palco do pré-lançamento pra o agro do documentário produzido pela pecuarista referência em bem-estar animal, Carmen Perez, que tem como proposta fornecer elementos para que as pessoas tenham mais informação da realidade do campo brasileiro.
YAMI celebra os novos líderes do agro
A terceira edição do YAMI – Youth Agribusiness Movement International reuniu durante os três dias de conteúdo 700 jovens, que participaram do evento em busca de preparo e insights para os desafios do setor.
Ao todo, foram promovidas três mesas-redondas, com os temas digital, agregação de valor e nova liderança do agro. “Os debates evidenciaram que o jovem é o grande protagonista da nova era do agro, por conta de sua familiaridade com as novas tecnologias, proatividade e o acesso rápido às informações. A capacitação e a comunicação são ferramentas que, segundo os painelistas, auxiliam a nova geração nos desafios de desmistificar e elevar o agronegócio brasileiro no mundo”, avalia Carolina.
De acordo com os debates entre os convidados, o agronegócio precisa de uma renovação de suas lideranças, principalmente para promover a mudança de visão, ainda destorcida, do que é o setor. Esse processo de desmistificação dos negócios do campo passa pela importância da comunicação fora da porteira e pelo rejuvenescimento de quem fala pelo agro e lidera o setor.
Foto: Valmir Franzoni / Divulgação