Eventos

Festa: Top List

Em noite de festa e comemoração, prêmio é entregue as empresas escolhidas pelos leitores da Revista Rural.

No último dia 28 de novembro, a Revista Rural realizou a entrega do prêmio Top List Rural 2012. O evento aconteceu em São Paulo, no restaurante Varanda Grill. Este é o segundo prêmio entregue pela Revista no ano, e esta foi sua décima segunda edição. A premiação é uma das mais importantes do setor, e premia as marcas que são escolhidas pelos diversos agricultores e pecuaristas espalhados por todo Brasil. Neste ano, 982 pessoas responderam ao questionário avaliando as suas marcas preferidas, sendo que 31% se encontra no Sudeste, 34% no Centro-Oeste, 19% no Sul e 16% no Norte e Nordeste.

Entre os convidados da festa havia gerentes, diretores e representantes de empresas e agências ligadas ao meio rural e do agronegócio. Na hora da entrega, os premiados eram anunciados um a um para receber das mãos dos diretores da Rural, Flávio Albim e Ana Carolina Albim a placa referente à conquista do prêmio. Para André Savino, da Syngenta que venceu no campo da agricultura, nas categorias Tratamento de Sementes (Cruiser) e Nematicida (Avicta), a grande importância de ter vencido o Top, é que este tipo de premiação leva a empresa a ver se está realizando um marketing efetivo. “É através desta noite que podemos ver se estamos nos comunicando adequadamente aos nossos clientes de uma maneira simples, efetiva e transparente, o que nossos produtos agregam à agricultura”, diz Savino. Ele conta que o grande desafio para 2013, é trabalhar para novamente ganhar o troféu. “Temos que continuar inovando, sempre observando como o mercado está agindo, pois temos grandes competidores e grandes empresas nesta disputa. Mas, acreditamos que nosso grupo de profissionais é diferenciado e estão preparados para sempre ouvir o cliente, pois faz parte da nossa estratégia pensar como o cliente”.

Outra marca vencedora do Top List, foi a Nogueira. A empresa ficou com o título na categoria Enfardadeira, e o representante presente na festa, André Latarini diz que o prêmio vem no momento exato em que consagra o fim de um bom ano para eles. “Ganhamos o Top of Mind e agora o Top List, e isto nos mostra que estamos realizando um bom trabalho e coroa as nossas vendas durante o ano de 2012, principalmente nesta categoria que vencemos, onde realizamos nossas maiores vendas,” declara. Latarini revela que no inicio de novembro a empresa realizou de uma conferência com todos os vendedores, onde foram feitos testes em novas máquinas, que serão lançadas na linha de enfardadeiras para a próxima temporada.

Quando o assunto foi Colheitadeira e Plantadeira, a bola da vez foi a John Deere, que mais uma vez saiu como vencedora destas categorias. Guilherme Sierra, gerente de comunicação corporativa da empresa diz que manter as vitórias é muito importante para empresa. “Neste ano foi ainda mais especial, pois estamos comemorando os 135 anos da companhia no mundo, o que foi muito comemorado durante todo ano e que ajudou a empresa a fazer trabalho melhor a cada dia. Além disso, este trabalho já nos deixa com uma perspectiva muito boa para os próximos anos”, declara. Sierra comenta que a empresa se baseia em várias iniciativas para ser lembrada pelas pessoas do meio rural, e consequentemente, ser premiada por diversas vezes. “O importante é ter comprometimento com o cliente, ficar de olho no mercado que passa por um bom momento no nosso País, continuar expandindo a marca, buscar soluções integradas para os problemas do campo, ampliar portfólio de produtos e ter frentes de atuação competentes para continuar levando o nome da John Deere para o mundo”, finaliza.

Com um dos maiores índices de votação na pesquisa, a Matsuda com 41%, levou novamente para casa o prêmio na categoria Sementes para Pastagem. Helena Keiko Matsuda, membro da diretoria da empresa revelou que a companhia se sente emocionada e honrada em ganhar novamente o troféu do Top List. “É uma emoção muito grande e parece que estamos ganhando pela primeira vez. Ele é muito importante porque é o nosso cliente quem nos brinda e afinal, são os clientes nossa maior preocupação, pois queremos levar produtos de confiança, mostrar produtividade, tecnologia, entre outros pontos fundamentais”, diz. Segundo Helena, a empresa tem uma área de pesquisa voltada para o desenvolvimento de novas variáveis para as sementes de pastagem, o que mostra a preocupação da Matsuda em satisfazer e inovar o mercado, e por consequência, as pessoas ligadas ao agronegócio.

