Foi na Fazenda Figueiredo, em Cristalina (GO), que nasceu a primeira bezerra fruto do produto ABS NEO Premium (embriões superiores produzidos com genética especial do Núcleo Neo de doadoras). A fêmea com apenas alguns dias de vida já está, certamente, entre os animais com maior valor genético do país.
“Quando a ABS abre a possibilidade de nós, brasileiros, termos um animal como esse, nos possibilita estar no mesmo nível dos melhores criatórios do mundo. Acredito muito neste projeto. Estamos dando um grande salto genético, colocando a Fazenda em um patamar mais alto no mercado e agregando valor ao meu negócio”, comemora o pecuarista Reinaldo Figueiredo, que espera outros 16 nascimentos para os próximos dias de bezerras frutos do ABS Neo Premium.
Para se ter uma ideia da velocidade do melhoramento conquistado pela fazenda com este investimento, a bezerra que nasceu no último dia 31 de março é filha de uma doadora nascida no dia 24 de agosto de 2018 (com superioridade comprovada com dados genômicos) com o touro Kenobi, um dos melhores da atualidade.
“É, sem dúvida, um avanço muito rápido da genética. Sem dúvida, essa fêmea está entre as TOP 0,1% nascidas no Brasil. O ABS NEO Premium é fruto de acasalamentos rigorosos feitos por nossa equipe entre os melhores reprodutores da bateria ABS com fêmeas superiores do Núcleo NEO, um rebanho de doadoras exclusivo e sem reservas. Só quem é cliente ABS tem acesso”, comenta Marcello Mamedes, Gerente de mercado e contas chave Leite.
Fazenda Figueiredo
Com mais de 30 anos de trabalho com pecuária leiteira, Reinaldo Figueiredo sempre foi entusiasta de tecnologia. A paixão pelo melhoramento é guiada pelo desejo de crescer em quantidade e qualidade de leite produzido.
Hoje, a propriedade registra uma produção média 33,6 mil/dia com 980 vacas em lactação. Fruto de investimento no tripé mais conhecido da pecuária – Nutrição, Manejo e Genética, só nos últimos três anos, a Fazenda conquistou 31,8% de crescimento no volume total produzido por vaca, saltando de 31,9 para 35,2 litros/dia, tendo registrado picos de 41 litros/vaca/dia em outubro do ano passado.
“Alterei a dieta e aumentei o conforto da fazenda com mais ventiladores e mais aspersores. E então mudei meu conceito de seleção. Antes, buscava animal bonito e vistoso, uma vaca angulosa que não aguentava a produção no sistema de freestall. Hoje, quero uma vaca que produza muito por muito tempo. Uma vaca que não fica doente e que emprenha com rapidez. Se invisto em mais saúde, principalmente DPR, aumento a fertilidade do rebanho, diminuo o DEL, aumento a média por vaca, tenho menos animais produzindo mais leite, e, assim, diminuindo os custos da fazenda. É essa vaca que traz dinheiro para a fazenda”, detalha o produtor.
Reinaldo Figueiredo conta que mudou o plano genético da Fazenda em 2018, quando teve a oportunidade de participar o primeiro ABS Experience e visitar fazendas referências nos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 98% da genética utilizada pela fazenda vem da ABS.