Com um núcleo focado nas inovações e pesquisa no agronegócio, a FIA Business School participa do 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agro, o maior evento de mulheres do setor, da América Latina, que acontecerá dias 26 e 27 de outubro no Transamérica Expo Center, com o tema “Coordenação das cadeias produtivas no agronegócio, a década decisiva“.
O painel “Mulheres líderes do agro com Alma“, abordará a transformação das mulheres por meio da Academia de Liderança de Mulheres dos Agronegócios – ALMA, uma iniciativa Corteva em parceria coma a ABAG e a FIA Business School. As convidadas para debater o tema são: Camila Mourad, professora do Pensa/FIA Business School, Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG e Rosemeire dos Santos, gerente de Relações Governamentais da Corteva.
O painel apresentará depoimentos de participantes e a partir deles serão discutidos eixos do programa, quais sejam: Gestão e Inovação, Protagonismo e Liderança, Sustentabilidade e ESG, como também Sucessão Familiar.
Como parte das atividades do programa estava o desenvolvimento de projetos de engajamento em grupos sob a orientação dos professores da FIA Business School. Ao todo são 14 projetos já implementados e que continuarão após o final desta edição do programa. A motivação para os projetos foi a busca de soluções para problemas vivenciados no dia a dia da atividade produtiva, que, além de apresentarem resultados práticos, são um exercício para a liderança. Entre os projetos desenvolvidos será citado por exemplo o Agro Real, que tem como objetivo aproximar o campo da cidade por meio de informação sobre aspectos reais da produção rural.
O objetivo da Academia de Liderança de Mulheres dos Agronegócios é levar conhecimento, gerar valor às participantes, como também, apoiar e motivar o desenvolvimento de lideranças femininas no agronegócio. Hoje as mulheres no agronegócio representam 19% das propriedades, apesar de ainda ser um percentual baixo, houve um crescimento de 35% entre o censo agropecuário de 2006 e o de 2017.
A FIA Business School por meio do PENSA – Centro de Conhecimentos em Agronegócios atua ativamente nesse mercado com cursos, pesquisas, estudos, cases e consultoria. Atualmente o PIB do agronegócio (que envolve não apenas a produção rural, mas também o setor de insumos, agroindústria e distribuição) representa 25,5% do PIB brasileiro.
Foto: Divulgação