Um novo sistema de eixos dianteiros tracionados poderá fazer com que o trator tenha mais suporte com a aplicação de carregadores frontais. O desempenho de esterçamento a partir dessa nova tecnologia é alto, e pode atingir até 58º, e permite à maquina agrícola atingir uma velocidade de 40 km/h sem danos ao eixo dianteiro.
A novidade do Grupo ZF é levada à Agrishow 2013, a 20ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que ocorrerá de 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto (SP). A empresa é uma das líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo e de máquinas agrícolas.
“O TSA é um eixo direcionável tracionado que possui um conjunto de vedações desenvolvido para aplicações em trabalhos severos, inclusive em campos alagados”, explica o Silvio Furtado, gerente de Vendas, Reposição e Serviços da Divisão Agrícola da ZF do Brasil. “A sigla TSA significa Terra (nomenclatura que veio do marketing de produtos para tratores), Steering (Esterçamento) e Axle (Eixo)”.
O sistema de eixo de máquinas que desempenham duros trabalhos como os tratores possuem uma vital importância para o próprio desenvolvimento do trabalho. Essa tecnologia, por exemplo, vai auxiliar os tratores a enfrentar condições adversas de terreno, onde somente com a tração traseira ele não conseguiria reagir. “A ZF encontra-se entre os pioneiros na área da tração dianteira auxiliar (TDA) em tratores. Nossos eixos direcionáveis para tratores caracterizam-se por oferecer elevados ângulos de esterçamento (com até 55°), e asseguram uma melhor manobrabilidade do trator”, atesta Furtado.
O eixo TSA foi apresentado pela primeira vez na Agrishow 2012, em abril do ano passado, e desde então tem sido uma tecnologia atraente para as montadoras de máquinas agrícolas. A ideia pode ser embarcada tanto em tratores mais potentes como em máquinas de menor cilindrada. Isso se dá pelo próprio desenvolvimento do eixo. De acordo com Furtado, através de testes com ferramentas de apoio de engenharia, o produto foi concebido para se encaixar em qualquer espaço, o que permite a amplitude de aplicações em maquinários agrícolas.
Agrishow 2013
Além do Eixo TSA desenvolvido para aplicações em trabalhos severos, a ZF apresentará a transmissão 5WG98 para pulverizadores que possuem a tecnologia Powershift com conversor de torque, com cinco velocidades à frente e três para trás, e relações de marchas desenvolvidas para atender os requisitos das aplicações fora de estrada.
O produto conta ainda com controle eletrônico, opção para 4×4 (incluindo desconexão do eixo frontal), saída PTO como padrão (bombas dos implementos), sendo ideal para veículos com motores de potência bruta de até 110 kW.
Também vão estar na feira, o eixo dianteiro AS-3065 com bitola larga para tratores, além das transmissões sincronizadas T-600 para tratores com potências entre 120 cv e 180 cv. O Transaxle T-557, que incorpora transmissão e eixo traseiro em um único pacote, também estará em exposição na feira e foi projetado para tratores com potência de até 100 cv. Para aplicação em veículos com peso máximo de 24 toneladas, a ZF apresentará a transmissão 3MD-40 e os redutores S-1250 para colheitadeiras, soluções ZF que funcionam em conjunto.