Comprometida em promover a transformação do setor por meio da digitalização, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia sua entrada na ConectarAgro, uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. O ingresso está em linha com as últimas movimentações da empresa, que lançou neste ano suas plataformas digitais para comercialização online de soluções nutricionais e a aquisição de parte da Orbia.
“Ampliar a conectividade no campo é fundamental para acelerar a transformação do setor e, consequentemente, para a promoção de melhorias sociais que somente a inclusão digital possibilita. Por isso, investimos cada vez mais em inovação aberta e ferramentas digitais inovadoras e eficientes em termos de recursos para que os agricultores possam produzir mais, otimizando os recursos que já têm e assim, cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza com escolhas inteligentes e de baixo carbono”, comenta Chantal Ghannam, diretora de Soluções Digitais da Yara Brasil.
Formada por grandes empresas do agronegócio e da área de tecnologia, a associação ConectarAGRO tem como missão ampliar a conectividade nas áreas remotas e transformar a eficiência do agronegócio, promovendo a inclusão digital para quem vive no campo. “Um dos grandes diferenciais da Associação ConectarAGRO é a diversidade das empresas associadas, numa iniciativa inédita de cooperação com o mesmo objetivo: conectar máquinas, coisas e pessoas. Novos integrantes, como a Yara, poderão contribuir positivamente para a conectividade e outras soluções importantes que irão compor o ecossistema no meio rural, trazendo novas alternativas para aumentar eficiência, produtividade, controle de custos e a melhoria contínua da operação”, afirma Gregory Riordan, presidente da Associação ConectarAGRO.
Até 2021, a Associação já possibilitou a conexão de mais de 600 mil pessoas no campo, em mais de 220 cidades em oito estados do Brasil e mais de 25 mil quilômetros de rodovias e estradas, o equivalente a mais de seis milhões de hectares conectados.
Estratégia de digitalização da Yara
A Yara está focada em se firmar como a principal parceira de agricultores e cadeia de produção de alimentos de forma sustentável por meio de iniciativas com base na digitalização. A empresa anunciou neste ano o objetivo de, até 2025, alcançar 25% do total das vendas de produtos no Brasil por meio das plataformas digitais.
Recentemente, a companhia passou a comercializar seus insumos online por meio de duas plataformas digitais, o E-commerce e o marketplace Orbia. O objetivo é colaborar para a experiência do cliente, com novas formas de acesso às soluções nutricionais da empresa e proporcionar mais visibilidade e alcance aos canais parceiros, cooperativas e revendas. Em ambos os canais online, o consumidor pode selecionar o produto que deseja, de forma autônoma e contar com suporte e assistência da Yara.
Além disso, a Yara lançou em março o Boa Colheita Produtores Rurais, seu programa de relacionamento com clientes. O Programa disponibiliza aos clientes pontos que podem ser trocados por serviços e soluções na plataforma de marketplace da Orbia. Para participar, basta realizar a compra de qualquer insumo da marca em um dos canais de vendas físico ou online e cadastrar a nota fiscal no Programa Boa Colheita Produtores Rurais pelo site Orbia.
Foto: Divulgação Yara / In Press Porter Novelli