Agricultura

Milho: a arte que vem da palha

Com o milho, como todos nós sabemos que se faz cuscuz, pamonha, pipoca, canjica e outros quitutes típicos da culinária brasileira. Do cabelo do milho se produz remédios medicinais e com a palha triturada apenas se fazia alimento para os animais. Porém, nos últimos anos, essa parte (até então descartada do milho) ganhou outra utilidade: a palha, simplesmente, virou matéria-prima fundamental para o artesanato.

Logo que pensamos no milho, lembramos da sua versatilidade como alimento para homem e para os animais, sob as mais variadas formas. Mas, ele não representa apenas alimento. Hoje até a parte que era descartada, ou melhor, triturada e destinada à ração animal ganhou novas formas, cores e passou a ser matéria-prima para o desenvolvimento de trabalhos artesanais e que rende pra lá de bons frutos. A mudança de vida da dona Maria de Lourdes, por exemplo, é parte desses resultados.

Em suas mãos habilidosas, a palha – uma fibra natural de altíssima resistência (pois suporta fortes trações) – se presta muito bem ao trabalho de artesanato, e que apesar de gerar pouca renda contribui significadamente para o orçamento de muitas famílias como a de dona Maria, que vive em Pato de Minas, a 415 quilômetros da capital Belo Horizonte (MG).

Apesar de favorecer quanto às questões financeiras, a palha ainda contribui em muitos outros aspectos. Depois de uma vida inteira se dedicando ao lar, dona Maria de Lourdes, 63 anos, simplesmente largou as tarefas domésticas, para mostrar que era capaz de fazer arte, produzir e de se motivar. “De artesanato só fazia crochê mesmo. Hoje, tenho uma profissão definida”, comemora a artesã dona Maria de Lourdes Oliveira Paula, que participa do projeto conhecido como Associação das Marias Artesãs, grupo formado por 20 mulheres e que existe desde 2002. “Resgatar um grupo de senhoras, antigas fiandeiras, que estavam sem estímulo e que praticamente estavam abandonando o artesanato, era essa a nossa missão. Demos o pontapé inicial e já começamos com 12 senhoras”, relembra a artista plástica Marialda de Amorim Coury Martins, diretora da Fundação da Casa da Cultura do Milho e coordenadora da Associação das Marias Artesãs de Patos de Minas.

A iniciativa dela junto com as donas Maria Rodrigues, Maria de Lourdes, Maria Moreira, Maria Rosa, Irene Maria, Maria Aparecida, Maria Conceição e Maria Salete, entre outras, tornaram as “Marias Artesãs”, um nome perfeito para um trabalho de cunho social. “O serviço é lento, delicado e sai de acordo com os pedidos”, conta a artesã. “As senhoras mais idosas são as que mais se destacam. São elas as primeiras a chegarem a as últimas a saírem dos barracões. Aqui, há uma grande troca grande de experiência”, salienta a coordenadora, que definiu os primeiros trabalhos produzidos pelas Marias.

Historicamente, Patos de Minas tem a fama de ser conhecida como a cidade do milho e também é hoje o grande produtor. Lá, existe uma Fundação da Cultura do Milho, uma espécie de memorial do grão. E isso representa fatura de matéria-prima. O que era jogado fora passou a ser alternativa de renda para a população carente e transformou a cidade em um polo de artesanato. “A região é de agricultura, a gente tem conseguido por meio das empresas o material, que vem gratuito. Em poucas horas a matéria se transforma em um artesanato de grande valor”, revela orgulhosa a artesã.

E é nos barracões, que ficam ociosos fora do período da Fenamilho – principal festa que ocorre na cidade – que a palha de milho e o capim se transformam em um trabalho ecologicamente correto. Nas mãos das Marias, as vibras fibras naturais viram imagens sacras, como São Francisco, Santo Antonio, além de bolsas, porta-jóias, lindas bonecas, ornamentos, tapetes, jogos americanos, rosas, tulipas, bonecas, entre outros objetos. Os trabalhos são vendidos anualmente, porém, ganham destaque no evento, que acontece todos os anos, no Parque de Exposição “Sebastião Alves do Nascimento”, no mês de maio. “Fizemos deste trabalho uma ‘integração das fibras’ naturais, o que normalmente era jogado fora, como: a palha, o bambu, o algodão e restos do coqueiro, nós aproveitamos tudo. Fizemos aqui a diferença”, conta a coordenadora do grupo. “Na verdade além de um trabalho que gera renda isso se transformou em uma terapia, é um santo remédio”, completa a artesã.

