Como fazer a água chegar ao sertão? Como captar a água da chuva? Como melhorar a alimentação com plantio e irrigação de hortas? Essas foram apenas algumas perguntas feitas pelos estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), para tentar resolver o problema da seca no sertão brasileiro.
As turmas foram divididas em grupos para analisarem as possibilidades de melhorias para o sertão. Dentro dessa temática e com o auxílio do Minecraft Education Edition, cada grupo criou seus próprios “sertões”, inspirados pela obra clássica Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e pelos personagens Riobaldo e Diadorim.
“Eles desenvolveram propostas de aprofundamento do estudo da língua/linguagem utilizada pelo autor e das influências artísticas e culturais presentes na região do sertão mineiro (região em que se passa a história)”, explica a professora do 4º ano, Gabriela Branco.
“A leitura de uma obra clássica, como fio condutor do projeto, amplia o repertório dos estudantes, além de potencializar as aprendizagens”, afirma Taciana Suarez, professora do 3º ano.
Todo o trabalho foi realizado utilizando metodologias ativas para incentivar o protagonismo dos estudantes. “Assim conseguimos desenvolver habilidades importantes como a criatividade e o trabalho em equipe, ajudando os alunos a adotarem uma postura ativa durante o processo de ensino-aprendizagem”, ressaltam Gabriela e Taciana.
Muito interessante a publicação dessa matéria. Tão importante sabermos do engajamento de estudantes na área social.
Parabéns por divulgarem mais sobre a educação no país.