Fomos a primeira revista do meio rural a experimentar a mais nova versão intermediária da S10, que agora conta com um visual mais atraente e a comodidade de já vir equipada com os acessórios.
S10 Rodeio é o nome dela. Ano 2011. Trata-se da nova versão intermediária da líder em vendas do segmento de picapes médias da General Motors do Brasil (GM). O veículo traz novidades estéticas, como faixas laterais, com o nome da versão, um exclusivo estribo lateral e rodas de alumínio, aro 16, pintadas em grafite. O lançamento também vem com rack no teto, assim como na versão Executive, a topo de linha, adesivos no capô, em volta do air scoop, e na tampa traseira, com o nome da versão. Para completar, a picape tem as lanternas traseiras com o acabamento fumê e os faróis possuem máscara negra.
O anúncio de lançamento – ou pré-lançamento – foi feito em 10 de agosto, no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), e a equipe da Revista Rural esteve por lá para testar, em condições adversas, a força que essa máquina pode desempenhar no campo.
O modelo tem configuração de cabine dupla e com as opções de motor flex (gasolina ou etanol) e diesel. Em ambas, no test drive em ambientação mais urbana, sobre o asfalto, a condução se mostrou eficiente, sem nenhum problema. Já para a opção off-road, sobre um terreno mais acidentado, a escolha tem de ser pela configuração a diesel, nas versões com tração 4×2 e 4×4, que asseguram que a picape não ficará atolada.
A S10 Rodeio é equipada com motor 2.4 Flexpower. Para se ter uma ideia do desempenho do veículo, a álcool, pode-se chegar a uma potência de 147 cavalos vapor (cv), enquanto que a gasolina, alcança-se 141 cv.
Já na versão a diesel, com motorização 2.8, pode-se desenvolver 140 cv de potência. O motor dispõe de injeção direta de combustível, além de turbo e intercooler, itens que garantem alto desempenho além de economia de combustível.
Acessórios
Ao todo, agora, são dez diferentes configurações para as quatro versões da S10 – Advantage, Colina, Rodeio e Executive. A Rodeio toma o lugar da antiga versão Tornado, sem alteração da faixa de preço, que pode variar de R$ 66 mil a R$ 95 mil, dependendo da configuração da picape. Uma comodidade para o cliente é que o veículo já vem equipado com alguns itens originais de fábrica, e se quiser, ele já sai da concessionária com santantônio, cover do rack (uma cobertura plástica que deixa o visual ainda mais agressivo) e o protetor de caçamba. Ainda há opções como sensor de estacionamento, GPS, geladeira interna, cabide para jaqueta ou paletó e quatro opções de rádio com tocador de CD e MP3.
“Até o final de 2010, a frota de picapes médias do Brasil vai superar um milhão de unidades comercializadas”, estima José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, “e para nós é uma honra e uma alegria saber que a S10, sozinha, responde por quase 40% desta frota em circulação”.
Líder isolada, a S10 registra um acúmulo de vendas, de janeiro a julho deste ano, de 24.797 unidades. De acordo com as análises da GM, isso confere à picape uma participação acumulada de 36,1% no segmento.
Outra notícia para a empresa comemorar também em relação às vendas sobre a S10, foi recorde histórico de comercialização que ocorreu em junho, com a venda de 4.105 unidades.
Mais itens
Todas as versões, tanto a diesel quanto a bi-combustível, trazem de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas das portas e espelhos retrovisores elétricos, coluna de direção regulável em altura, vidro traseiro corrediço, piloto automático, duplo airbag e freio ABS, além do controle deslizante das rodas traseiras (Trac Lock).
Ficha Técnica
CHEVROLET S10 RODEIO 2.4 FLEXPOWER
Resumo
Carroceria/motorização: Picape, cinco passageiros, quatro portas, motorização dianteira, tração traseira;
Construção: Carroceria sobre chassis, aço galvanizado nos painéis exteriores;
Fabricação: São José dos Campos (SP);
Principal competidor: Ford Ranger.
Motor
Modelo: N24XF;
Número de cilindros: Quatro em linha;
Cilindrada (cm³): 2.405;
Diâmetro e Curso (mm): 87,5 x 100,0;
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro;
Injeção combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection);
Taxa de compressão: 11,5:1;
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Gasolina: 141 cv a 5.200 rpm / Etanol: 147 cv a 5.200 rpm;
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 21,9 kgfm (215,0 Nm) a 2.800 rpm (Gas. e Etanol).
Capacidades
Caçamba (litros): 860;
Carga útil (kg): 770;
Tanque de combustível (litros): 80;
Óleo do motor (litros): 5,75 (6,00 com o filtro);
Sistema de refrigeração (litros): 10,1.
CHEVROLET S10 RODEIO 2.8 TURBODIESEL
Resumo
Carroceria/motorização: Picape, cinco passageiros, quatro portas, motorização dianteira, tração traseira e/ou integral;
Construção: Carroceria sobre chassis, aço galvanizado nos painéis exteriores;
Fabricação: São José dos Campos (SP);
Principais competidores: Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier.
Motor
Modelo: Y28DTC – MWM;
Disposição: Longitudinal;
Número de cilindros: Quatro em linha;
Cilindrada (cm³): 2.799;
Diâmetro e Curso (mm): 93,0 x 103,0;
Válvulas: SOHC, três válvulas por cilindro;
Injeção combustível: Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica;
Taxa de compressão: 17,8:1;
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 140 cv a 3.500 rpm;
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 34,7 kgfm (340,0 Nm) a 1.800 – 2.400 rpm.
Capacidades
Caçamba (litros): 860;
Carga útil (kg): 1.065;
Óleo do motor (litros): 7,5 (8,5 com o filtro);
Sistema de refrigeração (litros): 10,0.