Em 2004, o grupo começou a expandir seus negócios e graças ao apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) – principal defensora para inovação e parceira na capacitação – as Marias Artesãs, hoje formada por mulheres de 65 a 80 anos – a grande maioria semianalfabeta e com pouca fonte de renda – tomou outra dimensão. “Os técnicos tomaram conhecimento da existência do nosso grupo e resolveram nos auxiliar. Elas passaram por capacitação de mão de obra, aprenderam gestão financeira e o reconhecimento da valorização dos seus trabalhos. Como resultado houve a margem de lucro tão esperada”, contextualiza a coordenadora. “E não foi só isso, elas resgataram a autoestima. E a parte mais importante deste projeto foi preservar o nome das Marias, o trabalho artesanal desenvolvido por essas senhoras e questão da religiosidade, que é retratada nas obras pro elas produzidas”, pontua a técnica responsável do Sebrae/MG, Ivana Aguiar Souza.

Esse último item foi um atrativo para o aumento das vendas, que começaram a ser maior nos Estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco, dentre outras localidades do Brasil e fora dele. Em 2008, alguns produtos fizeram parte de comércio da Holanda. Só naquele ano foram 600 presépios natalinos produzidos pelas Marias e enviados para o exterior.

Com o foco de produzir cada vez artesanatos de qualidade, o próximo passo será investir no designer das peças e trazer outras formas de comercialização, como demonstração de produtos por meio dos catálogos. “Além disso, o Sebrae, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (MG), realiza pesquisas para encontrar meio de evitar o caruncho, praga que perfuram sobretudo o grão e a palha, reduzindo-os a pó, e que afeta a lavoura da região e consequentemente a palha tão preciosa”, conta a técnica do Sebrae/MG.

Como os trabalhos são feitos principalmente pelas mulheres com a cultura local, aconteceu um fato, no mínimo curioso: as mulheres passaram a ter uma renda às vezes maior do que os homens da região.

No outro extremo: A palha é um sucesso

A palha do milho também vira artesanato nas mãos das mulheres moradores da cidade de Batalha, no interior do Piauí. O assentamento Frexeiras, situado a seis quilômetros do município (distante a 154 quilômetros da capital, Teresina/PI) é um exemplo de desenvolvimento com a produção do artesanato a partir da palha. Criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no ano 2000, o assentamento possui 1,8 mil hectares, no qual oitenta famílias vivem. Lá, as mulheres produzem sandálias e bolsas, com a aquilo que viraria lixo. “O projeto de Batalha tem caráter social e foi incentivado pela prefeitura do município, o Sebrae e empresários que viram na palha a oportunidade de desenvolver o artesanato”, relata Maria das Graças de Sousa Batista, gerente do Sebrae no Piauí.

As famílias do assentamento sobrevivem da agricultura familiar, consomem o que plantam. Na roça, enquanto os maridos trabalham no campo e plantam outras culturas – além do milho que é destinado para o consumo animal e para a venda – elas aproveitam as sobras. E foi assim que nasceu em 2003, o Grupo de Artesãs Andorinhas. Dizem elas que foi por causa de um antigo ditado: “Uma só não faz verão”. Eram seis mulheres no começo. Hoje são 16, com idades entre 16 e 55 anos, que por meio da iniciativa do Sebrae/PI encontraram uma forma de gerar renda na região. “Diversos artesanatos são produzidos com a palha de milho, fibra de carnaúba, do buriti. Como resultado o grupo recebeu a premiação Top 100 – entre as melhores unidades produtivas. Hoje, o material segue para grandes mercados em outras capitais, como São Paulo, Goiânia e o Rio de Janeiro”, conta a gerente.

Diferente de Patos de Minas, são elas que caminham até a plantação do milho e encontram as palhas, que por sua vez são separadas pelas texturas. “Cada uma é apropriada para determinado trabalho. A grossa serve para fazer a bolsa e a fina para fazer sandália. Assim o trabalho segue para sustento da família. O dinheiro ajuda muito”, conta a artesã Maria José de Carvalho Resende, mais conhecida como dona Zeca, de 50 anos. “Aqui dizemos que largamos o milho e ficamos só com a casca que não só contribuiu para o aumento da renda das famílias, mas para a mudança na vida de muita gente”, pontua dona Zeca, uma das primeiras a integrar o Grupo de Artesãs Andorinhas.

Atualmente, cada mulher recebe cerca de R$ 250 por mês. Os fios, trançados manualmente a partir da palha em estado natural, permitem um trabalho minucioso e delicado. Para se transformarem em bolsas, as palhas são molhadas e cortadas em tiras. Depois, os fios são trançados na madeira. As artesãs vão enrolando uma palha na outra para facilitar e ficar com a tira maior. O resultado é um trabalho bem resistente. Cada artesã leva pelo menos oito horas para fabricar uma bolsa, por exemplo. A ideia inicial era produzir somente peças utilitárias, porque elas acreditavam que seriam vendidas com mais facilidade. O difícil foi segurar a criatividade. Em pouco tempo, elas já estavam fazendo peças diferentes e mais detalhadas, como bonecos de personagens típicos do sertão. E quem não se lembra, do Visconde de Sabugosa!

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