Do lazer à rotina de trabalho, os quadriciclos ganham espaço no Brasil e tornando-se uma alternativa viável para operações e deslocamento no campo. De olho nesse segmento, empresas têm apostado em modelos que aliam, sobretudo, segurança, desempenho e versatilidade a esses veículos, disputando a preferência do produtor rural.
Pequenos, econômicos e resistentes, os mini utilitários – ou simplesmente quadriciclos – têm conquistado espaço no meio rural brasileiro, a exemplo de outros países que já empregam tradicionalmente esses mini veículos no campo. Muitos produtores têm enxergado na performance desses transportes uma forma de otimizar seus negócios.
Na Granja Santana (município de Porto Feliz/SP), por exemplo, Elizeo Santana, trabalha com a criação de frango, gado Nelore e emprega o utilitário em todas as tarefas possíveis no dia a dia da propriedade. De acordo com ele, a maior vantagem do equipamento realmente está na praticidade que ele oferece. “Há cerca de 14 anos, começamos a utilizar o quadriciclo que além de facilitar o deslocamento, substituindo o uso de cavalos, por exemplo, nos dá a possibilidade de realizar todo tipo de transporte de pequenas cargas”, sinaliza ele que, para serviços mais pesados conta com caminhonetes e tratores.
O mercado nacional hoje oferece aos produtores modelos capazes de atender todos os tamanhos de propriedades. Mas, o que realmente existe no comércio quando o assunto é o quadriciclos? A Revista Rural conversou com algumas das empresas líderes nesse setor no Brasil e conferiu o que cada uma delas tem de melhor a oferecer ao produtor rural.
Acellera Motors
A linha de utilitários da Acellera Motors que já apresentava quatro versões com configuração 4X4 de 300 a 700 cilindrados (cc), conta agora com o FrontLander 800 cc, modelo lançado em agosto deste ano. A novidade que chega como top de linha da empresa tem um designer mais esportivo. Segundo Henrique Faraldo, presidente da Acellera Motors do Brasil, o produto oferece total segurança ao usuário para percorrer grandes áreas em propriedades rurais e auxilia nas tarefas internas. “O FrontLander 800 cc é um produto diferenciado que com todas suas particularidades e sofisticação vem ser mais uma opção na linha de utilitários também para o agronegócio. A empresa foca nesse nicho de mercado, oferecendo alternativas de acordo com as necessidades de cada propriedade e do tamanho do investimento que o produtor está disposto a fazer”, conta.
De acordo com Faraldo, a empresa tem realizado acordos nesse setor com fabricantes e revendedores de acessórios para tornar os utilitários ainda mais interessantes, a exemplo do que já faz com o segmento de implementos para coleta de amostras para análise de solo. “Os equipamentos aumentam a versatilidade do produto, por isso, temos trabalhado em detalhe essas parcerias. Internacionalmente, os quadriciclos já são utilizados em larga escala e a demanda tem aumentado no Brasil. Há pouco tempo esses produtos tinham valores proibitivos, o que de certo modo permitia sua utilização apenas para o lazer. Hoje, além dos valores mais acessíveis que possibilitam que eles sejam utilizados operacionalmente em uma área rural, há também a questão dos financiamentos que têm colaborado para a disseminação desses veículos no campo. Os produtores estão conhecendo as vantagens do utilitário que em comparação a outros veículos oferece um custo menor, faz o mesmo serviço e em alguns casos com mais agilidade”, argumenta ele.
Honda
A Honda possui o modelo nacional TRX 420 Fourtrax, nas versões 4X2 e 4X4, que atendem às necessidades dos diversos perfis de consumidores, seja no uso agropecuário, na indústria, na construção civil, segurança pública/privada ou no lazer, oferecendo como vantagens seu alto desempenho e enorme versatilidade em qualquer tipo de terreno.
Ricardo Enzo Susini, gerente de Vendas da Moto Honda da Amazônia, aponta que na agricultura, o TRX 420 Fourtrax auxilia no transporte de insumos, na inspeção de lavouras, no transporte e apoio a máquinas agrícolas e, acoplado a equipamentos específicos, pode ser aplicado em inúmeras utilizações.
A empresa produz e comercializa quadriciclos no Brasil desde 2001. O primeiro modelo produzido foi o TRX 350 Fourtrax, também nas versões 4X2 e 4X4. Atualmente, a Honda trabalha com duas versões 4X2 e 4X4 ambas com um motor OHV monocilíndrico, arrefecido a liquido, de 420 cm³ com injeção eletrônica, que transmite força, robustez, baixa manutenção e economia. “Este motor, aliado à transmissão semiautomática de 5 marchas + marcha à ré oferece força, elasticidade e facilidade de pilotagem para as atividades do dia a dia no campo. A versão 4X4 conta com o sistema Traxlok que permite a seleção da tração 4X2 ou 4X4. Esta versão é excelente para as tarefas que exigem transportes de cargas e mobilidade, possibilitando ainda o uso em terras irrigadas ou em terrenos acidentados, por onde o tráfego com máquinas maiores ficaria impraticável”, afirma o gerente.
