Robusta e moderna – estas são as duas características que, logo de cara, pode-se perceber sobre o mais recente lançamento da Chevrolet no segmento de picapes compactas, a nova Montana. O destaque vai para a tripla aptidão do veículo – seja para o trabalho no campo, para vida urbana ou para opção off-road.
A atualização do novo modelo mudou completamente a cara da picape compacta lançada em 2003 pela montadora, a qual se baseava no estilo do Corsa. Agora, a versão 2010 do veículo faz parte da “Família Viva”, a qual originou o Agile, carro referência da Chevrolet no segmento de hatch compacto.
Maior capacidade de carga (758 quilos), posição de direção mais elevada (ponto “H” mais alto), frente mais alta são os destaques da nova Montana, que está equipada com motor EconoFlex, 1.4 aspirado. Além do visual diferenciado e das qualidades mecânicas, a picape compacta inova mais uma vez no segmento. Depois de ter sido pioneiro na introdução do side step – degrau que facilita o acesso lateral à caçamba – o veículo chega com um pacote de tecnologias, como piloto automático, computador de bordo, ar-condicionado com display digital e sensor crepuscular.
A direção é suave e firme, mesmo com carga, até mesmo se o terreno for de chão batido e acidentado – essa foi a impressão que o veículo trouxe durante os primeiros testes feitos pela equipe da Revista Rural, no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP).
O lançamento possui duas versões, a LS e a Sport. A primeira traz quatro configurações, que ficam numa faixa de preço de R$ 31.990 a 39.933. Já a Sport sai a partir de R$ 44.040. A expectativa da empresa é se fortalecer nesse segmento, já que possui liderança no de picapes médias – com destaque ao também recente lançamento da versão intermediária da S10, a S10 Rodeio. “Nossa projeção de vendas é de 3,5 mil unidades por mês só no primeiro ano”, destaca o diretor de marketing da Chevrolet, Gustavo Colossi.
Versão LS
É a versão de entrada da linha Montana e possui atributos para os consumidores que utilizam o veículo para o trabalho, em especial, o trabalho no campo.
Na parte da frente, a cabine Max Cab tem mais espaço e conforto, oferecendo 164 litros atrás dos bancos dianteiros – na traseira do veículo, a maior capacidade de carga da caçamba do segmento, com 758 quilos.
Para facilitar o transporte de cargas, preservar o assoalho e assegurar o valor de revenda, todas as versões possuem protetor de caçamba de série, dez ganchos para amarração de cordas, e o side step, que facilita o acesso ao compartimento.
A carroceria recebeu atenção especial, pois conta com estruturas reforçadas. As suspensões são compostas por novos amortecedores e molas, resultado de um novo projeto ainda mais robusto, para que a picape suporte ainda mais peso na caçamba, sem prejuízo da estabilidade.
Os para-choques já vêm pintados na cor do veículo e, ainda vem de série, rodas de aço de 14 polegadas e protetor de caçamba. Outros opcionais da versão são rodas de alumínio aros 14 e 15 polegadas, capota marítima e rádio com Bluetooth.
Sport
O estilo aventureiro da picape da Chevrolet é o diferencial nessa versão off-road, que foi concebido para o lazer – para viagens de fim de semana ou feriados, no campo, na serra ou praia.
A versão traz de série faróis com máscara negra, lanternas fumê, frisos, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, barra de proteção no teto e adesivos na coluna, rodas de alumínio aro 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15 e faróis de neblina. Além disso, ela pode ser equipada com acessórios, como a capota marítima, para complementar o estilo mais esportivo e trazer maior conveniência.
Ficha técnica
RESUMO
Modelo: Montana 1.4 EconoFlex 2011;
Carroceria/motorização: Picape, dois passageiros, duas portas, motor dianteiro, tração dianteira;
Principais competidores: Fiat Strada, Ford Courier, Volkswagen Saveiro e Peugeot Hoggar.
MOTOR
Modelo: N14YFH Família I;
Número de cilindros: quatro em linha;
Cilindrada (cm3): 1.389
Diâmetro e Curso (mm): 77,6 x 73,4
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): etanol, 102 cavalos vapor (cv) a 6.000 rpm; gasolina, 97 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): etanol, 13,5 mkgf (131 Nm) a 3.200 rpm; e gasolina, 13,2 mkgf (129 Nm) a 3.200 rpm
Rotação máxima do motor (rpm): 6.300
Consumo NBR 7024 (km/l) (Cidade/Estrada/Combinado): gasolina, 12,2 / 16,0 / 13,6; etanol: 8,6 /11,5 / 9,7.
DIMENSÕES/PESOS
Comprimento total (mm): 4.514;
Distância entre eixos (mm): 2.669;
Largura carroceria (mm): 1.700;
Largura total, com espelhos (mm): 1.918;
Altura (mm): 1.578 (LS), 1.579 (Sport);
Bitola (mm): dianteira, 1.429; traseira, 1.439;
Altura mínima do solo (mm): 170;
Ângulo de ataque: 19°;
Ângulo de saída: 26°;
Dimensões internas da caçamba:
Comprimento (mm): 1.680;
Largura (mm): 1.340;
Altura (mm): 525
Peso em ordem de marcha (kg): 1.092 (LS); 1.152 (Sport)
Distribuição de peso (% dianteira/traseira): 59/41
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 1.180 (sem protetor de caçamba); 1.100 (com protetor);
Carga útil (kg): 758;
Tanque de combustível (litros): 54;
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro);
Sistema de refrigeração (litros): 5,4
Sistema de partida a frio (litros): 0,515
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): etanol, 170; gasolina: 168;
Aceleração 0 a 100 km/h (s): etanol: 12s1; gasolina, 12s3.