A Comissão de Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados iniciou os trabalhos no 13 de março com a eleição da nova mesa diretora para 2019. O novo presidente será o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP). Para primeira, segunda e terceira vice-presidências, foram eleitos os deputados Neri Geller (PP-MT), Luiz Nishimori (PR-PR) e José Mário Schreiner (DEM-GO), respectivamente.
A CAPADR analisa projetos relacionados ao setor produtivo, como política agrícola, crédito rural, eletrificação rural, irrigação e pesticidas. O novo presidente afirmou que o objetivo agora é não trabalhar em grupos focados. “A agropecuária é muito grande, é maior bandeira hoje do Brasil, é o que segurou a balança comercial. Nós temos um potencial muito grande e acho que o Ministério da Agricultura, junto com o novo governo, tem que dar um ritmo maior e mais acelerado para o setor, buscar financiamentos, amparar o pequeno, médio e o grande agricultor”, disse Pinato.
Ele destacou ainda a importância de se chamar a comissão para as pautas do governo, principalmente do Ministério da Agricultura, para que o debate não gere nenhum tipo de animosidade. “Temos aqui muitos especialistas na área de agricultura. Como advogado, vou tentar dar celeridade na questão legal, mas sempre discutindo com os setores”, afirmou.
Neri Geller, que também coordena a Comissão de Meio Ambiente da FPA, afirmou que pautas como a regulamentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) – para superar definitivamente a insegurança jurídica, e o Código Florestal estão entre os trabalhos prioritários, além do acompanhamento do crédito e do seguro agrícola. O parlamentar disse estar animado com a nova composição da mesa diretora que, segundo ele, foi muito bem-feita e articulada. O objetivo agora é “fazer com que esta comissão seja representante do setor que realmente viabiliza a economia. Vai ter um papel de destaque do ponto de vista de fazer junto com a FPA o trabalho que o pessoal do setor produtivo espera”, diz.
Para Luiz Nishimori, o Brasil é essencialmente agrícola. “Temos que defender este setor tão importante para nosso país, que representa 1/4 do PIB nacional e 37% do empregos formais e informais e ajuda no saldo de baratos comercial. A Comissão é o local para discutir, estudar e dar uma direção para nossa agricultura”, afirma.
José Mário, que ocupa também a vice-presidência da FPA no Centro-Oeste, afirma que quer criar um diálogo aberto com as entidades representativas do setor, como a FPA e a CNA e com os produtores rurais para definir os temas prioritários para votação e discussão na comissão junto com o presidente e demais membros.
“Esse colegiado representa o Brasil real, o Brasil de verdade, que produz, que faz com que a gente cresça e se desenvolva e venda nosso país mundo afora. Nós temos desafios diversos e constantes e, sem dúvida, nessa Comissão e, principalmente por esta composição da mesa de condução de trabalhos representada pela FPA na sua totalidade, teremos um belíssimo trabalho pela frente”, destacou o membro da nova CAPADR e coordenador da Comissão de Política Agrícola da FPA, deputado Pedro Lupion (DEM-PR).