Já na categoria Colhedora de Cana, a grande campeã foi a Case IH, com 17% dos votos. “A nossa máquina é a mais tradicional, surgiu na Austrália, a cerca de 60 anos atrás. Hoje produzimos esse equipamento que atualmente é líder de mercado”, declara o gerente de negócios da marca, Sérgio Verdicchio. Segundo ele, em torno de 55% das máquinas que estão no mercado, são Case e isso consequentemente tem alavancado o setor sucroenergético fazendo com que se consiga a colher a cana com menores custos e seja mais competitiva no mercado. Continuando na linha de máquinas, a AGCO levou pra casa com os tratores Massey Ferguson o troféu correspondente à categoria Trator. E para seu diretor de estratégia de integração, Ruy Cunha é com muito orgulho que a companhia recebe mais uma vez o prêmio. “A gente tem tralhado há muito tempo na marca, na qualidade e em toda a reputação Massey Ferguson. E isso é um conhecimento bastante importante para a gente, pois nos mostra que estamos na direção certa”, diz Cunha.

Emerson Botelho, gerente de produtos de pecuária da MSD, foi o encarregado de subir ao palco para receber as condecorações conferidas a marca nas categorias Anti Mosca do Chifre e Estimulador de Cio e Carrapaticida, com 9, 30 e 11%, respectivamente. “A MSD sempre se marcou fazendo produtos novos, de vanguarda, produtos que são pioneiros no setor. A gente sempre abriu categorias. Essa própria questão de trazer produtos diferenciados, nos permite uma aproximação maior com o produtor”, afirma Botelho. Segundo ele, a empresa tem uma equipe técnica no campo que também faz um trabalho satisfatório que os aproxima mais do pecuarista. “Quando lançamos um produto novo e inovador, o produtor já reconhece nossa marca. Ele enxerga na gente uma empresa que traz produtos novos e de qualidade, e aí está a razão de sermos a preferência mais uma vez”, conclui.

Com quatro vitórias, a Pfizer Saúde Animal se mostrou bastante contente e satisfeita com o reconhecimento do público votante. “É um motivo de grande satisfação e uma honra poder estar mais um ano nessa premiação. E ganhá-lo denovo só nos mostra que estamos no caminho certo e que devemos continuar nosso trabalho da maneira que está sendo feito”, declara o gerente de produtos da linha de antiparasitários da empresa, Miguel Dominges Júnior. Ele afirma que a empresa é atualmente sustentada por três pilares. O primeiro são os produtos de inovação e de qualidade, já o segundo geração de demanda através de uma equipe de campo especializada e por fim uma rede de parceiros que garante a disponibilidade de produtos para os clientes, independente do tamanho. A Pfizer foi campeã nas categorias Vacinas Reprodutiva, com Cattlemaster; Vacinas; Hormônios para IATF, com CIDR e Vermífugo, com Dectomax.

Acostumados a ganhar constantemente prêmios da Revista Rural, a Basf levou mais uma vez na categoria Fungicida, com o Ópera. O representante da empresa no evento foi o gerente de marketing, Eduardo Fadei Gobbo. “Para nós é uma celebração do sucesso. Nós estamos comemorando no próximo ano os dez anos do produto Ópera, e aqui, com a Rural, comemorando a oitava premiação da preferência dos produtores em termos de fungicidas. Isso certamente se deve muito ao esforço e dedicação de muitos colaboradores da empresa que, ao longo dessa década, fizeram a história do produto e também pelo resultado que tem trazido aos agricultores em termos de desempenho e rentabilidade”, diz.

A Dow Agrosciences foi contemplada na categoria Defensivos para Pastagem, com 31% nas pesquisas. Roberto Risolia, gerente de marketing de pastagem revela que a empresa tem desafios para entender as necessidades dos clientes. “Nós já temos 50 anos nesse mercado, temos uma tradição consolidada e então acreditamos nessa proximidade com o pecuarista, até mesmo com troca de informações que é de fundamental importância para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos”, diz. Em relação a sensação de vencer o Top List, Risolia delcara que é um motivo de orgulho muito grande ser mais uma vez reconhecido, principalmente pelo fato de ser uma votação dos clientes da Dow, os pecuaristas. “Isso para nós é importante. É justamente para isso que trabalhamos dia a dia, para que o pecuarista nos reconheça como parceiros, alguém que está ao lado dele”, concretiza. Diante de diversas pessoas felizes por seus objetivos alcançados ao longo de 2012, a festa do Top List deixa um sinal de que para os próximos anos, as empresas tendem sempre a melhorar para serem contempladas cada dia mais por aqueles que são a base de seus produtos e serviços, os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *