Aves que participam de torneios, seja de canto ou de agilidade, precisam de cuidados redobrados com a saúde. Isso porque as provas podem gerar muito desgaste físico e o simples transporte de um ambiente para outro pode provocar estresse. Estes fatores acabam levando a uma menor ingestão de alimentos, desidratação, perda de peso e déficit nutricional. Com isso, as aves, que já são animais sensíveis, podem ficar ainda mais vulneráveis.
Segundo Bruna Colhado, veterinária e analista de desenvolvimento de produtos pet da Vetnil, para prevenir tais enfermidades é indicada a recuperação da condição física das aves através de um plano nutricional completo e balanceado, pensado para oferecer níveis adequados de nutrientes e manter a ave em condição nutricional adequada. “Durante o período de torneio, as aves sofrem com a perda de energia, aminoácidos e vitaminas, o que pode resultar em queda da imunidade e outras consequências, como a maior produção de radicais livres, a níveis maiores do que o organismo das aves consegue eliminar”, afirma Bruna. Esta suplementação deve ser iniciada ainda na fase de preparação dos torneios e deve seguir durante todo o período de competições.
Ainda de acordo com a veterinária, existem diversos tipos de alimentos, como as rações e as farinhadas, que podem ser completos. Porém, é necessário ficar atento à composição dos produtos, pois alguns não apresentam todos os nutrientes necessários. A dieta deve ser rica em elementos energéticos — que podem ser açúcares de pronta absorção, como glicose, ou oleaginosas, como as sementes ou óleos de outras fontes —, aminoácidos, como metionina, lisina, treonina, triptofano, valina, isoleucina, leucina, arginina, histidina e fenilalanina, e vitaminas do complexo B, além das vitaminas C e E.
Bruna indica também que o consumo de ração seja aliado ao de suplementos, pois estes reúnem os elementos nutritivos mais demandados pelas aves, principalmente para as que estão em fases críticas como reprodução, crescimento, competição e recuperação corporal. A suplementação pode ainda corrigir deficiências nutricionais ocasionadas pela alimentação pobre em certos nutrientes. Atualmente, existem diferentes tipos de suplementos para diferentes demandas nutricionais, como aminoácidos, vitamínicos, energéticos, prebióticos, focados na reprodução, dentre outros.
Contudo, é sempre importante consultar um médico veterinário especializado em animais exóticos para orientar a dieta e suplementação de aves, evitando assim problemas nutricionais e queda de desempenho.