Como um exemplo de utilização do TRX 420 Fourtrax no agronegócio, ele destaca o emprego do utilitário nas lavouras onde as ruas são muito próximas entre si, com espaços onde um trator não consegue trafegar sem danificar a plantação. “Além disso, os pneus utilizados possuem alta capacidade de tração e não danificam o solo, devido à baixa pressão e ao baixo peso do TRX 420 em relação às outras máquinas agrícolas”, lembra Ricardo Enzo, dizendo que toda a rede de concessionárias habilitada para a venda de quadriciclos possui todo o treinamento, ferramental e suporte necessários para realizar serviços pós- venda nestes produtos.
John Deere
A John Deere apresentou, no ano passado, durante a feira de Coopavel (PR), os utilitários Gator TH 6X4 Diesel e o Gator XUV 850D. Os modelos com motores Yanmar aparentemente são iguais, porém, têm finalidades diferentes. O primeiro possui capacidade de 545 kg, tração traseira diesel, de quatro tempos e uma carroceria maior, o que permite um suporte grande de carga. Apesar da potência relativamente baixa, de 21 cv, o veículo é preparado para terrenos mais planos. No entanto, sua utilidade serve para transporte de cargas pequenas, podendo ser usado em outras aplicações.
Já o Gator XUV 850D, tem características de veículo off-road, o que oferece ao consumidor um veículo perfeito para o lazer dos finais de semana. Ele oferece a opção de dois lugares, com um cinto de segurança de três pontas e assim como o modelo anterior, possui uma suspensão independente nas quatros rodas. Ainda tem um motor 4X4, 25 cv, a diesel, e garante uma carga de 454 kg. “É sucesso de vendas, por suas características. Entre dez, nove utilizam como opção um transporte de lazer”, explica José Luiz Nogueira, coordenador de vendas da John Deere. “O modelo é muito popular no exército americano e usado principalmente no transporte de carga”, justifica Nogueira.
MVK Motorcycles (Tecmoto)
A Tecmoto, empresa de tecnologia em motocicletas, detentora das marcas MVK e Regal Raptor, comercializa atualmente cinco modelos de quadriciclos da MVK no Brasil, que contam com motores monocilíndricos, quatro tempos e tração traseira. Para a produção rural a MVK desenvolveu o Big Force. O modelo Big Force II conta com motor de 250 cc e design clássico para a categoria. A gerente de marketing da MVK Motos do Brasil, Olivia Altrichter, explica que o modelo esbanja força e robustez e pode ser utilizado não só para o trabalho, mas também para o lazer, sendo indicado para o transporte e a locomoção em áreas fechadas de condomínios, hotéis, sítios e fazendas, transporte de pequenos volumes e passeios por trilhas ecológicas. O seu sistema de engate ainda permite o reboque de carretas no campo ou em marinas. “Este modelo apresenta características típicas da categoria, uma suspensão mais elaborada, carenagem maior que oferece melhor proteção da lama, bagageiros grandes na frente e na traseira, engate para reboque, guincho elétrico, motor quatro tempos e pneus lameiros especiais . Além disso, o Big Force II tem relação de marcha reduzida e oferece um ótimo torque, tornando-o ideal para rebocar e carregar cargas. O motor refrigerado a água é ideal para o uso agrícola e trajetos travados”, diz Altrichter, reforçando que o utilitário é equipado com motor OHC, monocilíndrico, com duas válvulas por cilindro, quatro tempos e refrigeração líquida.
O veículo tem potência de 20 cv (a 7.000 rpm), com o um eficiente sistema de transmissão semiautomático e a possibilidade de mudar a tração de 4X2 normal para 4X2 reduzida com muita facilidade. Ele conta também com partida elétrica e vem equipado com freios a disco na dianteira e na traseira, utiliza rodas de aro 10 e tem engate e guincho elétrico de fábrica. Seu consumo de combustível chega a 20 km/litro, em média. “Sua boa capacidade de carga e reboque e sua simplicidade de operação, aliada as suas características técnicas, qualificam o Big Force II como um veículo utilitário e uma ótima ferramenta de trabalho”, ressalta a gerente.
