O metano tem um potencial de aquecimento global 28 vezes maior que o dióxido de carbono, razão pela qual a redução das emissões de metano foi identificada na COP26 como um dos meios mais significativos de curto prazo para combater as mudanças climáticas. Mais de 100 governos se comprometeram a reduzir as emissões de metano em 30% até 2030, como parte do Global Methane Pledge, lançado pela UE e pelos EUA.
O Bovaer® contribuirá para a ecologização da agricultura da UE e para os objetivos da Estratégia Farm to Fork. Conforme declarado na confirmação de aprovação da Comissão Europeia, o inovador aditivo para ração é seguro para uso sem afetar a qualidade dos produtos lácteos e é o primeiro de seu tipo disponível na UE que pode reduzir as emissões de metano. A Comissária responsável por Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, afirmou no comunicado de imprensa da UE: “A inovação é fundamental para uma transição bem-sucedida para um sistema alimentar mais sustentável. Pode tornar a produção de alimentos mais sustentável. A UE continua a servir de exemplo para garantir a segurança alimentar, ao mesmo tempo que se adapta às novas tecnologias que podem tornar a produção alimentar mais sustentável. Cortar as emissões de metano relacionadas à agricultura é fundamental em nossa luta contra as mudanças climáticas e a aprovação de hoje é um exemplo eloquente do que podemos alcançar por meio de novas inovações agrícolas”.
A indústria de laticínios tem um papel importante a desempenhar, pois o metano entérico das vacas leiteiras é responsável por até 60% das emissões globais de gases de efeito estufa da produção de leite. O aditivo para ração de ruminantes da DSM, Bovaer®, reduz consistentemente essas emissões de metano em cerca de 30%. A autorização de mercado da UE representa, portanto, um passo revolucionário em direção a uma produção de leite mais sustentável, dando aos produtores, empresas de laticínios e varejistas um produto confiável e seguro com eficácia comprovada que reduzirá substancialmente a pegada de carbono dos laticínios. E, em última análise, ele permite que o consumidor compre laticínios sustentáveis.
O Bovaer® é o resultado de uma década de pesquisa científica, incluindo mais de 50 estudos revisados por pares publicados em revistas científicas independentes e 48 testes em fazendas, em 14 países e 4 continentes. A DSM firmou parcerias com várias grandes empresas de laticínios para se preparar para a implementação do Bovaer® em grande escala. Essas preparações contribuirão para a incorporação tranquila do Bovaer® nas práticas agrícolas existentes e garantirão que seu impacto seja sentido o mais rápido possível. A DSM também já iniciou os trabalhos de engenharia para uma fábrica de Bovaer® em grande escala na unidade de fabricação da DSM em Dalry, na Escócia.
Geraldine Matchett, Co-CEO da DSM, comentou: “O Bovaer® tem o poder de revolucionar verdadeiramente a indústria global de laticínios. Estamos extremamente orgulhosos de que, após uma década de pesquisa, testes e colaboração na cadeia de valor, seu potencial tenha sido reconhecido com essa aprovação histórica no mercado.”
Dimitri de Vreeze, Co-CEO da DSM, acrescentou: “É preciso agir rápido quando se trata de combater as mudanças climáticas, e o Bovaer® é cientificamente comprovado como uma solução eficaz para o imenso desafio das emissões de metano na pecuária. Estamos ansiosos para introduzir o Bovaer® no mercado europeu, onde sabemos que produtores e empresas de laticínios compartilham nosso anseio para agir. Esta solução nos permite trabalhar juntos para oferecer aos consumidores produtos lácteos com um impacto climático bastante reduzido.”
A DSM lançou uma série de compromissos quantificáveis destinados a enfrentar desafios sociais e ambientais urgentes relacionados à forma como o mundo produz e consome alimentos. Os Food System Commitments(Compromissos do Sistema Alimentar) da DSM incluem uma redução de dois dígitos nas emissões de gado nas fazendas até 2030. A introdução do Bovaer® no mercado é um passo importante para cumprir esse compromisso, bem como a iniciativa estratégica do grupo de negócios Nutrição e Saúde Animal da DSM, We Make It Possible, com a missão de liderar uma transformação mundial robusta e exequível na produção sustentável de proteína animal.
Foto: Divulgação DSM / InPress Porter Novelli