A JBS encerrou o terceiro trimestre de 2022 com receita líquida recorde de R$ 98,9 bilhões. A empresa encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 4 bilhões, em linha com o apurado no 2T22.
“O desempenho foi possível graças à contínua força e resiliência da nossa plataforma multiproteína globalmente diversificada, o que tem atenuado os ciclos naturais em nossos negócios e mantido uma saudável geração de caixa, permitindo que a empresa reinvista no seu crescimento e gere retorno aos acionistas no curto prazo”, destaca Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
Nos nove primeiros meses do ano, o faturamento global da Companhia chegou a R$ 281,9 bilhões. Essa resiliência se mostra mesmo diante de um cenário globalmente desafiador, com redução de demanda em importantes regiões como consequência da menor renda disponível, impactada pela alta da inflação.
“Os nossos negócios de aves no Brasil e EUA superaram as expectativas com forte crescimento das exportações para a Ásia e o Oriente Médio, com ênfase na conveniência e no fortalecimento do relacionamento com os principais clientes em cada mercado. À medida que o negócio bovino dos EUA caminha para a normalização da margem, acreditamos num fortalecimento do segmento nos mercados brasileiro e australiano”, afirma Tomazoni.
Variação no protagonismo entre os negócios
A Pilgrim’s Pride continuou apresentando índice relevante de crescimento, com receita líquida de R$ 23,4 bilhões no terceiro trimestre de 2022, especialmente puxada pelo incremento da demanda do varejo norte-americano por produtos de valor agregado e por pratos prontos de entrega rápida. A margem do negócio no período chegou a 12,6%.
Na Seara, a margem chegou a 15,1%, amparada pela força do mercado externo, que levou a empresa a se consolidar como maior exportadora de aves do Brasil no acumulado do ano e do trimestre. Destaque para o forte crescimento do segmento de aves no período, com expansão de 12,5% nos volumes, na comparação anual. No Brasil, de acordo com a Kantar, a marca Seara apresentou recorde de penetração de domicílios, enquanto a repetição de compra segue crescendo. Assim, no terceiro trimestre de 2022, a empresa registrou receita líquida de R$ 11,8 bilhões, crescimento de 10,2% na comparação trimestral.
A JBS Brasil, que reúne os negócios de bovinos no país, chegou a R$ 16,2 bilhões em receita líquida, crescimento de 15,1% na comparação com a receita obtida no segundo trimestre de 2022, apurando uma margem de 5,1% Essa evolução se dá pela melhora das condições gerais do negócio no País, com maior disponibilidade de matéria-prima e o resultado das ações para fidelização de clientes-chave para o negócio, especialmente por meio do programa Friboi+, que cresceu 42% em volume comercializado no trimestre.
Na JBS Austrália, houve evolução de 6% na receita líquida na comparação com o segundo trimestre, para R$ 8,7 bilhões, com margem EBITDA de 5,6%. A disponibilidade de gado começa a apresentar sinais de melhora e a tendência é que a virada do ciclo ocorra em 2023. Além disso, a Huon Aquaculture vem performando acima das expectativas para o negócio, com margens consistentes, na casa dos dois dígitos, e amplo espaço para crescimento por meio do know-how da JBS no varejo da região.
Foto: Adobe Stock