O Grupo Sabará, por meio de sua unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, fabricante e distribuidora de produtos para o tratamento de água e fornecimento de equipamentos, produtos e serviços para o saneamento básico e processos industriais, lançou uma linha de Geradores de dióxido de cloro.
O dióxido de cloro é um composto químico amplamente utilizado no tratamento de água para consumo humano, animal e em processos industriais de empresas de alimentos, bebidas, agropecuária, desinfecção de efluentes, torres de resfriamento e em outras aplicações em que se deseja reduzir os níveis de contaminação. Vale destacar ainda que é umas das soluções mais seguras para tratamento de água com qualidade e sem desperdício, pois apresenta elevado potencial oxidante e desinfetante, além do maior controle na formação de trihalometanos e ácidos haloacéticos.
“O Grupo Sabará é a única empresa na América Latina que possui uma fábrica de clorito de sódio, localizada em Santa Bárbara D’Oeste, e que favorece toda cadeia de geração de dióxido de cloro. Como resultado, oferecemos mais qualidade em nossos produtos e soluções, além de fazer com que nossos clientes não sofram com a imprevisibilidade de mercado com a importação desse tipo de insumo”, afirma Lucas Donato (foto), gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.
O executivo destaca ainda que o Grupo Sabará foi pioneiro entre as companhias do setor no Brasil ao conquistar a certificação PRODIR (Processo de Distribuição Responsável), um importante atestado de que os processos e produtos químicos seguem as melhores práticas. Também possui as certificações ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, que regem aspectos ligados à qualidade e ao meio ambiente.
Os novos geradores
Para geração do produto in loco, a empresa disponibiliza duas opções de equipamentos: Gerador Série OOW, que é a evolução dos geradores típicos de gabinete e, o Gerador Série UW, que opera de forma submersa, com fabricação e patente 100% nacional. Esses equipamentos apresentam elevado grau de rendimento de produção (acima de 95%), além de contar com um pacote de automação que pode ser flexibilizado de acordo com as necessidades de cada cliente, permitindo assim, maior controle sobre o processo. Podem ser utilizados em sistemas com vazão a partir de 100 L/s e ainda os clientes tem à sua disposição uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes para a instalação, que pode ocorrer de um a três dias, dependendo do nível de configuração a ser realizada.
“Além de serem mais compactos e fáceis de operar, o funcionamento dos geradores ocorre a partir da reação do clorito de sódio e ácido clorídrico. Os reatores operam em vácuo e sem a formação da fase gasosa do ClO2, trazendo ainda mais segurança ao processo de geração in-loco”, complementa Donato.