Por Alex Oshika* – A tecnologia na agricultura está trazendo bons frutos. Os avanços de soluções inovadoras no setor têm atraído a atenção de todo o mercado e é por isso que não há como negar que o Agro vem se tornando cada vez mais tech.
Nosso país é um dos mais proeminentes exportadores de commodities agrícolas do mundo, o Relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC), publicado em abril de 2022, lista o Brasil na 25ª posição dentre os maiores exportadores mundiais, somando US$ 281 bilhões no último ano. Dentro do campo do Agro, só a soja cresceu 35,5% em 2021. Nos primeiros meses de 2022 – de janeiro a abril -, a balança comercial do agronegócio brasileiro registrou superávit de US$ 43,7 bilhões, mesmo em um cenário mundial com desafios políticos e econômicos.
Um ponto a ser considerado como inovação dentro deste ambiente é a inserção de tecnologia no campo. O que há um tempo poderia parecer muito distante do cenário brasileiro, hoje já pode ser considerado uma realidade. De acordo com a pesquisa “Agricultura Digital no Brasil: Tendências, Desafios e Oportunidades”, realizada pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2020, mais de 84% dos agricultores utilizam, pelo menos, uma ferramenta digital em seu processo produtivo.
No entanto, a mesma pesquisa aponta que, embora tenha diversos recursos disponíveis, a maioria dos agricultores utiliza aplicações simples, como internet para obtenção de informações e as redes sociais para a divulgação de produtos. Existem diferentes softwares que já estão disponíveis no mercado e podem trazer benefícios para o agropecuarista, dando suporte para que ele lide com os diversos aspectos do negócio, como soluções que viabilizam o planejamento de safras, fazem gestão e controle de custos, além daquelas que monitoramento as operações na lavoura e a manutenção de maquinário.
As aplicações avançadas de tecnologia, ainda que em expansão, possuem um caminho a ser percorrido para alcançar o nível de maturidade que esse setor merece. O segredo está em conhecer parceiros estratégicos que possam ajudar nesse processo e que tragam soluções que estejam de acordo com a necessidade de cada produtor rural.
Há muitas oportunidades tecnológicas para o Agro
Há soluções que vão proporcionar um planejamento detalhado sobre colheita, orçamentos e possíveis melhorias para serem realizadas na área rural. Dados sobre o plantio, os principais parceiros, áreas de negócios, entre outros, fazem com que essas tecnologias se tornem uma verdadeira “mão na roda” para tomadas de decisões, como no momento de analisar preços e escolher a melhor hora de vender uma safra.
A tecnologia na área rural já é uma realidade e veremos um avanço cada vez maior nesse cenário. Observaremos produtores usando soluções mais simples para o dia a dia, mas terão aqueles que vão optar por tecnologias mais robustas, com softwares que oferecem diversos recursos e vantagens, como análise de dados, automatizações e inteligência artificial.
Sendo assim, vemos o setor caminhando para um lugar promissor e não faltarão inovações tecnológicas e parceiros que ajudarão os produtores rurais a alcançarem um lugar de destaque no mercado. O agronegócio chegou a um patamar nunca antes conquistado e vem colhendo seus frutos. Para os próximos anos, a terra continuará boa.
(*) Alex Oshika é Business Unit Director da Iteris