New Holland
A New Holland levou a Expointer (RS), o utilitário Rustler TM, disponível no modelo Rustler 120. O veículo, ainda importado pela empresa, chega ao mercado brasileiro oferecendo a opção de dois ou quatro passageiros, suportando uma capacidade de carga de 420 quilos (kg) até 725 kg e com 20 cavalos de potência (cv). Disponíveis nas versões com suspensão dianteira e traseira independente, os utilitários oferecem estabilidade e se adaptam às diversas atuações no campo. “Em uma propriedade os modelos disponíveis servem tanto para o trabalho ‘pesado’ na fazenda, tal como carregamento de fenos, adubos, combustíveis como também para o transporte de pessoas. O Rustler alcança a velocidade de até 40 km/hora, possui atração 4X2 e 4X4 e ainda tem motor estacionário e a diesel ou à gasolina”, descreve João Rebequi, coordenador de marketing dos utilitários da New Holland. “Os chamados ‘mini-utilitários’ têm uma grande demanda de mercado, uma vez que se transformou em uma forma de transporte rápido dentro das propriedades. Eles vão além do serviço do dia a dia”, completa Rebequi.
O Rustler, que vem com o freio a disco nas quatro rodas, combina desempenho robusto e ultra-suave, mesmo em terrenos desnivelados e com lama. O diferencial do veículo também se caracteriza pelo material utilizado na carroceria, ele possui chassis tubolar de alumínio, o que o torna mais leve. O material é o mesmo utilizado em aviões de caça e jatos.
Toda Trilha
Os quadriciclos da Toda Trilha são fabricados na China e montados na empresa, localizada em Curitiba (PR). Os veículos possuem motores quatro tempos a gasolina e variam de 70 a 500 cilindradas, com opções de câmbios automáticos, semiautomáticos e manuais. Para a utilização em fazendas, o gerente da empresa, Fábio Alencar, conta que normalmente os clientes têm escolhido os modelos escolhidos são o 150cc e o 500cc (ambos com câmbio automático), que são muito fáceis de se pilotar, aliando conforto, força e tem uma assistência técnica completa, que vai desde dúvidas até plantão técnico.
Ele conta que como o top de linha o quadriciclo ST-ATV possui 500cc, tração selecionável 4×2, 4×4 e 4×4 blocado. O câmbio é automático, proporcionando muito conforto ao pilotar. Outra vantagem é a suspensão individual nas quatro rodas, item que poucos quadriciclos possuem. Ele é equipado com guincho elétrico para 2500 libras e reboque para carretinhas e arados. É uma máquina realmente superior”, assegura o gerente que vê no Brasil um grande potencial para esse tipo de veículo. “Os produtores rurais começaram a ver a grande vantagem de contar com quadriciclos em suas propriedades, o que já é feito há muitos anos em outros países, tais como Estados Unidos, Canadá, França. Hoje, temos uma procura muito imensa grande por quadriciclos de grande e pequeno porte para todos os tipos de clientes”, finaliza.
Yamaha
Os quadriciclos Grizzly 350, fabricado nos Estados Unidos, e Grizzly 700 (importado do Japão) são os modelos utilitários que a Yamaha oferece ao mercado e que podem ser empregados no campo. O primeiro deles tem como características tração 4X4On Command (acionada mesmo com o veiculo em movimento), capacidade de carga de bagageiro dianteiro: 40 Kg e traseiro de 80 Kg, capacidade de arrasto de 500 Kg, transmissão com câmbio automático Ultramatic (FNR) e partida elétrica e opção manual. Já o Grizzly 700, que também possui tração 4X4 On Command, apresenta capacidade de carga de bagageiro dianteiro de 45 Kg e de 85 Kg de bagageiro traseiro. A capacidade de arrasto é de 550 Kg e a transmissão traz câmbio automático Ultramatic e opção Hi/Low (HLNR). O segundo modelo conta ainda com direção elétrica EPS, painel digital, partida elétrica e opção manual e injeção eletrônica.
“O modelo Grizzly 700 (YFM-700FWAD) é top de linha para o setor do agronegócio devido a sua capacidade de carga, facilidade e conforto na pilotagem”, resume Renato Luiz, do departamento de ATV da Yamaha, que aposta na procura dos empreendimentos rurais por esse tipo de produto. Quando o assunto é mão de obra e assistência técnica, ele aponta que a empresa disponibiliza ao produtor rural uma rede de concessionárias em todas as regiões do Brasil, treinamento específico em quadriciclo aos mecânicos desta rede e estoque de peças. No segmento de quadriciclos, a empresa iniciou a comercialização com a linha esportiva (YFM80R, YFM350R e YFM 660R). Os modelos utilitários iniciaram em 2006 (Grizzly 125, 350 e 660 e Big Bear 250).