Os cultivos de verão da safra de grãos continuam sendo beneficiados em boa parte do país pelo bom período de chuvas nas regiões produtoras, desde a primeira quinzena deste mês. Volumes de chuva acima de 120 mm favoreceram as culturas que estavam na fase de floração e enchimento de grãos. As análises agrometeorológicas e espectrais, em complementação aos dados de campo, são do último Boletim de Monitoramento Agrícola, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Centro-Oeste, que responde pelo maior volume de produção do país, foi beneficiado pela distribuição das chuvas e termina a etapa de colheita, enquanto o Sudeste segue com o desenvolvimento da soja. Já a região do Matopiba recupera-se das anomalias negativas do índice de vegetação ocorridas no mês passado, com algumas áreas de anomalias positivas no Tocantins e na Bahia, favorecidas pela predominância das chuvas que se estabilizaram na região.
Em partes do Rio Grande do Sul, os baixos índices de precipitação prejudicaram sobretudo os cultivos de milho e soja, embora tenha garantido água suficiente para irrigação do arroz, favorecendo o seu desenvolvimento.