As inscrições para a 7ª edição do Concurso NossoCafé estão abertas até o dia 29 de setembro. A competição promovida pela Yara, empresa líder mundial em nutrição de plantas, já se tornou tradicional entre os produtores de café e tem o objetivo de estimular a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura.
Em 2023, as novidades estão relacionadas à premiação. Os primeiros e segundos lugares em ambas as categorias, “Café Cereja Descascado” e “Café Natural”, poderão escolher entre dois prêmios. Para os vencedores, viagem à Colômbia para conhecer a propriedade do ganhador do Yara Champion, versão colombiana do NossoCafé, ou uma consultoria técnica no valor de R$ 10 mil. Os segundos colocados têm a opção de viagem para resort de R$ 8 mil ou consultoria técnica no mesmo valor. Já os terceiros, ganham viagem para resort no valor de R$ 6 mil.
“Os produtores estão no centro da nossa estratégia. Eles são parte fundamental do nosso propósito de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza”, diz Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil. “Ao reconhecer as melhores práticas com uso dos nossos produtos, a Yara proporciona não só qualidade e produtividade aos cafezais, mas também colabora para que o agricultor adote soluções agrícolas com menor impacto ambiental, sobretudo nas emissões de carbono”.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Por ano, são aproximadamente três milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Somente em 2022, o país foi responsável por cerca de 33% da produção mundial e as exportações do grão alcançaram US$ 5,1 bilhões.
NossoCafé
O Concurso NossoCafé tem abrangência nacional, está aberto a todas as propriedades cafeeiras que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé da Yara (YaraMila ou YaraRega; YaraLiva ou YaraTera CALCINIT e YaraVita) na safra 2022 e está dividido em duas etapas.
A primeira, consiste na inscrição pelo site, quando o produtor seleciona a categoria para se inscrever, seguido do envio do café para análise. As amostras são classificadas de acordo com protocolos e avaliação da BSCA-Brazilian Specialty Coffee Association, que considera uma série de atributos, como aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio. Os selecionados para a segunda fase deverão apresentar, de 17 a 25 de outubro, uma nova amostra, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da BSCA.
A lista com os vencedores será anunciada em 9 de novembro, durante a SIC 2023 – Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte – MG. Além da premiação, a fazenda ganhadora poderá estampar as embalagens dos produtos NossoCafé, com distribuição global, e terá o lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado.
Os 5 finalistas de cada categoria serão convidados para participar presencialmente da SIC com todas as despesas pagas pela Yara. A empresa promove ainda a conexão entre os produtores e os interessados em comprar os cafés finalistas durante a chamada Mesa de Negócios.
Foto: Divulgação